Mais de 130 candidatos fazem último teste para entrarem na escola 42 Porto
133 candidatos acabam de iniciar no Porto a última prova - depois de superados os testes online - antes de ingressarem no curso da escola 42 que arranca em abril. A chamada Piscine é um bootcamp intensivo de 26 dias onde vão aprender as bases de programação e descobrir o método peer-to-peer. E esta é já a oitava piscine na 42 Porto, que abriu portas em junho de 2022.
Os candidatos representam 11 nacionalidades e 84% tem pouca ou nenhuma experiência em programação. A idade média é de 27 anos, mas o candidato mais jovem tem 17 anos e o mais velho tem 51 anos.
Os perfis são os mais variados: desde um aluno de doutoramento a um árbitro, passando por um serralheiro, professor de música, motorista de tuk tuk, bombeiro sapador, microbiologista, psicólogo, entre outros.
A Escola 42 é considerada a melhor escola de Software Development do mundo, oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores.
Nesta escola aprende-se de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, bem como a criatividade, autonomia e resiliência.
O programa da 42 é 100% gratuito (a escola é totalmente financiada por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.
As candidaturas estão abertas 365 dias por ano no Porto e em em Lisboa através dos links apply.42porto.com e apply.42lisboa.com.
Desde que abriu portas em Portugal, em julho de 2020, a 42 já soma 11 kick-offs, mais de 1000 alunos, mais de 36 mil candidatos registados, 14 Piscines em Lisboa e 8 no Porto, onde chegou em junho de 2022.
O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.
No Porto, conta com o apoio de vários mecenas que viabilizam a existência do Programa. É o caso da Critical TechWorks, Câmara Municipal do Porto, Teya, Amorim, BA Glass, OTIIMA, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, e João Nuno Macedo Silva.
A 42 em Portugal
A 42 entrou em Portugal em julho de 2020 na cidade de Lisboa. Desde que abriu portas, já registou mais de 30.000 candidaturas de todo o país e conta hoje com cerca de 400 alunos.
A idade média dos alunos da 42 em Portugal é de 27 anos, com idades compreendidas entre os 17 e os 57. São 25 as nacionalidades dos alunos, tais como os perfis são muito diferentes, mas têm em comum o facto de verem na programação uma oportunidade para as suas carreiras. Jovens que terminaram o ensino secundário, alunos universitários, profissionais das mais variadas áreas: Advogados, Músicos, Farmacêuticos, Personal Trainers, Motoristas, Chefs, Canalizadores, Pilotos, Militares, Médicos, Engenheiros, Bartenders, Polícias, Profissionais de Limpeza, entre muitos outros.
O mais curioso é que mesmo sem terem ainda completado o curso e ainda no princípio da sua carreira enquanto programadores, cerca de 10% destes alunos já conseguiram uma experiência profissional enquanto developers.
Em Lisboa a 42 conta com o apoio dos seguintes mecenas: Fundação Santander, Vanguard Properties, Fidelidade, Reformosa, Bi4all, Mercedes-benz.io, Observador, Dst Group, BA glass, Casa Relvas, NTT Data, Huawei, Axians, Sul Account, The Claude and Sofia Marion Foundation, Família Alves Ribeiro e Rita e Filipe Botton, Fundação José Neves.
A 42 no mundo
Fundada em Paris em 2013, a 42 tem hoje mais de 18 mil alunos em 30 países, sendo reconhecida como uma das melhores escolas de programação e uma das mais inovadoras do mundo, segundo o ranking WURI 2022 onde constam outras instituições de ensino como o MIT, Stanford e Harvard, por exemplo.
Aprender na 42 é totalmente gratuito, não exige qualquer background académico ou experiência em programação. O único requisito é que os candidatos tenham pelo menos 18 anos.
Na 42 aprende-se de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de trabalho em equipa e de resolução de problemas.
Como funciona?
Para aceder ao curso da Escola 42 é necessário passar dois testes online e completar a “piscina”, um bootcamp de 26 dias intensivos nas instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles.
O curso da 42 é partilhado nas mais de 50 escolas em todo o mundo. Demora entre 16 e 20 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional.
Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decidem quais as áreas que mais lhes interessam e que querem explorar. Entre Inteligência Artificial, Cybersecurity, Web Development, entre outras, poderão desenvolver projetos que acompanham o avanço tecnológico. Mais uma vez, e para que depois recebam um certificado de especialização, terão que fazer uma experiência profissional em que coloquem em prática toda a aprendizagem.
A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus.
Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro.
Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.
Post A Comment:
0 comments: