REDEFININDO O MUNDO EM 2023": ESTUDO DA PROSEGUR REDEFINE AS CINCO TENDÊNCIAS GLOBAIS DO FUTURO
- A Prosegur Research destaca o impacto dos eventos disruptivos na sua revisão semestral, redefinindo as perspetivas para 2023.
- José María Blanco, Diretor da Prosegur Research, sublinha a necessidade de adaptação a um cenário volátil e destaca a maneira como os eventos disruptivos estão a redefinir a realidade global.
"Numa altura de volatilidade e mudança constante, é fundamental adaptarmos as nossas perspetivas para compreendermos melhor o mundo que nos rodeia", afirma José María Blanco, Diretor da Prosegur Research.
As conclusões do relatório destacam um desenvolvimento tecnológico contínuo, com a inteligência artificial generativa, o metaverso e a computação quântica a ocuparem cada vez mais as esferas dos negócios. Ao mesmo tempo, a saúde e a sustentabilidade estão a convergir numa abordagem centrada no indivíduo e no bem-estar do ecossistema.
As cinco tendências redefinidas que determinarão o futuro são:
- Poder difuso: a volatilidade, as rivalidades geopolíticas, a desinformação, a reconfiguração das cadeias de abastecimento e o enfraquecimento das instituições são fatores que criaram um cenário de constante reconfiguração de poder.
- Economia stakeholder: a pandemia e os novos conflitos internacionais estão a provocar uma fragmentação dos grupos e uma procura pela autossuficiência que redefinem os mercados e os sectores económicos.
- Capacitação individual e coletiva: o empoderamento está a gerar novas exigências aos intervenientes políticos e empresariais, impulsionando a participação dos cidadãos e originando mudanças na esfera pública.
- Convergência tecnológica: as transformações nas "big tech", a evolução da IA e os novos desafios da cibercriminalidade estão a moldar a inovação e o desenvolvimento a nível mundial.
- Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saúde: estes termos estão interligados, uma vez que a sustentabilidade é inconcebível sem colocar a saúde e as pessoas no centro.
O relatório sublinha a necessidade de abordar estas tendências numa perspetiva estrutural e holística. Para tal, destaca também os riscos sistémicos que interagem e têm impacto no sistema global, incluindo a evolução do controlo sobre elementos como a terra, o mar e o ar; a demografia como uma força que reformula o futuro; e a erosão da coesão social.
Em tempos de incerteza e de rápida evolução, a capacidade de antecipar tendências e de se adaptar a realidades em mudança é essencial. José María Blanco explica como a Prosegur Research continua a oferecer uma perspetiva crítica e construtiva para compreender o mundo que nos rodeia.
Ver o estudo completo aqui: "A Twist on the world in 2023".
Post A Comment:
0 comments: