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DHL: Visão artificial será normalizada na logística nos próximos cinco anos

DHL: Visão artificial será normalizada na logística nos próximos cinco anos
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De acordo com o Relatório de Tendências "AI-Driven Computer Vision" publicado pela DHL
  • O "Trend Report: AI-Driven Computer Vision" da DHL confirma que a tecnologia visual baseada na inteligência artificial (IA) será uma tendência determinante para o sector.
  • Os inputs visuais, combinados com a IA, proporcionam aplicações altamente eficientes em matéria de saúde e segurança, operações, gestão de ativos e processamento de envios.
  • A convergência das competências humanas e as possibilidades cada vez maiores oferecidas pela IA colocam desafios e exigem um consenso jurídico e a colaboração de todas as partes
A visão computacional é um domínio da inteligência artificial (IA) que permite aos computadores e sistemas extrair informações de interesse de imagens digitais, vídeos e outros dados visuais, e tomar medidas ou fazer recomendações com base nessas informações. Se a IA permite aos computadores pensar, a visão artificial permite-lhes ver e analisar.

O mercado da visão artificial está em plena expansão. Os especialistas preveem que as vendas neste domínio atinjam 41,11 mil milhões de dólares em 2030(1) , quatro vezes mais do que em 2020, quando geraram 9,4 mil milhões de dólares. Trata-se de uma tecnologia com uma capacidade significativa para melhorar a eficiência, poupar tempo, aumentar a sustentabilidade e reduzir os custos. Esta é uma das principais conclusões do último Trend Report: AI-Driven Computer Vision publicado pela DHL, que a empresa acaba de lançar e que pode ser descarregado na íntegra aqui.

O estudo identifica o advento da visão artificial como uma tendência fundamental para as operações logísticas. A análise afirma que a visão artificial se tornará, de facto, num padrão na indústria logística nos próximos cinco anos, sendo aplicada em áreas tão diversas como o retalho, os cuidados de saúde, o fabrico e a resposta e recuperação em caso de catástrofe, devido à sua versatilidade. A tecnologia abrange áreas que vão da saúde e segurança às operações, e da gestão de ativos logísticos à expedição.

Como explica Katja Busch, Diretora Comercial da DHL e responsável pelas Soluções e Inovação para Clientes da DHL (CSI), "a visão artificial tem vindo a desenvolver-se rapidamente e tudo indica que está a tornar-se uma tecnologia revolucionária na indústria. Será uma grande promessa para toda a cadeia de abastecimento, para os nossos clientes, funcionários, parceiros e, certamente, para o ambiente. É um momento empolgante para as indústrias e para os operadores logísticos aproveitarem o potencial da visão artificial, ajudando a alcançar processos mais eficientes e operações mais seguras e sustentáveis”.

Por seu turno, Klaus Dohrmann, Vice-Presidente e Diretor de Inovação e Investigação de Tendências da DHL CSI, acrescenta: "Estamos a assistir a casos de utilização iniciais no sector da logística que demonstram o valor desta tecnologia, incluindo aplicações de cuidados de saúde, segurança e dimensionamento de envios. À medida que a visão artificial evolui em áreas como a perceção de profundidade, a reconstrução de imagens 3D e a interpretação de imagens escuras e desfocadas, abrir-se-ão novas áreas de oportunidade, trazendo benefícios adicionais significativos aos operadores logísticos”.

Aplicações no sector da logística

Para o sector da logística, a visão artificial traz várias aplicações em quatro áreas principais:
  • Saúde e segurança: Entre outras coisas, pode melhorar a segurança no local de trabalho, identificando potenciais perigos em armazéns, depósitos e outras instalações logísticas, minimizando assim os riscos e prevenindo acidentes. Pode também melhorar a saúde dos empregados, reconhecendo más posturas e movimentos, detetando sinais precoces de fadiga e assegurando que estão a usar o equipamento de proteção adequado para garantir a sua segurança e o cumprimento das normas de segurança.
  • Operações: A visão artificial pode criar mapas de calor para analisar padrões de fluxo de trabalho dentro e fora de uma instalação e até atuar como garante de segurança, identificando rapidamente entradas ou intrusões não autorizadas. É, em suma, uma ferramenta poderosa para detetar estrangulamentos e outras ineficiências da cadeia de fornecimento.
  • Gestão de ativos: pode ajudar a monitorizar os ativos logísticos de forma holística e alertar as equipas de manutenção antes de surgirem quaisquer problemas. Mesmo que uma situação indesejável já tenha ocorrido, pode ajudar a identificar automaticamente falhas, erros e anomalias.
  • Processamento de envios: a visão artificial oferece a vantagem de automatizar e simplificar o processo de dimensionamento de envios, em que as medições precisas de áreas ou volumes de objetos são essenciais para calcular capacidades de armazenamento, planeamento de cargas, logística de transporte e faturação de envios. Também é possível verificar se as expedições estão corretamente identificadas para triagem, bem como automatizar os ciclos de contagem de inventário.

Desafios e preocupações para o futuro

Embora a visão artificial seja uma tecnologia promissora, apresenta uma série de desafios e preocupações. Por exemplo, a crescente aceitação pública, em particular entre os cidadãos que não se sentem confortáveis com um ambiente de vigilância ou monitorização constante. A cibersegurança é, portanto, também crucial neste contexto, uma vez que aborda o processamento de dados, a conformidade com o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e outras leis de proteção de dados e privacidade. A resposta a estes desafios exige uma orquestração cuidadosa e a colaboração de todas as partes envolvidas.

Na vanguarda da inovaçãoComo parte do seu compromisso com a inovação, a DHL não só estabelece a referência, analisando as tendências através de conteúdos como o Relatório de Tendências, como também promove ativamente a inovação centrada no cliente em todo o mundo. A DHL trabalha em estreita colaboração com clientes e parceiros, explorando o desenvolvimento de tendências atuais e emergentes para potencial implementação em operações de logística e em toda a cadeia de fornecimento. Além disso, como parte do seu objetivo de fomentar o trabalho colaborativo, a DHL convida start-ups, investigadores e investidores a juntarem-se à empresa através da sua recém-lançada plataforma DHL Warehouse of Innovation, cuja informação pode ser consultada aqui.
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