Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Entrevista a Tiago Santos, CEO da Enlitia

Entrevista a Tiago Santos, CEO da Enlitia
Share it:
A Enlitia dedica-se ao desenvolvimento de soluções de análise de dados. Com um historial de 5 anos de experiência, a empresa tecnológica tem 23 colaboradores espalhados por Portugal, Roménia e Ucrânia.  Serve clientes em 12 países, incluindo a EDP, EDP Renováveis, Galp, Ventient Energy e ERG. 
O que realmente distingue a Enlitia é a sua abordagem inovadora para integrar a Inteligência Artificial no seu ecossistema de algoritmos, criando uma plataforma unificada que optimiza a experiência do utilizador.

A plataforma da Enlitia dedica-se a melhorar o desempenho dos activos de energia renovável através do aproveitamento do poder dos dados. A Enlitia compreende o desafio enfrentado pelo sector - uma quantidade avassaladora de dados gerados diariamente e a questão de saber o que fazer com eles. Esta inovação fornece informações em tempo real sobre toda a carteira de activos de energias renováveis, independentemente da tecnologia. Isto permite uma tomada de decisões mais rápida e segura com base em dados, eliminando as ineficiências associadas à avaliação manual.

Como principais destaques temos:
  • Revolucionar a energia renovável: A abordagem de vanguarda da Enlitia não se limita a gerar energia renovável: trata-se de a optimizar até ao seu potencial máximo. Ao integrar a IA nas suas soluções, a empresa está a liderar o processo de tornar a energia renovável mais eficiente, fiável e acessível.
  • Plataforma inovadora de monitorização do desempenho dos activos: A Enlitia está pronta para revelar a sua Plataforma de Monitorização de Desempenho de Activos, uma solução inovadora que promete redefinir a forma como monitorizamos e optimizamos os activos de energia renovável. Esta plataforma permite que as organizações maximizem a produção dos seus recursos solares e eólicos, minimizando os custos operacionais.
  • O Futuro da Sustentabilidade: Numa era em que as soluções de energia sustentável são mais urgentes do que nunca, a história desta empresa portuguesa exemplifica um novo caminho a seguir. A sua tecnologia assegura que a energia renovável continua a ser uma solução viável e robusta para um futuro mais ecológico.
Tivemos a oportunidade, a qual agradecemos, de entrevistar Tiago Santos, CEO da Entilia. Vamos então ver.

Em que consiste a Enlitia e como foi criada?

A Enlitia é uma spin-off da empresa Smartwatt e tem um background de 5 anos de experiência, dedicados à Inteligência Artificial. Conta com clientes em 12 países e receitas de 1 milhão de euros, em 2022. Com um produto único baseado num ecossistema de algoritmos, promete revolucionar as energias solar e eólica. O foco da Enlitia é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios.

As Energias Renováveis são essenciais para um futuro mais verde. De que maneira a Enlitia pode revolucionar isso?

O setor energético é um dos mais relevantes a nível global. A pressão da sociedade e a urgência climática, fazem com que a produção de energia renovável, que depende de recursos naturais imprevisíveis, tenha de evoluir rapidamente. Esta evolução deve acontecer de forma eficiente, para responder às necessidades energéticas atuais com o mínimo de impacto no planeta. A Enlitia representa um marco significativo na forma como os produtores de energia solar e eólica utilizam os seus dados. Com o seu ecossistema de algoritmos, a Enlitia traz para o mercado um sistema que garante melhores tomadas de decisão.

Que tipo de serviços e projetos tem a Enlitia neste momento?

Neste momento, estamos focados na introdução do nosso produto no mercado. O foco é posicionar a Enlitia à altura do valor adicionado pelo nosso produto, a plataforma. O desenvolvimento do ‘roadmap’ é também uma prioridade, sendo o objetivo introduzir durante o próximo ano um conjunto de novas funcionalidades que irão permitir aos nossos utilizadores explorar mais o poder dos dados. Continuamos, também, com o desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial junto dos nossos principais clientes, para que estes possam implementar a melhor estratégia de inteligência artificial.
Falem-nos da plataforma inovadora de monitorização do desempenho dos ativos. O quão diferente é esta plataforma?

A Enlitia apresentou-se ao mercado com um ecossistema único de algoritmos que garante a maximização da produção de energia solar e eólica, minimizando o impacto da sua variabilidade. Os nossos algoritmos trabalham em conjunto para criar uma dimensão de informação valiosa e precisa, permitindo que a produção de energia renovável se torne mais eficiente e sustentável. Esta plataforma unificada e intuitiva permite perceber o estado dos ativos renováveis em tempo real, bem como antever o seu comportamento nos dias seguintes. Ao criar e interligar indicadores que avaliam a performance e o risco de forma simples e intuitiva, estamos a revolucionar processos. No passado demoravam três meses, agora podem demorar apenas três horas.

De que forma a IA vai revolucionar os projetos da Entilia?

A inteligência artificial é o core business da Enlitia. A plataforma foi desenhada para criar um ecossistema de algoritmos que trabalham em conjunto para gerar insights que permitam tomar as melhores e mais eficientes decisões. A inteligência artificial por si, numa primeira fase, apenas traz mais informação. Hoje, já existem centenas de algoritmos com a capacidade de serem aplicados para resolver o mesmo problema e, claro, nenhum é melhor face a todos os outros.

A plataforma da Enlitia permite que os diversos algoritmos sejam integrados e que se combinem, disponibilizando assim uma informação mais precisa mantendo todos os indicadores que os utilizadores estão habituados no dia a dia. A plataforma foi desenvolvida não só com a capacidade de combinar os melhores algoritmos, mas também com a capacidade de simplificar a sua utilização e valor, permitindo ao utilizador aceder à informação que necessita no menor espaço de tempo possível.

6. Tiago, fale-nos um pouco do seu percurso e da sua vida profissional até chegar à Entilia.

Desde cedo existiu uma paixão pela tecnologia e pelo setor energético. Durante o percurso académico estes temas sempre estiveram presentes, sendo que o mote para estes algoritmos foi a minha tese de mestrado. A dissertação consistiu no desenvolvimento de um algoritmo que permite, em tempo útil, fazer a previsão de produção de eólica para os próximos dias. Depois, surgiu a Smartwatt e o departamento que criei e liderei. Fazíamos desenvolvimento de algoritmos sempre com o objetivo de utilizar os dados da energia para tornar os processos de produção e distribuição mais eficientes.

A Enlitia surge como a empresa que irá trazer para o mercado o primeiro ecossistema de algoritmos que irá permitir a todos os produtores de energia solar e eólica utilizarem de forma eficiente o poder da inteligência artificial para otimizarem o seu portfolio.

7. Que "ideias" tem para o futuro da empresa?

Ideias? Imensas. Todos os dias ao desenvolver novas features abrimos novas possibilidades, é o poder da Inteligência artificial e o poder dos dados. Desbloqueamos permanentemente novas dimensões de informação.

Mais do que ideias, neste momento estamos focados na execução e na entrega de valor real a uma indústria com essa necessidade. O futuro da Enlitia passa por transformar-se no ecossistema de algoritmos para a energia, juntando tecnologia com conhecimento da comunidade.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: