Hackers infantis, Baby Shark e vídeos ASMR: as tendências online do último ano
Um estudo da Kaspersky Safe Kids revelou os principais interesses online das crianças entre maio de 2022 e abril de 2023, sendo o ‘Baby Shark’ a canção mais pesquisada no YouTube. Além disso, a Kaspersky revelou recentemente a última temporada da série de documentários 'hacker:HUNTER', a primeira a abordar o problema do cibercrime. Esta nova edição centra-se nas histórias de crianças para quem o hacking se tornou o seu jogo favorito.
As crianças têm acesso a dispositivos desde muito novas e começam a navegar no ciberespaço cada vez mais cedo. Aqui, podem explorar o mundo, fazer amigos, brincar e aprender. Por isso, a Kaspersky examinou as pesquisas online das crianças para perceber o que mais lhes interessou no último ano. A nova análise baseia-se em dados anónimos - consultas de pesquisa, aplicações Android mais populares e categorias de sites - fornecidos voluntariamente pelos utilizadores do Kaspersky Safe Kids.
Entre maio de 2022 a abril de 2023, as aplicações mais populares no Android foram o YouTube (33%), o TikTok (18%) e o WhatsApp (18%). O Roblox ficou em quarto lugar (7%). No Windows, as aplicações mais populares foram o Google Chrome (46%), o Microsoft Edge (13%) e a aplicação de comunicação preferida das crianças, o Discord (10%).
Globalmente, no que respeita ao YouTube, as crianças pesquisaram mais frequentemente canais e bloggers especializados em conteúdos de entretenimento, desafios ou canais de lifestyle (19%). Seguiram-se, em termos de popularidade, os desenhos animados, programas de televisão e anime (17%). Em terceiro lugar, surgem os artistas musicais (15,7%). Os bloggers de jogos representam 15,5% das pesquisas e os conteúdos de jogos 10%. MrBeast e SSSniperWolf foram os bloggers e os canais mais populares.
Os desenhos animados (46%) mais procurados pelas crianças foram Miraculous: Tales of Ladybug & Cat Noir season 5 e MSA previously. My Story Animated. Chainsaw Man, Demon Slayer e One Piece lideraram o número de pesquisas sobre anime (16%). Os filmes mais populares entre as crianças foram o Super Mario Bros. Movie, Black Panther: Wakanda Forever e o Rock Dog 3: Battle the Beat.
Baby Shark foi a canção mais popular entre os mais pequenos. Em termos de preferências musicais, os grupos de KPop BLACKPINK e BTS, o género rap e o artista porto-riquenho Bad Bunny lideraram as pesquisas.
Aphmau, Dream e Technoblade foram os bloggers de jogos mais populares, enquanto os jogos preferidos das crianças, para além de Roblox e Minecraft, foram Brawl Stars, Fortnite, Genshin Impact e Stumble Guys.
No que respeita aos memes, no ano passado, "beluga", "skibidi bop", "gigachad" e "countryhumans" foram os mais populares entre as crianças. Os vídeos ASMR também atraíram muito interesse, sendo os vídeos de comida e de maquilhagem os mais procurados.
Hacking, o jogo favorito para algumas crianças
Para além destes dados, a Kaspersky revelou recentemente a última temporada da série de documentários ‘hacker:HUNTER’, a primeira a abordar o problema do cibercrime. Esta nova ediçãocentra-se nas histórias de crianças para quem o hacking se tornou o seu jogo favorito.
Ao longo de quatro capítulos, é descrito o percurso das crianças no mundo da pirataria informática, bem como as ferramentas que a indústria do cibercrime oferece àqueles que não possuem conhecimentos avançados de programação. Também se descreve a forma como o sistema de justiça penal lida com os jovens delinquentes e se existe alguma recuperação real para estes jovens cibercriminosos. Todos os episódios serão publicados no Tomorrow Unlocked, o canal do YouTube da Kaspersky dedicado à cultura tecnológica.
Para garantir que as crianças têm uma experiência online positiva, a Kaspersky recomenda que os pais:
· Participem nas atividades online dos seus filhos desde cedo, para que estes as vejam como normais e possam ser orientados nas práticas de segurança online.
· Considerem descarregar aplicações de controlo parental e discuti-las com as crianças para explicar como funcionam e porque são necessárias para as manter seguras online.
· Torne as conversas sobre cibersegurança mais agradáveis e interessantes, debatendo o tema com a criança através de jogos e outros formatos divertidos.
· Passe mais tempo a falar com as crianças sobre medidas de segurança na Internet e tente prestar atenção aos seus próprios hábitos. Por exemplo, a utilização de um telemóvel à hora das refeições pode levar as crianças a imitarem esses hábitos.
· Peça ao seu filho para não aceitar definições de privacidade por si próprio e para pedir ajuda a um adulto.
Post A Comment:
0 comments: