LISBOA TORNA-SE NA SEGUNDA CIDADE EUROPEIA A TER UM SISTEMA COMPLETO DE DADOS ABERTOS DE ACESSIBILIDADE DA REDE E DE ESTAÇÕES DE METRO
Trabalho da startup italiana Willeasy, um dos vencedores da open call VoxPop (projeto promovido pelo município de Lisboa e cofinanciado pela Comissão Europeia e pela UIA ) permitiu criar um ecossistema de acessibilidade disponível a qualquer pessoa, empresa ou instituição para criar uma lisboa mais inclusiva
Além dos dados abertos completos e detalhados sobre a estações de metro em termos de acessibilidades a Willeasy desenvolveu também rotas turísticas inclusivas e um motor de pesquisa com hotéis, restaurantes, museus de Lisboa com detalhes sobre acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação. Qualquer pessoa ou empresa ou instituição pode participar e propor acrescentar gratuitamente novos espaços ao motor de pesquisa.
Passou a estar disponível, desde hoje, e de forma universal e gratuita o sistema de dados abertos sobre acessibilidade da rede e estações do metropolitano de Lisboa tornando Lisboa na segunda cidade europeia – a seguir a Londres – a dispor deste tipo informação. Toda esta informação foi recolhida, compilada e disponibilizada pela startup italiana Willeasy, uma das vencedoras da open call VoxPop (projeto promovido pelo município de Lisboa e cofinanciado pela Comissão Europeia e pela UIA ) O projeto VoxPop visa identificar e implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento de uma mobilidade urbana acessível e inclusiva na cidade de Lisboa.
Este sistema de dados abertos inclui informação detalhada sobre cada uma das estações de metro, incluindo dados sobre número de plataformas, de entradas e saídas, de lances de escadas, escadas rolantes ou elevadores e respetivas direções, dimensão do desnível entre a carruagem e a plataforma, a existência de cadeiras elevatórias na estações, entre outros dados.
Graças a este tipo de informação referente à acessibilidade, diferentes tipos de entidades (públicas e privadas, empresas que gerem o sistema de transporte, operadoras turísticas, agências de viagens, programadores de aplicações que envolvam mobilidade) poderão desenvolver e implementar soluções com base nesses dados, proporcionando serviços e soluções de mobilidade para quem tem necessidades específicas de acessibilidade (pessoas com deficiência, famílias com crianças pequenas, mulheres grávidas, etc.) quer para turismo ou para a vida quotidiana.
“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com o trabalho realizado pela nossa equipa e pelo que deixamos à cidade de Lisboa. Acreditamos que isto é só o início pois depois do metropolitano o nosso objetivo passa por alargar este trabalho a outros sistemas de transportes de Lisboa e, quem sabe, alargar este trabalho a outras cidades portuguesa. O mérito deste trabalho está já patente no interesse já demonstrado por aplicações de mobilidades a quererem integrar estes dados nas suas aplicações” explica William Del Negro, CEO – Presidente da Willeasy. “Em relação aos transportes públicos, acredito que seguir o exemplo de uma cidade como Londres, que há cerca de 10 anos atrás começou a investir em dados abertos, incluindo também os de acessibilidade dos transportes públicos, é uma maneira de apresentar ao mundo uma Lisboa atualizada: uma Lisboa inclusiva que pensa nos seus cidadãos e visitantes, sem medo de mostrar também os seus pontos fracos que são oportunidades de melhoria.” acrescenta
“Willeasy, uma plataforma que disponibiliza dados objetivos sobre acessibilidade de locais e espaços para viajantes e empresas, e a Landng Inc., uma plataforma online com tecnologia de IA que personaliza inspiração de viagem e recomendações dos criadores que os viajantes podem personalizar com os amigos fizeram uma parceria para a partilha de itinerários acessíveis para a cidade de Lisboa. Após o lançamento da plataforma da Landng neste verão de 2023, Willeasy e Landng Inc. irão partilhar itinerários acessíveis com as suas respetivas comunidades” diz Devon Keakulina DeAngelo CEO & Co-founder, Landng Inc.
“É sempre importante partilhar informação sobre acessibilidade ao público e estou muito contente que o projeto VoxPop tenha tido esta oportunidade em Lisboa! O vosso trabalho veio trazer mais recursos e mais categorias de informação (por exemplo: transporte) que podemos agora partilhar complementando a informação de acessibilidade disponível no nosso website TUR4all. Continuem o bom trabalho!” acrescenta Sara Duarte da Acessible Portugal.
Motor de pesquisa com hoteis, restaurantes e museus
A partir de hoje, a Willeasy passou também a disponibilizar em Portugal um motor de pesquisa onde qualquer pessoas pode procurar se um restaurante, uma loja, um hotel, um museu é ou não adequado para si e se responde à limitação desse utilizador.
O utilizador pode usar filtros durante a pesquisa, especificando seus requisitos e o motor de pesquisa encontra os estabelecimentos mapeados que melhor respondem a esses requisitos. Os filtros podem incluir critérios como altura, restrições alimentares, mobilidade, animais de estimação, deficiências cognitivas, ter a companhia de filhos pequenos, etc.
Nesta fase de lançamento, estão disponíveis cerca de 35 hotéis, 80 restaurantes e 30 museus de Lisboa e o objetivo é ir acrescentando novos espaços e novas categorias ao motor de pesquisa. Na semana passada, mais de 10 alojamentos e 26 bares e restaurantes concluiram o seu registo “Torne-se num Willer”. Ao longo do tempo, a Willeasy irá acrescentar novos espaços mas qualquer negócio pode, ele próprio, estar presente gratuitamente no motor de pesquisa.
Estabelecimentos que assim o pretendam podem disponibilizar dados relacionados com acessibilidade (física, alimentar, sensorial, etc.) de modo a que possam ser encontrados por aqueles que procuram um espaço que responda às suas necessidades. Para os estabelecimentos, isso traduz-se num call to action através de um formulário disponível em willeasy.net Este formulário permite uma rápida análise inicial do estabelecimento e da sua acessibilidade.
“Desde 2018, venho a Lisboa pelo menos uma vez por ano e sempre encontrei grandes dificuldades, para além da perda de tempo, ao procurar um hotel ou apartamento que pudesse atender às minhas necessidades, já que sou uma pessoa de baixa estatura com capacidades motoras reduzidas. Apesar de precisar de poucas informações para saber se um alojamento é adequado ou não às minhas necessidades (por exemplo, a existência de escadas e o número de degraus, o andar do quarto e a existência de elevador, a altura das torneiras nas casas de banho e a existência de banheira ou de chuveiro, saber se os elevadores e/ou escadas rolantes na estação de metro mais próxima funcionam), tive muitas dificuldades em encontrar o que procurava. Graças a essa minha experiência pessoal, juntamente com a minha equipa, decidi participar desta Open Call promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.” explica William Del Nero
Modelo de crowdsourcing I Am a Willer
Outro dos elementos distintivos e inclusivos deste projeto é que ele está assente num modelo de crowdsourcing e onde qualquer pessoa pode participar e ajudar a sua cidade a ser mais inclusiva. Ou seja, qualquer pessoa pode ser um Willer.
Através da aplicação I Am a Willer uma pessoa pode participar e assinalar com um simples clique que um elevador ou um escada rolante de uma estação de metro não está a funcionar ou por exemplo recolher informação sobre acessibilidades de bares, restaurantes ou hóteis. De uma forma simples e intuitiva poderá classificar espaços em termos de espaços interiores ou externos de acordo com diferentes tipos de necessidades (pessoas mais baixas, em cadeiras de rodas, com limitações visuais, etc).
De uma forma global o projecto da Willeasy visa repensar os espaços em prol da acessibilidade e da inclusão, encontrando soluções inovadoras que tornem Lisboa cada vez mais inclusiva. Por outro lado, permitir que todas as pessoas possam visitar e viver Lisboa da melhor maneira possível. Além da consulta gratuita de dados atualizados de acessibilidade das estações de metro, pontos turísticos (museus, miradouros, etc.), hotéis e restaurantes da cidade a Willeasy disponibiliza ainda itinerários "inclusivos", estudados e realizados com base nos referidos dados e que podem ser encontrados no website da Willeasy disponíveis aqui.
Depoimentos de parceiros
“Travelin é uma plataforma que disponibiliza aos viajantes informação sobre a acessibilidade a atividades culturais e roteiros turísticos. A parceria com a Willeasy é importante para proporcionarmos informações de alta qualidade aos nossos utilizadores “ diz Marta Grelli, CEO da Travelin srl
“Gostaria que pessoas de todos os tipos, mesmo aqueles com deficiência, possam desfrutar de Lisboa e da sua atmosfera mágica. A Willeasy e eu estamos aqui para tornar sua jornada acessível com as ferramentas e conhecimentos certos”, acrescenta Raluca Istratescu – guia turístico
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