Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

24% dos utilizadores de redes sociais abandonaram pelo menos uma rede social no último ano

24% dos utilizadores de redes sociais abandonaram pelo menos uma rede social no último ano
Share it:

24% dos utilizadores de redes sociais abandonaram pelo menos uma rede social no último ano 


Facebook continua a ser a rede social mais utilizada em Portugal, mas também lidera no número de abandonos. Whatsapp reforça estatuto de segunda rede com maior penetração e Instagram ocupa o terceiro lugar  

Quase um em cada quatro portugueses que utilizam redes sociais assumem que deixaram de usar alguma rede social ao longo do último ano. Os dados constam da mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” – produzido anualmente pela Marktest –, que conclui que 23,5% dos inquiridos abandonaram pelo menos uma das redes que antes costumavam utilizar. 

Entres estes utilizadores que dizem ter abandonado alguma rede social, o Facebook foi a plataforma que recolheu maior número de referências, seguida do TikTok, Snapchat, Twitter entretanto rebatizado X e Messenger.  

Quando questionados sobre as motivações deste abandono, a falta de interesse foi o principal motivo indicado, com 29,4% dos que deixaram alguma rede.  

Embora este comportamento de abandono de alguma rede social apresente um ligeiro crescimento face aos dados de 2022 (quando se situava pouco acima dos 20%), a verdade é que o uso de redes sociais continua fortemente enraizado na nossa sociedade.  

E em Portugal o Facebook continua a ser relevante: 89.6% dos utilizadores de redes sociais no nosso país afirmam ter perfil criado na rede criada por Mark Zuckerberg, que se mantém como a rede social com maior penetração entre nós. Ainda assim, observa-se um decréscimo nesta rede, que em 2022 registava 94.4% de referências.  

Na segunda posição encontra-se o WhatsApp onde têm perfil criado 88.0% dos utilizadores de redes sociais em Portugal, o que representa um crescimento de mais de 4 pontos percentuais face ao ano passado. O Instagram mantém-se também como a terceira rede, com 80.5% de referências. 

No que respeita ao número médio de redes sociais onde os portugueses têm perfil criado ou possuem conta, em 2023 esse registo manteve-se em 6, o dobro do observado dez anos antes. Entre os mais jovens, o número médio sobe para 9 redes sociais. 

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: