Em 2019, realizámos o nosso primeiro inquérito global sobre como as redações estão a utilizar a IA no seu trabalho. Nessa altura, até mesmo alguns dos primeiros utilizadores estavam no início da jornada da integração da IA. Desde então, muita coisa mudou no mundo da IA e nas formas como os meios de comunicação abordam e usam as tecnologias de IA.
No nosso último relatório de investigação Generating Change, partilhamos o que as redações estão hoje a fazer com a IA.
Quisemos chegar a um grupo maior e mais diversificado de profissionais de media este ano. Entre abril e julho de 2023, entrevistámos 105 organizações de notícias de 46 países sobre o seu envolvimento com a IA e tecnologias associadas. JournalismAI, trata-se de uma iniciativa global do Polis - o think tank de jornalismo da London School of Economics and Political Science (LSE) – e conta com o apoio da Google News Initiative.
Seguem-se alguns destaques:
- Quase três quartos (73%) das organizações de notícias entrevistadas acreditam que as aplicações de IA generativa (genAI), tais como o Bard ou o ChatGPT, apresentam novas oportunidades para o jornalismo.
- Cerca de 85% dos entrevistados - incluindo jornalistas, técnicos, e gestores de organizações de notícias - experimentaram, pelo menos, a genAI para ajudar em tarefas como escrever código, gerar imagens e elaborar resumos.
- 80% dos entrevistados esperam um aumento no uso da IA nas suas redações
Toda a informação está disponível no blogpost assinado por Charlie Beckett, Director of JournalismAI e pode descarregar, aqui, o relatório The JournalismAI.
Post A Comment:
0 comments: