Criptomoeda convence consumidores europeus
Um novo inquérito global "The Super Sale Game: who's the winner? Um estudo sobre a forma como fazemos compras e pagamos", conduzido pela Arlington Research para a Kaspersky, explora as opiniões e atitudes dos consumidores em relação à criptomoeda
Os consumidores estão a perder o medo da criptomoeda, à medida que os jogadores lideram o caminho para a sua normalização, revela um novo inquérito da Kaspersky. De acordo com a pesquisa, 72% por cento dos jogadores europeus possuem hoje moeda digital, e 48 por cento dos sujeitos do estudo descrevem-se como 'muito conhecedores' ou 'extremamente conhecedores de criptomoeda'. Outra descoberta surpreendente é o facto de a diferença de conhecimentos entre homens e mulheres ter diminuído desde 2022. O estudo também descobriu que 29% dos consumidores acredita que a criptomoeda é o futuro das compras e gostaria de usá-la como opção de pagamento para na sua vida diária –até mesmo para comprar alimentos.
Os estudos globais provam que existe um nível muito elevado de sensibilização para as criptomoedas: 92% dos inquiridos já ouviram falar delas. Cinquenta por cento afirmaram que já ouviram falar delas e que sabem o que são. De facto, em todo o mundo, a principal associação às criptomoedas é o facto de representarem o "futuro do dinheiro", apesar de alguns países se manterem céticos. Tendo isto em conta, a Kaspersky investigou o comportamento e as atitudes dos utilizadores relativamente à utilização de criptomoedas.
A Kaspersky descobriu que o conhecimento dos consumidores europeus sobre a criptomoeda e a sua confiança nela aumentaram. Quase metade dos inquiridos no inquérito (48%) afirmaram ter "muito" ou "extremamente conhecimentos" sobre a moeda digital. As mulheres parecem ter aumentado a sua familiaridade com o assunto, uma vez que 41% afirmam saber muito sobre criptomoedas, em comparação com 46% dos homens - uma diferença que diminui de ano para ano. Os jogadores são particularmente conhecedores, com 72% por cento a possuir criptomoedas.
De acordo com os resultados do estudo, mais de um quarto dos inquiridos na europa acredita que os pagamentos com criptomoedas se tornarão uma escolha comum para as compras online (29% ) e 26 por cento dos inquiridos utilizá-las-iam mais, se tivessem mais oportunidades. Além de a maioria ( 77%) pagar confortavelmente as compras online com dinheiro digital, a maioria dos inquiridos (80%) sente-se mesmo à vontade para o utilizar para pagar os seus produtos numa loja física.
Os jogadores tendem, naturalmente, a comprar artigos relacionados com a sua paixão, como jogos de vídeo (50%), e compras ou atualizações no jogo (34%), mas 38% também o utilizam para comprar equipamento de jogo, como teclados especiais, volantes, comandos e pedais especiais para jogos de corrida. As pessoas também estão a utilizar as criptomoedas para comprar vestuário (34%) e mercearias (27%).
É interessante verificar que estes compradores estão menos dispostos a comprar artigos de valor extremamente elevado, como uma casa (18%) ou automóveis (22%), utilizando criptomoedas.
Quanto às preocupações e riscos relacionados com as criptomoedas, a volatilidade e as burlas foram referidas por 39% dos inquiridos. A perceção de uma potencial vulnerabilidade afastou alguns compradores, uma vez que 13 por cento não têm a certeza de como proteger adequadamente a moeda criptográfica, o que os torna menos propensos a utilizá-la.
"Os resultados do nosso inquérito mostram que os conhecimentos dos utilizadores sobre a criptomoeda aumentaram nos últimos anos. Atualmente, quase metade dos inquiridos (48%) têm a certeza de que conhecem muito bem ou extremamente bem o dinheiro digital. Apoiamos as necessidades da comunidade criptográfica adicionando funcionalidades de proteção especiais às nossas soluções de segurança, para que os nossos clientes possam trabalhar com criptomoedas sem arriscar o seu dinheiro e dados pessoais no ciberespaço", refere Marina Titova, Vice-Presidente de Marketing de Produtos de Consumo da Kaspersky.
O relatório completo "The Super Sale Game: who's the winner? Um estudo sobre a forma como fazemos compras e pagamos" está disponível nesta ligação.
Já em novembro passado, a Kaspersky conduziu um inquérito "O lado negro da Black Friday: descodificar as ciberameaças em torno da maior época de compras do ano", dedicado ao spam e phishing durante a Black Friday. O relatório completo está disponível através da hiperligação acima.
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