Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

“Guia para aprender online: um mundo de opções para explorar” da Fundação José Neves apoia os portugueses a descobrir as vantagens e desvantagens aprendizagem online

“Guia para aprender online: um mundo de opções para explorar” da Fundação José Neves apoia os portugueses a descobrir as vantagens e desvantagens apre
Share it:

“Guia para aprender online: um mundo de opções para explorar” da Fundação José Neves apoia os portugueses a descobrir as vantagens e desvantagens aprendizagem online


Quase um terço dos portugueses aprendeu online em 2022


A aprendizagem online assume-se hoje como uma solução incontornável para quem deseja aprender ao longo da vida. O seu rápido crescimento em termos de diversificação de ofertas educativas e de alunos matriculados comprova-o. Milhões de indivíduos pelo mundo inteiro (e em Portugal) encontram na aprendizagem online uma opção flexível, adaptável, abrangente nos temas e acessível a todos. A aprendizagem online agrega inúmeras vantagens, que são desenvolvidas neste Guia e que ajudam a atingir os objetivos de aprendizagem.

O “Guia para aprender online: um mundo de opções para explorar” da Fundação José Neves disponibiliza informação útil para compreender o potencial da aprendizagem online, com pistas e recomendações para que os portugueses possam tomar decisões informadas, como as tipologias e os modelos de cursos ou formações existentes, e quais as vantagens, desvantagens e desafios que o ensino online encerra.

Um dos dados evidenciados por este guia é o franco crescimento do ensino online, que representa um mercado global de 332 mil milhões de dólares e estimativas apontam para que venha a valer mais do dobro em 2030 (687 mil milhões).

No plano nacional, cerca de 1 em cada 3 portugueses (32%) dos 16 aos 74 anos aprendeu online em 2022, percentagem que sobe para os 59% no caso dos jovens dos 16 aos 24 anos. Portugal tem acompanhado esta tendência e está mesmo acima da média da União Europeia.

Outro dado factual diz-nos que o desenvolvimento profissional é a principal motivação para aprender online e que, de acordo com a Coursera, 48% dos que frequentaram cursos de especialização profissional identificam melhorias no seu desempenho profissional e 22% reportam melhorias salariais, assim como benefícios também no plano pessoal. A maior plataforma internacional revela ainda que milhões de indivíduos procuram soluções para aprender online (conta 87 milhões de formandos entre 2012 e 2021).

“É hoje um dado adquirido que a aprendizagem contínua ao longo da vida vai cada vez mais fazer parte das nossas vidas, permitindo-nos adquirir as competências e as ferramentas para responder aos desafios que o mercado profissional nos coloca. A formação online disponibiliza um mundo de oportunidades para que cada um de nós possa fazer uma atualização de conhecimentos ou obter especializações que nos permitam dar um passo em frente ao nível profissional, mas também no pessoal. Este guia permite ajudar os portugueses nesse sentido, demonstrando que aprender online compensa e por onde devemos começar”, assinala Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

A Fundação José Neves deixa neste Guia sete recomendações para ajudar os portugueses a decidirem pela aprendizagem online:

_ Explorar a aprendizagem online.

_ Investir no desenvolvimento pessoal e profissional.

_ Não hesitar e experimentar.

_ Arriscar aprender algo novo.

_ Abraçar o futuro.

_ Informar-se bem.

_ Nunca perder a vontade de aprender.

O “Guia para aprender online” ressalva que aprender online “significa recorrer a recursos digitais na Internet para aprender” e que “está ao alcance de qualquer um e pode acontecer mesmo quando não se tem o propósito de aprender”. Já que “quem estiver a consultar vídeos educativos, a ouvir podcasts ou simplesmente a navegar online pode estar a aprender, apesar de a aprendizagem não ser o seu objetivo principal — a isto chama-se aprendizagem informal”.

O foco do guia está nos recursos disponíveis para quem quer apostar na sua aprendizagem e desenvolver as suas competências — ou seja, opções de aprendizagem formal e não-formal. A aprendizagem formal é estruturada (como um curso) e ocorre num espaço controlado, estando geralmente associada à obtenção de uma certificação ou grau académico. A aprendizagem não-formal também segue uma estrutura e objetivos de aprendizagem, embora ocorra em contextos mais flexíveis (como uma plataforma autónoma) e não confere forçosamente certificação.

E apresenta uma lista (não-exaustiva) de exemplos das tipologias formal e não-formal: Cursos graduados; Cursos online de especialização; MOOC (Massive Open Online Course); SPOC (Small Private Online Course); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Workshops de formação contínua; Módulos educativos.

O que une todas as tipologias referidas é a utilização de recursos digitais no processo ensino-aprendizagem. Mas o recurso ao digital não implica que a aprendizagem online resulte exclusivamente num ensino a distância. Na verdade, a aprendizagem online formal e não-formal pode aplicar-se integralmente online ou ser parte de um ensino em formato híbrido.

As pessoas que mais procuram aprender online e que têm, naturalmente, objetivos diferentes: Alunos a tempo inteiro; Trabalhadores que visam progredir na carreira; Trabalhadores que procuram mudar para outra área profissional; Empreendedores ou freelancers; Adultos em geral. Em Portugal quem mais procura aprender online são os mais jovens, os mais qualificados, estudantes ou empregados.

Por fim, o guia destaca cinco vantagens (Aprendizagem flexível e ao próprio ritmo; Acesso a cursos de todo o mundo; Ensino feito à medida; Variedade de recursos educativos; Adaptabilidade a novas necessidades no mercado de trabalho) e três limitações para aprender (Barreiras no acesso; Autonomia e resiliência; Falta de interação com professores e colegas). E deixa várias perguntas para uma reflexão pessoal de forma a escolher a opção mais alinhada com os objetivos pessoais de cada um.

O “Guia para aprender online: um mundo de opções para explorar” pode ser consultado na íntegra ou descarregado através do link www.joseneves.org/guia/guia-para-aprender-online-um-mundo-de-opcoes-para-explorar.

Sendo considerado uma excelente fonte de informação para apoiar os alunos na tomada de decisões, os Guias da Fundação José Neves podem ser complementados com uma visita à plataforma Brighter Future da Fundação José Neves. Esta ferramenta disponibiliza informação de qualidade para escolher um futuro baseado em factos / tomar decisões sobre percursos educativos e profissionais de forma consciente e informada

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: