Este ano, os consumidores portugueses revelam-se menos cautelosos em relação à Black Friday, há mais pessoas com intenção de compra e planeiam gastar, em média, 290€
A blackfriday.pt, startup internacional dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday, em Portugal, divulga hoje o seu estudo anual, realizado pela GFK, sobre as intenções e ações dos consumidores antes, durante e depois da Black Friday, sendo que se estima que o volume de negócio de ecommerce que será faturado durante a semana da Black Friday, em Portugal, seja entre 120M a 130M de euros.
O cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses. De acordo com o estudo, a maioria dos portugueses (72%) planeia gastar, em média, 290 euros durante a Black Friday, ou seja, um aumento do valor de 11%, comparativamente com o ano anterior.
Contudo, para 30% dos potenciais compradores o valor de compras estará abaixo do valor médio apurado e terá um teto máximo de 100 euros. Mas pode até ser mais, uma vez que 24% dos possíveis compradores referem que pretendem gastar entre 101€ a 300 euros. Enquanto que 11% ainda não têm certeza sobre o valor que vão gastar, um valor mais baixo quando comparado com os 27% do ano anterior.
Notavelmente, 63% dos inquiridos estão ansiosos para aproveitar as promoções da Black Friday, mantendo assim o valor em linha com o ano anterior e admitem que vão esperar pela data para aproveitar as promoções. Apesar de um terço dos consumidores iniciar as pesquisas por ofertas um mês antes do evento, é na semana antes (29%) ou no próprio dia do evento (21%) que metade dos portugueses planeia fazer as suas compras.
O estudo revela ainda uma mudança nas preferências de compra, com 42% dos inquiridos a colocar a moda, incluindo vestuário, calçado e acessórios, no topo das suas listas de intenções de compra. Os eletrodomésticos (29%) e os livros (27%) também estão no top três. Surpreendentemente, a tecnologia aparece em quarto lugar e sexto lugar. Além disso, este ano, os produtos alimentares (15%) voltaram a estar em destaque no topo das escolhas.
Embora a Black Friday não seja exclusivamente voltada para o online, mais de metade dos consumidores portugueses planeia fazer compras, em Portugal, tanto online como offline (54%) durante o evento. Em contrapartida, 25% prefere comprar online, enquanto 16% optam por lojas físicas.
De acordo com Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, “apesar das opiniões contraditórias relativamente à Black Friday e à Cyber Monday, 71% dos inquiridos têm uma opinião positiva, o que representa um aumento de +9% em comparação com 2022. A principal razão, indicada por 64% dos consumidores, deve-se ao facto de considerarem que a Black Friday lhes permite poupar dinheiro”.
Por outro lado, o e-mail continua a ser o canal mais importante para 38% dos consumidores, seguindo-se as redes sociais, principalmente o Facebook (37%), que ainda é uma importante fonte de informação e o Instagram (31%). Em quarto lugar, surge o site da blackfriday.pt, que é tão relevante quanto as lojas virtuais da marca.
O estudo da Blackfriday.pt com a GFK, foi conduzido entre 20 de setembro e 04 de outubro e envolveu 502 participantes representativos de diferentes faixas etárias, com idades entre 18 e 74 anos. A pesquisa também revela que 52% das compras online durante a Black Friday serão feitas por mulheres, e a maioria dos compradores está localizada na região norte do país (35%).
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