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Omnitel ajuda empresas a antecipar Black Friday e Cyber Monday

Omnitel ajuda empresas a antecipar Black Friday e Cyber Monday
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 Omnitel ajuda empresas a antecipar Black Friday e Cyber Monday

Recomendações dos profissionais de marketing para maximizar o desempenho nestes momentos-chave para o e-commerce


  • A seleção de produtos e aplicação de descontos não é suficiente para um período que concentra mais de 30% do total de vendas de muitas empresas, aumentando o tráfego web de algumas marcas até 200%
  • De acordo com os especialistas de marketing, o segredo está no planeamento e personalização das campanhas, que podem gerar retornos de mais de 300%

Os eventos da Black Friday e Cyber Monday, realizados no mês de novembro, são momentos-chave para o e-commerce, concentrando mais de 30 % do total de vendas de muitas empresas, fenómeno explicado, em grande parte, pela proximidade temporal ao Natal. Apesar de ainda faltarem alguns meses até à data, segundo os especialistas, é conveniente as empresas anteciparem estratégias de marketing para ganharem relevância e construírem um relacionamento com o cliente, já que muitos utilizadores começam a acompanhar a oferta com antecedência, aumentando o tráfego web até 200%. Esta é uma das alturas do ano em que as marcas podem facilmente ganhar ou perder notoriedade, já que o cliente está particularmente atento ao desempenho das mesmas.

Para os responsáveis de marketing o segredo é a personalização. 51% dos profissionais da área que participaram no último estudo realizado pela Omnitel afirmam que a personalização das campanhas de marketing através de diferentes pontos ou canais de contacto com os clientes ajuda a gerar retornos de mais de 300%. Não é suficiente escolher os produtos certos e aplicar descontos reais, é essencial adaptar as campanhas a cada cliente e oferecer uma experiência de compra única.

Os especialistas em e-commerce da Omnitel recomendam refletir sobre um conjunto de questões, entre as quais:

  1. Deve investir-se numa landing page nova todos os anos? Dependendo da estratégia de vendas escolhida, pode ser oportuno, especialmente se se der o caso da empresa optar por ofertas contínuas recorrentes e limitadas, através de diferentes comunicações efetuadas de forma rápida e fácil. É, no entanto, importante lembrar que isso prejudicará o SEO. Escolher ferramentas orientadas para a conversão, como Instapage, Leadpage ou Unbonce, pode ser uma boa opção.
  2. Melhorar o desempenho online deve significar uma mudança de plano/provedor de serviços cloud? O tráfego em massa esperado nestes eventos exige um site rápido e eficiente. É importante conversar com o provedor de serviços cloud para maximizar a velocidade de carregamento da plataforma.
  3.  É importante otimizar a navegação também em dispositivos móveis? Com o crescimento contínuo das compras online em dispositivos móveis, as empresas de e-commerce devem garantir que os seus sites estão totalmente otimizados para dispositivos móveis. É essencial que a navegação e a experiência de compra nos mesmos sejam intuitivas e eficientes. Estima-se que mais de metade dos utilizadores abandona a navegação móvel se o site demorar mais de 3 segundos a carregar.
  4.  Visão omnichannel significa acessibilidade? É importante verificar não só se o site está adaptado aos diferentes dispositivos (telemóveis, tablets e computadores), como também se está acessível a todo o tipo de utilizadores. Se um site for acessível responde à conformidade regulatória, melhora o SEO, expande o público, aumenta o desempenho e ajuda a construir o relacionamento com o cliente, que se sente mais valorizado.
  5.  Deve integrar-se o e-commerce em marketplaces? Sincronizar a loja online com os principais marketplaces pode ser interessante. De acordo com os dados da Omnitel, a Amazon ainda é a líder indiscutível entre os vendedores online na Black Friday.
  6.  Como definir uma buyer persona? Conhecer bem o cliente ideal do negócio é essencial para decidir quando e quantos e-mails enviar, já que o excesso destes criará o efeito contrário ao desejado. De acordo com o último estudo realizado pela Omnitel, 51% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam conhecer e usar a sua buyer persona para otimizar as suas estratégias de marketing. Por outro lado, estes dados indicam que quase metade dos profissionais da área ainda não definiu a sua persona.
  7.  Deve otimizar-se a base de dados de clientes para gerar leads? Realizar ações de e-mail marketing e social media com antecedência é importante para criar expetativa no consumidor e, ao mesmo tempo, aumentar a sua confiança na marca. No entanto, primeiramente, é importante rever a base de dados de clientes, caso contrário deverá ser considerado algum investimento extra para gerar leads. De acordo com os dados da Omnitel, 74,5% dos responsáveis de marketing B2B de empresas de tecnologia focaram os seus investimentos em gerar leads no último trimestre de 2022, o que coincidiu com a campanha da Black Friday.
  8.  Utilizar chatbots para melhorar o atendimento ao cliente? Usar um chatbot numa campanha da Black Friday pode fornecer uma experiência de apoio ao cliente mais agradável, oferecendo, por exemplo, respostas rápidas e automatizadas a questões frequentes sobre produtos, preços ou políticas de envio. Tal permite “aliviar” o trabalho da equipa destacada para o apoio ao cliente, que poderá, dessa forma, debruçar-se sobre casos mais complexos e que careçam de uma maior atenção e personalização. Um chatbot pode até ajudar os utilizadores a encontrar os produtos mais adequados às suas necessidades e preferências. Através dele podem fazer-se recomendações personalizadas com base em consultas e dados fornecidos pelo cliente, aumentando as chances de conversão.
  9.  Como estimular a intenção de compra previamente? Deve investir-se num posicionamento web, blog e redes sociais? No caso de existir um blog, alimentá-lo durante as semanas anteriores a estes eventos é importante para melhorar o posicionamento online, sobretudo dos conteúdos criados relacionados à BlackFriday. É importante planear com antecedência as datas para os posts e restantes conteúdos. Para um planeamento adaptado e eficaz é possível usar ferramentas como o Google Analytics. Trabalhar com uma audiência “qualificada” é essencial e as redes sociais são uma boa fonte de informação, pelo que investir nelas pode ser conveniente. A concorrência é forte: de acordo com o IAB, os dados de investimento publicitário nestas ultrapassaram os 1,2 mil milhões de euros no ano passado. Otimizá-las parece já não ser apenas uma opção, mas sim uma “obrigação”.
  10.  Deve investir-se em publicidade digital programática vs tradicional? O canal digital já responde por 60% do investimento total de media. Os modelos de contratação automatizados (Investimento Programático, Pesquisa e Redes Sociais) representam 72,3% do investimento total em meios digitais. Entre as categorias em maior crescimento nos gastos com anúncios digitais estão os produtos digitais, cujos gastos aumentaram 75%. O e-mail marketing, por outro lado, continua a ser o canal de comunicação preferido por 40% dos utilizadores, segundo os dados da Stadista. Se os e-mails forem automatizados e personalizados, a percentagem de cliques no link aumenta em média 14% e a conversão em 10%.

 

Para aceder à informação completa sobre o tópico: https://omnitel.es/blog/14-dicas-e-commerce-para-a-black-friday/

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