Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Start-up portuguesa BEAT Therapeutics, apoiada pela EIT Health, ganha prestigiado prémio no principal evento europeu de start-ups em Espanha

Start-up portuguesa BEAT Therapeutics, apoiada pela EIT Health, ganha prestigiado prémio no principal evento europeu de start-ups em Espanha
Share it:

Start-up portuguesa BEAT Therapeutics, apoiada pela EIT Health, ganha prestigiado prémio no principal evento europeu de start-ups em Espanha


• BEAT Therapeutics, uma start-up portuguesa, especializada no tratamento avançado do cancro, garantiu uma vitória significativa na categoria Bio/Pharmatech na Startup Olé em Salamanca


A BEAT Therapeutics, semifinalista da edição deste ano do Prémio InnoStars da EIT Health, parte integrante do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um órgão da União Europeia, garantiu a primeira posição na categoria Bio/Pharmatech no reconhecido prémio Startup Olé. A Startup Olé, reconhecida como uma referência no panorama tecnológico europeu, decorreu de 4 a 7 de setembro em Salamanca, Espanha.

A BEAT Therapeutics, startup de saúde com sede no Porto, Portugal, foi cofundada por Ângela Carvalho, Hugo Prazeres, Lucília Saraiva, Maria José Umbelino e Lúcio Lara Santos. A missão da empresa é ser pioneira em opções terapêuticas mais eficazes para pacientes que enfrentam cancros agressivos e com reduzidas taxas de tratamento. O primeiro medicamento candidato, uma terapia inovadora de primeira classe, mostra grande promessa contra a interação BRCA1/BARD1, um alvo altamente validado no tratamento do cancro.

“Sentimo-nos muito reconhecidos em sermos os primeiros entre tantos concorrentes excelentes que apresentaram as suas soluções promissoras na categoria Bio/Pharmatech. A nossa missão é transformar o tratamento padrão dos pacientes com cancro. Aproveitámos o potencial dos compostos mais potentes da natureza para fornecer uma terapêutica precisa, segura e que desafia a resistência contra o cancro, com elevada resistência aos tratamentos convencionais e baixas taxas de sobrevivência”, afirmou Ângela Carvalho após a sua apresentação vencedora. “Se pensarmos nas células cancerígenas como o Super-Homem, a nossa terapia é semelhante à criptonita. Sendo uma empresa recentemente fundada e dando os primeiros passos, achamos gratificante que outros reconheçam o valor da nossa solução terapêutica”, acrescentou o cofundador Hugo Prazeres.

A 10ª edição do evento Startup Olé reuniu mais de 500 oradores proeminentes e mais de 200 fundadores, consolidando o seu estatuto como uma das maiores feiras de inovação e empreendedorismo da Europa.

O EIT Health InnoStars desempenhou um papel significativo no evento com um total de 18 semifinalistas do programa InnoStars Awards (incluindo BEAT Therapeutics) e 10 equipas do RIS Innovation Call. Estes fundadores apresentaram uma gama diversificada de soluções em terapêutica, tecnologia médica, tecnologia digital e biotecnologia durante o Pitch Competition e a Startup Fair.

A participação no evento Startup Ole foi uma componente crucial da segunda fase de formação de ambos os programas, oferecendo oportunidades inestimáveis para mentoria especializada e networking dentro do vibrante ecossistema empresarial e de investidores reunido em Salamanca. A ronda inicial dos bootcamps do programa, organizada em colaboração com o parceiro InnoStars, Instituto Pedro Nunes (IPN), decorreu em Coimbra portuguesa, no final de julho. Estes bootcamps foram concebidos para fornecer às equipas os conhecimentos e ferramentas essenciais para a sua jornada empreendedora.

“O reconhecimento da BEAT Therapeutic é uma validação significativa do trabalho que realizamos no EIT Health. A Europa Meridional, Central e Oriental tem muitas inovações promissoras em vários campos, desde a terapêutica até à biotecnologia de ponta, e os programas aceleradores InnoStars proporcionam a estes inovadores a oportunidade de transformar as suas ideias em realidade. O sucesso do actual semifinalista entre concorrentes de toda a Europa sublinha a força dos Prémios InnoStars, que se estabeleceram firmemente como o programa acelerador líder do continente em inovação em cuidados de saúde. Estou satisfeito que o Instituto Pedro Nunes possa fazer parte desta comunidade e apoiar jovens inovadores, transmitindo-lhes o conhecimento e as competências necessárias para que prosperem e tenham sucesso nas suas jornadas empreendedoras", afirmou Jorge Pimenta, presidente do Instituto Pedro Nunes.

Após a conclusão da fase de ‘Mentoring e Boothcamping’, as dez start-ups selecionadas do Programa de Prémios InnoStars e todas as equipas do RIS Innovation Call serão convidadas para o pitch final nas Grandes Finais InnoStars, agendadas para novembro de 2023 em Milão. Terão a oportunidade de ganhar até 25 000€ e o reconhecimento europeu que os ajudará a lançar o seu produto ou serviço.


Programa InnoStars Awards

Os Prémios EIT Health InnoStars são um programa de aceleração fundamental para start-ups em fase inicial, principalmente da Europa Central, Oriental e Meridional, onde o ritmo de inovação é mais moderado.

O programa ajuda a transformar protótipos em soluções ou produtos de saúde e a colocá-los no mercado. Nos últimos sete anos, mais de 100 start-ups foram treinados e mais da metade obteve sucesso no mercado.


Programa RIS Innovation Call

O EIT Health RIS Innovation Call visa financiar a fase de prova de conceito de projetos fortes, equilibrados e de alta qualidade, visando as áreas de foco do EIT Health a serem desenvolvidas por atores locais, incluindo instituições empresariais e académicas/de pesquisa/saúde.

Cada parceiro deve estar estabelecido no mesmo país. Os países elegíveis para o RIS são Bulgária, Croácia, Chéquia, Estónia, Grécia, Espanha, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Hungria, Malta, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia e Eslováquia.

O programa oferece acesso a apoio financeiro, mentoria, bootcamping e oportunidades de networking. 68 equipas foram apoiadas desde 2019 até este ano.

 

Saiba mais sobre o EIT Health em : www.eithealth.eu.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: