Estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2023”
Marcas de restauração e culinária lideram as mais seguidas nas redes sociais
60% dos portugueses que usam redes sociais seguem marcas ou empresas e o Instagram passou a ser a rede mais usada para o fazer. Continente, Pingo Doce e SIC são as marcas mais referidas
A maioria dos portugueses que usa redes sociais tem o hábito de seguir marcas e empresas nestas plataformas digitais. E esta é uma tendência que está em alta: de acordo com os dados do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, 60% dos indivíduos com perfil criado em redes sociais segue (ou é fã de) marcas, o que representa o valor mais alto dos últimos 6 anos.
A edição de 2023 do estudo da Marktest traz ainda outra novidade na relação entre os utilizadores de redes sociais e as páginas oficiais de marcas ou empresas. O Instagram passou a ser este ano a rede social mais usada para consultar informação nas páginas de empresas e marcas, sendo referido por 66.5% dos seguidores de marcas. O Facebook, que ocupa agora a segunda posição (63.5%), mantém-se a rede principal junto dos indivíduos entre os 35 e os 64 anos.
O estudo da Marktest conclui que, em termos médios, os utilizadores que seguem este tipo de páginas referem seguir 15 entidades, entre empresas, instituições, marcas e grupos de interesse. No que respeita ao tipo de páginas seguidas, o sector da Restauração e culinária recolhe a maioria das preferências, com 47% de referências. Nas posições seguintes surgem áreas como a Moda, o Desporto, Tecnologia e Media.
O interesse por este tipo de páginas fica também evidente pelo facto de quase 43% dos seguidores de marcas nas redes sociais assumir que consulta pelo menos uma vez por dia essas páginas para acompanhar novidades. E entre os conteúdos que mais gostam de ver nas páginas das marcas nas redes sociais, 67.2% refere tratar-se de ofertas ou promoções.
O acesso a informação sobre as marcas, gostar da marca e o desejo de estarem informados sobre novidades foram os motivos mais indicados pelos utilizadores de redes sociais para justificar o facto de seguirem este tipo de páginas. Em relação à perceção dos benefícios que recolhem por seguir estas páginas, o acesso a informação e o acompanhamento de novidades, bem como o acesso a descontos e promoções foram os mais citados.
A marca mais referida, entre as que os utilizadores de redes sociais dizem seguir, é o Continente, indicada por 9,6% dos inquiridos. O Top3 fica completo com o Pingo Doce e o universo SIC (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher).
Post A Comment:
0 comments: