Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Identifique e proteja-se contra as vulnerabilidades dos Endpoints

Identifique e proteja-se contra as vulnerabilidades dos Endpoints
Share it:
Identifique e proteja-se contra as vulnerabilidades dos Endpoints

- 57% dos ataques de ransomware tiram partido de vulnerabilidades não corrigidas. Está protegido?
Segundo a Check Point Software, líder mundial de soluções de cibersegurança, as vulnerabilidades dos endpoints representam uma falha de um sistema operativo ou aplicação, através do qual os atacantes podem obter diretamente acesso não autorizado a sistemas e redes. Uma vez concedido o acesso, o atacante pode aproveitar as autorizações e os privilégios para se deslocar e comprometer os ativos. Isto acontece mais regularmente do que gostaríamos de imaginar - a DarkReading informou que a maioria dos ataques de ransomware em 2022 explorou vulnerabilidades antigas.

Este é também um problema crescente. Por um lado, o número de vulnerabilidades está a aumentar constantemente, os detalhes do CVE mostram um aumento de 65% em novas vulnerabilidades só nos últimos 5 anos (2018-2022). E, por outro lado, os atacantes tornaram-se hábeis em capitalizar rapidamente as vulnerabilidades recém-descobertas. O Relatório do Índice de Ransomware Q2-Q3 2022, revelou que o aumento da sofisticação dos grupos de ransomware resultou na exploração de vulnerabilidades no mesmo dia em que foram adicionadas à Base de Dados Nacional de Vulnerabilidades (NVD). Isto significa que cada vulnerabilidade tem o potencial de causar danos enormes à sua organização.

A solução é manter uma vedação "sem buracos", gerindo a postura dos seus endpoints.

O que é a Gestão de Postura de Endpoint?


A gestão da postura é o processo de avaliação e monitorização da postura de segurança dos endpoints, como portáteis, computadores fixos e servidores. Envolve a avaliação da configuração de segurança e da conformidade destes endpoints, incluindo o sistema operativo, as aplicações de software e as definições de rede. Esta informação é utilizada para identificar vulnerabilidades e potenciais ameaças ao endpoint e para tomar as medidas adequadas para mitigar os riscos.

A gestão da postura dos endpoints é essencial para manter a segurança dos ativos digitais de uma organização. Ao monitorizar a postura de segurança dos endpoints, pode identificar vulnerabilidades e configurações incorretas que podem deixar a sua organização aberta a ataques. Ao identificar e resolver estas vulnerabilidades, as organizações podem reduzir o risco de uma violação de dados ou outro incidente de segurança.

Vulnerabilidades dos endpoints - Desafios de gestão

No entanto, por mais simples que isto pareça, gerir todas as vulnerabilidades dos endpoints e manter a postura de segurança dos endpoints de uma organização é uma tarefa extremamente desafiante. Abaixo listamos os três principais desafios que as organizações encontram quando tentam gerir quaisquer vulnerabilidades em todos os endpoints:

· Não é possível ver todas as vulnerabilidades da sua organização.

O número e a variedade de dispositivos de endpoints e sistemas operativos, combinados com a presença de BYOD, tornam incrivelmente complicado obter uma visibilidade total do seu estado. As equipas de segurança e de IT debatem-se frequentemente com o mapeamento de vulnerabilidades para atualizações de software, atrasos na aplicação de patches, processos fragmentados, diversas plataformas tecnológicas e equipas desarticuladas, bem como com o nível de risco que as compõe.

· Não sabe o que deve corrigir primeiro

Mesmo que todas as vulnerabilidades tenham sido detetadas e mapeadas, é extremamente difícil determinar o nível de risco que elas compõem e quais delas devem ser tratadas com urgência e quais devem ser ignoradas.

A correção é difícil.

Por estas razões, a correção das vulnerabilidades é uma tarefa complexa. A investigação mostra que são necessários, em média, 97 dias para aplicar, testar e implementar uma correção.

Muitas equipas de segurança e IT apenas corrigem novas vulnerabilidades ou vulnerabilidades que fazem parte da Base de Dados Nacional de Vulnerabilidades (NVD). Esta situação pode conduzir a lacunas na segurança da empresa que permitem aos agentes de ameaças causar estragos.

Para manter a gestão da postura de segurança dos endpoints numa organização, é necessária uma solução que possa lidar com estes desafios. Tem de ser capaz de fornecer visibilidade total de todas as vulnerabilidades em todos os endpoints da organização, de mapear e avaliar o nível de risco de cada vulnerabilidade e de fornecer uma solução inteligente e automatizada para as corrigir.

Gestão da Postura dos Endpoints com o Harmony Endpoint

A solução Endpoint líder de mercado da Check Point oferece agora uma nova e única funcionalidade de gestão da postura de segurança dos endpoints através da integração com a Ivanti, que descobre, gere, protege e presta serviços aos ativos de IT, permitindo aos utilizadores detetar rapidamente vulnerabilidades e remediar essas fraquezas, em toda a empresa, com um único clique.

O Harmony Endpoint fornece agora um processo automatizado inteligente que reduz a superfície de ataque e melhora a eficiência da operação:

· Analisa todos os seus endpoints automaticamente com pouco ou nenhum impacto no desempenho

· Fornece visibilidade total do estado de todos os dispositivos da organização e das classificações de risco, poupando o precioso tempo das equipas de IT e de segurança

· Corrige automaticamente as vulnerabilidades e ativa as políticas de segurança para garantir uma rotina de trabalho segura e sem interrupções.

A gestão da postura dos endpoints é um componente crítico da segurança dos endepoints. Ele ajuda as organizações a identificar vulnerabilidades e ameaças potenciais aos seus endpoints, manter a conformidade com os regulamentos e padrões do setor e garantir uma postura de segurança consistente em todos os endpoints. Ao implementar o Harmony Endpoint posture management, reduzirá o risco de uma violação de dados ou outro incidente de segurança e protegerá os ativos digitais da sua organização.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: