Kaspersky revela os principais esquemas fraudulentos da Black Friday
Com a aproximação da Black Friday, a Kaspersky publica um novo relatório que revela as mais recentes ciberameaças relacionadas com as compras online. As conclusões revelam mais de 13 milhões de ataques de phishing relacionados com lojas de ecommerce em 2023, com os burlões a imitarem lojas populares e marcas de luxo.
De acordo com os especialistas da Kaspersky, as burlas e o phishing são as táticas preferidas dos autores de fraudes que procuram obter lucros. Nos primeiros dez meses de 2023, a Kaspersky identificou 30 803 840 ataques de phishing dirigidos a compras online, sistemas de pagamento e instituições bancárias, tendo as plataformas de comércio eletrónico sido utilizadas como isco em 43,5% do total dos ataques (13 390 142 ataques).
Desde outubro, foi observado um aumento notável, de três vezes mais, nos domínios que utilizam as palavras "Black Friday". Os websites nestes domínios variam entre lojas inexistentes e réplicas convincentes de verdadeiros pontos de venda online.
A Kaspersky identificou consistentemente inúmeras lojas falsas que oferecem vestuário, eletrodomésticos e gadgets desde o início do outono. Os esquemas mais prevalecentes centram-se na criação de lojas fraudulentas onde as vítimas pagam por produtos que nunca recebem.
Outro esquema envolve a associação de um cartão para alegadamente pagar bens, permitindo aos burlões levantar gradualmente o dinheiro e esvaziar as contas das vítimas.
Por exemplo, um sítio Web enganador imita uma plataforma de compras muito conhecida, seduzindo os utilizadores com uma oferta para adquirir um cartão de oferta de 800 euros por 1,95 euros. Como o cartão-presente prometido é normalmente inexistente, os utilizadores perdem dinheiro para os burlões que estão por detrás desta configuração fraudulenta.
Exemplo de página de phishing de compras
Os peritos da Kaspersky também revelam que os burlões visaram potenciais vítimas com esquemas que utilizam grandes marcas líderes da indústria, como o eBay, Walmart, Alibaba, entre outras, em 240.000 ataques de phishing. A atração por um roubo de maiores dimensões e rentabilidade leva os burlões a fazerem-se passar por marcas de luxo.
Os burlões também visam os entusiastas da tecnologia, imitando os produtos e serviços da Apple na altura da Black Friday. As soluções da Kaspersky detetaram 2,8 milhões de ataques de phishing deste tipo entre janeiro e outubro de 2023. Os amantes de jogos de vídeo são também vítimas de burlas nas consolas, que prometem compras legítimas e promoções atrativas, mas acabam por deixar os utilizadores sem o seu dinheiro.
"As compras online, especialmente durante eventos de pico como a Black Friday, são um alvo privilegiado para esquemas fraudulentos. Os autores de fraudes intensificam as suas atividades nestas alturas, tirando partido do aumento do tráfego online e do desejo dos compradores por ofertas especiais. É crucial ter discernimento e adotar práticas online seguras, protegendo-se contra potenciais ameaças enquanto desfruta dos benefícios do mercado digital", aconselha Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky.
Para saber mais sobre o cenário de ameaças às compras online em 2023, visite a Securelist.com.
Para aproveitar o melhor que a Black Friday tem para oferecer este ano, não se esqueça de seguir algumas recomendações de segurança:
· Não confie em ligações ou anexos recebidos por correio eletrónico; verifique novamente o remetente antes de abrir seja o que for.
· Verifique novamente os websites das lojas online antes de preencher qualquer informação: o URL está correto? Existem erros ortográficos ou erros de conceção?
· Proteja todos os dispositivos que utiliza para fazer compras online com uma solução de segurança fiável. O Kaspersky Premium protege os seus utilizadores de vários tipos de esquemas de compras fruadulentos.
· Se quiser comprar algo a uma empresa desconhecida, consulte as críticas antes de tomar qualquer decisão.
· Apesar de tomar o maior número possível de precauções, provavelmente só se aperceberá de que algo está errado quando vir o extrato do seu banco ou do seu cartão de crédito. Por isso, se ainda estiver a receber extratos em papel, não espere que cheguem à sua caixa de correio. Inicie sessão online para ver se todas as cobranças parecem legítimas - se não forem, contacte imediatamente o seu banco ou a empresa do cartão de crédito para resolver a situação.
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