Terminou ontem com boas ondas de 1,5m na praia do Lagido, em Peniche, a última etapa da Liga MEO Surf
Destaques:
- Guilherme Ribeiro venceu Martim Paulino na final masculina
- Maria Salgado derrotou Francisca Veselko na final feminina conquistando a segunda vitória consecutiva nesta etapa
- Joaquim Chaves sagrou-se campeão nacional pela primeira vez
- Liga MEO Surf termina com boas ondas, bom nível de surf e muita emoção
Fotos: Vencedores da etapa no pódio, campeões nacionais no pódio, Guilherme Ribeiro, Maria Salgado e Joaquim Chaves.(Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) |
Guilherme Ribeiro e Maria Salgado venceram hoje o Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf que se realizou na praia do Lagido, em Peniche. O derradeiro dia de competição contou com boas ondas de 1,5m nos sets, várias notas excelentes, a coroação de um um novo campeão nacional e muita emoção até ao fim.
Na final masculina, Guilherme Ribeiro guardou o melhor para a última bateria do evento e venceu Martim Paulino realizando a melhor nota e o melhor score do campeonato com 9.00 e 16.75 pontos, respetivamente. O campeão nacional de 2022 demonstrou uma consistência notável deste o início do campeonato e fechou com chave d’ouro a sua performance levando o título de vice-campeão nacional deste ano. Martim Paulino esteve presente, pela primeira vez, numa final da Liga MEO Surf terminando com 10.35 pontos tendo mostrado ao longo do evento bom nível de surf disputando a última bateria da prova com um adversário com quem cresceu a surfar sendo ambos os surfistas da Costa de Caparica.
“Na realidade, foi uma final de sonho pois cresci a competir com o Martim Paulino, mas nunca tínhamos disputado uma final man-on-man a este nível”, afirmou o campeão. “A Liga MEO Surf é o mais alto nível de surf em Portugal e esta foi uma final para a história e que ficará na minha memória para sempre. Sabia que a maré estava a encher e tentei estar sempre ativo, com prioridade e sem ela. Consegui fazer uma onda de nove pontos e isso deixou-me bem posicionado para gerir as emoções e controlar aquilo que conseguimos controlar. Saio desta etapa com o sentimento de dever cumprido. Estou na minha melhor forma de sempre, tanto física como mentalmente. A Liga MEO Surf é um treino incrível para os meus objetivos e para todos os surfistas do top nacional. Vamos enfrentar grandes desafios nos circuitos mundiais e a Liga MEO Surf dá-nos preparação para isso tudo.”
Nas meias-finais, Martim Paulino venceu o novo campeão nacional coroado hoje, Joaquim Chaves, enquanto que Guilherme Ribeiro ultrapassou o jovem surfista local, Matias Canhoto que, nas duas etapas que disputou este ano na Liga MEO Surf teve um desempenho notável chegando em ambas às meias-finais.
O dia ficou marcado pela conquista do primeiro título nacional para Joaquim Chaves que, ao qualificar-se para as meias-finais depois de ter vencido João Mendonça, celebrou à saída da água um marco histórico na sua carreira. O surfista de 20 anos superou assim Guilherme Ribeiro que foi o seu principal adversário na reta final pela disputa do troféu máximo da 1ª divisão do surf português.
Na final feminina, Maria Salgado venceu a nova campeã nacional de 2023, Francisca Veselko, que ontem conquistou o seu segundo título da Liga MEO Surf. A jovem de Santa Cruz, de apenas 16 anos, que já havia vencido esta etapa no ano passado, alcançou desta forma a segunda vitória consecutiva no Bom Petisco Peniche Pro com o score de 14.00 pontos, o melhor do campeonato. A onda de excelência de 8.00 pontos acabou por fazer a diferença para o resultado final superando a sua adversária que terminou com 13.15 pontos.“A final correu bem, consegui fazer uma onda de 8.00 pontos e mostrar o meu melhor surf” referiu a vencedora. “Estou muito contente por ter conseguido este resultado. Venho muitas vezes a Peniche e ao Lagido, pelo que estou habituada a estas ondas. Agora vou continuar a treinar e para o ano voltar a dar o meu máximo”Gabriela Dinis, que lutou pelo título nacional até este sábado, e Erica Máximo perderam nas meias-finais para Francisca Veselko e Maria Salgado, respetivamente terminando em 3º lugar ex aequo.Resultados finais do Bom Petisco Peniche Pro:Campeões nacionais Liga MEO Surf 2023: Joaquim Chaves e Francisca VeselkoFinal masculina: Guilherme Ribeiro 16,75 x Martim Paulino 10,35 pontosFinal feminina: Maria Salgado 14,00 x Francisca Veselko 13,15 pontosJoaquim Chaves Saúde Best Wave: Guilherme Ribeiro 9,00 pontos Bom Petisco Girls Score: Maria Salgado, 14,00 pontosGo Chill Expression Session: Luís Perloiro e Gabriela DinisWaversby Round (melhor performance desportiva no round 3): João Roque Pinho, 14,15 pontos Waikiki Junior Award: Matias CanhotoPeniche Best Surfer: Matias CanhotoA nível televisivo, o Bom Petisco Peniche Pro pôde ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.Mais informações em www.ansurfistas.com.
Post A Comment:
0 comments: