Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Três Start-ups portuguesas homenageadas com EIT Health Awards

Três Start-ups portuguesas homenageadas com EIT Health Awards
Share it:

 Três Start-ups portuguesas homenageadas com EIT Health Awards

  • EIT Health e 10 parceiros globais revelam 12 start-ups para o Healthy Longevity Catalyst Awards.
  • Cada start-up receberá até 50.000€ e Mentoring para inovações no cuidado aos idosos.
  • O maior número de start-ups surge de Portugal:
    • Orgavalue by I-R3 Therapies, que visa a bioengenharia de fígados humanos personalizados para resolver a escassez global de transplantes de órgãos.
    • IPLEXMED, LDA com uma solução que permite a deteção rápida e confiável de múltiplos agentes infeciosos e o seu perfil de resistência aos medicamentos no local de atendimento e em casa, possibilitando tratamento personalizado e monitorização de doenças em tempo real.
    • Breathing Solutions, Lda, que desenvolveu o eBreathie, um inalador inteligente que transforma inaladores tradicionais em dispositivos “inteligentes”, permitindo que pacientes e médicos monitorem o uso de medicamentos, sintomas e forneçam atendimento personalizado remotamente.
Subsídios e Mentoring superam os principais obstáculos do setor, acelerando as soluções de cuidados aos idosos.



Numa tentativa de reimaginar o futuro do envelhecimento, EIT Health, parte integrante do European Institute of Innovation and Technology (EIT), um órgão da União Europeia, revela os mais recentes galardoados com o Prémio Catalisador de Longevidade Saudável. Esses prémios fazem parte do Healthy Longevity Global Competition, que apoiam inovações revolucionárias focadas em melhorar a saúde e a vitalidade na vida adulta.

Em resposta ao desafio global do envelhecimento da população e de uma mudança demográfica que deverá aumentar com uma previsão de 2,1 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos até 2050, o EIT Health está a alavancar o seu programa Bridgehead e InnoStars Awards para liderar o Catalyst Awards. Esta iniciativa constitui a primeira fase da Competição Global que visa abordar de forma holística as questões multidimensionais relacionadas com o envelhecimento.

A inovação neste espaço apresenta obstáculos significativos para start-ups e empreendedores, desde a navegação em regulamentações complexas na àrea da saúde até àobtenção de financiamento e acesso ao mercado. Os Prémios Catalyst são, portanto, não apenas uma oportunidade, mas uma necessidade, proporcionando aos envolvidos o apoio vital necessário para se concentrarem no bem-estar físico, mental e social dos idosos. Ao oferecer esta plataforma robusta, o EIT Health está a capacitar os inovadores em superarem obstáculos comuns, acelerando assim o desenvolvimento de soluções significativas no cuidado aos idosos.

"À medida que abordamos os desafios prementes associados ao envelhecimento da população, o EIT Health anuncia orgulhosamente o apoio a 12 start-ups inovadoras, em que cada uma recebe até 50.000 euros, juntamente com Mentoring. Este apoio é particularmente crucial para start-ups que enfrentam os desafios regulatórios, de financiamento e de entrada no mercado comumente enfrentados no setor de cuidados a idosos. Através da colaboração com os nossos parceiros globais, estamos um passo mais perto de transformar os cuidados aos idosos, alinhando-nos diretamente com a missão do EIT Health de melhorar a qualidade de vida," afirma Jean-Marc Bourez, CEO of EIT Health.

Este concurso global, iniciado pela Academia Nacional de Medicina dos EUA, reuniu talentos de diversos setores, incluindo ciência, medicina, tecnologia, finanças e ciências sociais, para apresentar ideias transformadoras. O desafio desenvolve-se em três etapas: o Prémio Catalyst inicial, o Prémio Acelerador intermediário e o Grande Prémio final.


PRÉMIOS CATALISADOR DO PROGRAMA BRIDGEHEAD 2023:

Antegenes (Estónia) desenvolveu testes genéticos inovadores para detetar riscos individuais para os cancros mais comuns e mortais em todo o mundo, incluindo melanoma de mama, próstata, colorretal e pele.

HMG Systems Engineering GmbH (Alemanha) desenvolveu o Sistema PGXperts, um Sistema de Apoio à Decisão projetado para permitir medicação personalizada, melhorando a segurança da terapia medicamentosa e proporcionando melhor bem-estar ao paciente.

Micro-Cosmos (Países Baixos) ajuda os pacientes hospitalizados a se recuperarem mais rapidamente, reduzindo os estímulos externos, o que melhora o sono e o descanso. A cúpula Micro-Cosmos reduz o som e a luz, proporcionando aos pacientes um ambiente próprio, seguro e privado.

OaCP IE LTD (Irlanda) torna os testes de DNA cruciais para o cancro e infeções mais rápidos e acessíveis.

Osteobionix (Espanha) desenvolveu oBreathe, um implante de reconstrução da parede torácica específico do paciente, protegido por patente, clinicamente validado, desenvolvido com o ITC e cirurgiões torácicos qualificados, que permite a respiração fisiológica e restaura a forma e a função.

Stroke2Prevent B.V. (Países Baixos) desenvolveu o A-View, um dispositivo que permite aos médicos obter informações em tempo real, resolvendo o ponto cego durante a ultrassonografia do arco aórtico e dos vasos, permitindo-lhes adaptar a estratégia cirúrgica para melhor benefício do paciente.


PREMIADOS CATALISADORES DO INNOSTARS AWARDS 2023:

NIB biotec srl (Itália) desenvolveu o ScreeNIB, um rastreio inteligente do cancro da próstata baseado num biossensor inteligente que utiliza moléculas urinárias como biomarcadores para o cancro da próstata, oferecendo uma solução de diagnóstico rápida e descentralizada fora dos hospitais.

Orgavalue (Portugal) com Terapias I-R3 tem como objetivo a bioengenharia de fígados humanos personalizados para lidar com a escassez global de transplantes de órgãos.

IPLEXMED, LDA (Portugal) A solução permite a deteção rápida e confiável de vários agentes infeciosos e seu perfil de resistência aos medicamentos no local de atendimento e em casa, possibilitando tratamento personalizado e monitorização de doenças em tempo real.

Breathing Solutions, Lda (Portugal) desenvolveu o eBreathie, um inalador inteligente que transforma inaladores tradicionais em dispositivos “inteligentes”, permitindo que pacientes e médicos monitorizem o uso de medicamentos, sintomas e forneçam atendimento personalizado remotamente.

Nanodecal (Espanha) está a desenvolver um teste de diagnóstico rápido para detetar superbactérias responsáveis pela pneumonia em menos de 10 minutos, auxiliando os médicos na prescrição de antibióticos específicos e na prevenção de infeções permanentes.

Reon sp. z o.o (Polónia) desenvolveu o PreryView, uma aplicação SaaS fácil de utilizar que permite testes de campo visual em casa, servindo como uma ferramenta de triagem para detetar sintomas precoces de doenças como glaucoma e neuropatias.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: