Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

14% dos consumidores em Portugal já foram vítimas de fraude nos pagamentos

14% dos consumidores em Portugal já foram vítimas de fraude nos pagamentos
Share it:
14% dos consumidores em Portugal já foram vítimas de fraude nos pagamentos

35% dos retalhistas reportou um aumento das tentativas de fraude nos pagamentos durante o ano passado
Adyen, a plataforma global de tecnologia financeira de eleição para as principais empresas, divulgou os mais recentes dados do seu estudo global, centrado na fraude nos pagamentos. Este estudo incluiu um inquérito feito em Portugal que sublinha o impacto da fraude nos consumidores e nos retalhistas.

Segundo o estudo realizado pela Adyen, a fraude nos pagamentos continua a ser uma preocupação significativa para os consumidores em todo o mundo, incluindo em Portugal. A investigação concluiu que 14% dos consumidores em Portugal já foram vítimas de fraude nos pagamentos, perdendo, em média, 155,50 euros cada um. Esta estatística alarmante revela a vulnerabilidade de muitos sistemas de pagamento e realça a necessidade premente de medidas de segurança reforçadas.

À medida que os incidentes de fraude aumentam, o sentimento dos consumidores muda. O inquérito indicou que 62% dos inquiridos acreditam que o risco crescente de fraude faz com que uma segurança forte seja cada vez mais importante. Além disso, 89% dos consumidores expressaram o desejo de que se comunique melhor as medidas tomadas para os proteger contra a fraude.

A resposta dos consumidores e o desafio dos retalhistas

Numa altura em que se assiste à inflação crescente e ao aumento do custo de vida, os consumidores e os retalhistas estão ainda a lidar com os impactos da fraude. O inquérito, aplicado a 1.000 consumidores em Portugal, revelou várias tendências dignas de nota:
Apenas 49% dos consumidores admitiram ter cuidado em verificar a legitimidade do URL de um site, antes de efetuarem uma compra.
29% dos inquiridos manifestaram o seu apreço pelo facto de os retalhistas implementarem a autenticação de dois fatores, uma vez que esta transmite confiança na transação.
Um número considerável, de 38% dos consumidores, considerou-se cauteloso quanto à adoção de novos métodos de pagamento devido ao receio de fraude.
34% dos inquiridos confirmaram não permitir que os seus dispositivos fixem os detalhes de pagamento, mais uma vez, alegando preocupações com a fraude.

A responsabilidade dos retalhistas e o papel da tecnologia

Em suma, podemos afirmar que os resultados da investigação sublinham a urgência de os retalhistas comunicarem e aplicarem medidas antifraude eficazes. Um número significativo de 35% dos retalhistas reportou um aumento das tentativas de fraude nos pagamentos durante o ano passado e 26% reconheceu que as suas empresas foram vítimas de ciberataques ou violações de dados durante o mesmo período. Em resposta, 60% das empresas portuguesas acreditam que os seus sistemas de prevenção da fraude são eficazes.

A Adyen enfatiza a importância de estar sempre um passo à frente dos burlões, por via de soluções baseadas em tecnologia. A empresa incentiva as empresas a escolherem modelos de prevenção de fraude adaptados às suas necessidades específicas e a tirar partido do machine learning e da personalização, para identificar comportamentos fora do padrão e distinguir compradores legítimos de agentes maliciosos.

Compromisso da Adyen com a segurança e a conformidade

A Adyen continua a sublinhar a importância das empresas e dos consumidores se manterem atualizados sobre as regulamentações e tendências do setor, para gerir eficazmente a fraude. Ao fazer parceria com um especialista global em tecnologia financeira como a Adyen, as empresas podem personalizar as estratégias de gestão da fraude, conforme as nuances regionais, garantindo segurança e conformidade.

"O compromisso da Adyen no combate à fraude ganha importância quando revelamos estatísticas impressionantes: 14% dos consumidores em Portugal foram vítimas de fraude nos pagamentos, o que sublinha a necessidade urgente de medidas de segurança reforçadas", afirma Juan José Llorente, Country Manager da Adyen em Espanha e Portugal. "A dedicação inabalável da Adyen à segurança e à conformidade é evidente nos esforços persistentes que fazemos para nos mantermos atualizados sobre os regulamentos do setor e sobre as tendências emergentes. Só assim é possível garantir que as empresas podem navegar com confiança no complexo panorama da prevenção da fraude", reforça.

O estudo realizado pela Adyen fornece uma visão convincente dos desafios e das oportunidades em torno da fraude nos pagamentos em Portugal e serve como um apelo à ação para que retalhistas e consumidores trabalhem em conjunto na criação de um ambiente de compras online mais seguro.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: