NTT DATA lidera criação de sistema europeu inovador para deteção e prevenção de pandemias
A consultora global de negócio e tecnologia lidera o consórcio que desenvolve o projeto para criar um sistema de tecnologia avançada dedicado à deteção e prevenção de pandemias.
A iniciativa é promovida pela Agência Europeia de Saúde (HaDEA) e pela Autoridade Europeia de Resposta a Emergências Sanitárias (HERA), com um investimento de mais de 20 milhões de euros num período inicial de três anos.
A NTT DATA, Inc, líder mundial em serviços tecnológicos, lidera a construção e conceção da "Advanced Technology for Health INtelligence and Action It System (ATHINA)", para a Agência Europeia de Saúde (HaDEA) e Autoridade Europeia de Resposta a Emergências Sanitárias (HERA). A nova plataforma tem como objetivo reforçar a capacidade da Europa para prevenir, detetar e responder rapidamente a emergências de saúde transfronteiriças, com especial incidência na identificação e prevenção de pandemias.
O ATHINA será desenvolvido por um consórcio de empresas, liderado pela NTT DATA e composto pela Netcompany-Intrasoft, contando com mais de 50.000 colaboradores altamente qualificados, além de contar com a experiência da IQVIA. O investimento estratégico total é superior a 13 milhões de euros num período inicial de três anos.
O ATHINA é um sistema de informação de alta tecnologia que vai aproveitar uma quantidade sem precedentes de dados relacionados com a saúde pública e a sua cadeia de valor para disponibilizar informações de forma rápida e evidências orientadas para a ação sobre potenciais ameaças globais à saúde. As principais funções do ATHINA serão monitorizar, detetar, analisar e dar prioridade às ameaças, identificar as contramedidas disponíveis e disponibilizar opções de resposta, contribuindo assim para a construção de uma União Europeia da Saúde mais forte.
Financiado pela UE, este projeto representa um passo significativo na preparação e resposta eficazes a emergências sanitárias, apoiando os esforços da HERA no sentido de reforçar a capacidade da Europa para prevenir, detetar e responder rapidamente a ameaças sanitárias transfronteiriças graves. Um compromisso que sublinha a importância de enfrentar eficazmente as ameaças globais à saúde e que reafirma a posição do consórcio como líder na vanguarda da resposta a pandemias.
"Mais uma vez, a tecnologia dá-nos a oportunidade de estarmos mais bem preparados para responder a desafios tão importantes como uma pandemia ou qualquer outro risco QBRN (químico, biológico, radiológico ou nuclear). A NTT DATA está, portanto, muito satisfeita por poder liderar este projeto, que acreditamos vai contribuir, sem dúvida, para a criação de uma União Europeia da Saúde mais robusta e unida", sublinha Esther Saavedra, EC Health Account Manager da NTT DATA.
Por sua vez, Patrícia Câmara Borges, Diretora da área de Saúde da NTT DATA Portugal, acrescenta que “Depois de termos sido fortemente impactados pela Covid 19, e perante o elevado risco de novas pandemias, é de extrema relevância desenvolver capacidades de resposta clínica e de gestão que nos permitam responder de forma mais eficiente e eficaz, e, necessariamente, global. A NTT DATA está por isso muito orgulhosa de liderar este projeto europeu que, tendo por base tecnologia avançada, permitirá apoiar a União Europeia na deteção precoce de ameaças e na gestão de soluções de resposta às ameaças globais em Saúde, como são o caso das pandemias.”
Post A Comment:
0 comments: