NEC selecionada pela AMED para a conceção de uma vacina universal eficaz contra as estirpes do vírus da gripe
A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) foi selecionada para participar num projeto de investigação e desenvolvimento de vacinas/novas funcionalidades que terá início no ano fiscal de 2023. A NEC foi selecionada na sequência da apresentação de um projeto de investigação intitulado "Desenvolvimento de tecnologia de conceção de vacinas universais utilizando a ciência computacional" em resposta a um convite público à apresentação de propostas do Centro Estratégico de Investigação e Desenvolvimento de Vacinas Biomédicas Avançadas para Prevenção e Resposta (SCARDA), que opera sob a tutela da Agência Japonesa de Investigação e Desenvolvimento Médico (AMED).
Durante este projeto de investigação, a NEC utilizará tecnologias de Inteligência Artificial (IA) de ponta para identificar regiões imunogénicas que sejam eficazes contra uma ampla variedade de estirpes do vírus da gripe e para conceber uma vacina universal.
Contextualização
A investigação sobre vacinas universais que protegem em geral contra vírus mutantes está a ser realizada em todo o mundo como preparação para futuras pandemias. No entanto, é provável que seja necessário um período de tempo considerável para que as vacinas universais possam ser aplicadas na prática. Como tal, são grandes as expectativas quanto à utilização da IA e de outras abordagens da ciência computacional para encurtar o período de desenvolvimento de vacinas e reduzir os custos associados.
Especificamente, no Japão, a "Estratégia para o reforço dos sistemas de desenvolvimento e produção de vacinas" foi formulada em junho de 2021 como parte de uma estratégia nacional de longo prazo para desenvolver e produzir vacinas a nível nacional. Mais tarde, em março de 2022, a SCARDA foi criada no âmbito da AMED, com o objetivo de financiar estrategicamente a investigação para reforçar os sistemas de I&D e de produção de vacinas.
Com a ideia de utilizar tecnologia de IA interna para conceber vacinas universais, a NEC apresentou uma proposta em resposta ao apelo público do SCARDA e foi selecionada para o programa.
Visão geral da pesquisa da NEC
Neste projeto de investigação, será concebida uma vacina universal contra a gripe utilizando uma tecnologia de análise computacional própria baseada em várias tecnologias de IA de ponta. Especificamente, a informação genómica e genética dos vírus da gripe será analisada para procurar e identificar regiões imunogénicas e serão realizados testes de verificação. A NEC terá então como objetivo, conceber uma vacina com base nestes resultados no prazo de um ano após o início do projeto e obter um PoC não clínico num futuro próximo.
Esta investigação e desenvolvimento serão realizados em colaboração com o Professor Keiko Udaka da Universidade de Kochi, designado especificamente para o efeito.
Planos Futuros
Esta investigação irá avançar com recurso à IA de ponta e à ciência computacional para identificar regiões de proteínas que sejam eficazes para a conceção de vacinas. Além disso, a NEC utilizará os resultados desta investigação para desenvolver e pôr em prática vacinas universais, em colaboração com outros parceiros afins, com o objetivo de proporcionar efetivamente benefícios aos pacientes.
"Estamos satisfeitos pelo facto da nossa proposta ter sido selecionada pelo SCARDA para o desenvolvimento de tecnologia de conceção de vacinas universais através da colaboração entre a indústria, o governo e as universidades. Dentre as expectativas para o desenvolvimento precoce de vacinas, a ciência computacional, incluindo as tecnologias de IA, é extremamente importante e pode impulsionar avanços significativos na indústria farmacêutica. No futuro, a NEC continuará a contribuir para a saúde global e para o fornecimento de vacinas melhores através da utilização de tecnologias de ponta", afirmou Masamitsu Kitase, Vice-Presidente Sénior Corporativo e Diretor da Divisão de Cuidados de Saúde e Ciências da Vida da NEC Corporation.
"Tendo trabalhado em conjunto com a NEC durante muitos anos no desenvolvimento de uma imunoterapia com péptidos para tumores malignos, estou verdadeiramente ansiosa por estabelecer uma parceria com a empresa no desenvolvimento de uma vacina universal para o vírus da gripe através do programa SCARDA", afirmou o Professor designado especificamente para este efeito, Keiko Udaka, M.D., Ph.D., do Departamento de Imunologia da Faculdade de Medicina, na Universidade de Kochi. "Prevejo que a IA e as TIC contribuirão não só para um melhor desenvolvimento de vacinas, mas também para medidas preventivas destinadas a conter pandemias."
Post A Comment:
0 comments: