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Redução dos custos digitais pode pôr em risco a privacidade e segurança

Redução dos custos digitais pode pôr em risco a privacidade e segurança
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Redução dos custos digitais pode pôr em risco a privacidade e segurança

· Cerca de 62% dos consumidores estão mais conscientes em relação ao armazenamento de informação pessoal no processo das compras online

· Aproximadamente 40% dos consumidores deixam de utilizar os serviços de streaming, mas afirmam que continuarão a partilhar os dados de login
Por toda a Europa, o custo de vida e a inflação apresentam perspetivas económicas sombrias para 2024. Como consequência, os consumidores mais cautelosos estão a reduzir as despesas domésticas, desde alimentos a compras online e smartphones. No entanto, numa tentativa de reduzir os custos digitais em 2024, também se arriscam a comprometer a privacidade pessoal. A Kaspersky releva que, cada vez mais, as pessoas partilham os seus logins de serviços de streaming como forma de economizar.

O estudo sobre as resoluções digitais da Kaspersky para o ano de 2024 clarifica a evolução do comportamento e das tendências dos consumidores e destaca as formas dinâmicas como as pessoas na Europa estão a gerir os custos deste ano.

Os saldos online aumentam o risco de fraude nos pagamentos

Segundo o estudo da Kaspersky, 62% dos inquiridos prometem estar mais atentos à forma como guardam as informações de pagamento online. Os pagamentos feitos através de “um clique", que demoram apenas milissegundos, permitem aos clientes guardar dados financeiros nas suas lojas preferidas. Apesar de ser uma forma de pagamento rápida e fácil, os tokens de segurança nem sempre são tão seguros como aparentam ser.

De acordo com os especialistas da Kaspersky, as burlas e o phishing são as táticas preferidas dos cibercriminosos. Nos primeiros 10 meses de 2023, estes especialistas identificaram mais de 30 milhões de ataques de phishing dirigidos às compras online, aos sistemas de pagamento e às instituições bancárias, sendo que as plataformas de e-commerce foram utilizadas como isco em 43,5% dos ataques (13,3 milhões de ataques).

Apesar de este estudo demonstrar uma preocupação da redução do consumo e na contenção das despesas, também revela que 60% dos inquiridos estão ansiosos por continuar a procurar e adquirir produtos baratos online e 49% planeiam explorar uma variedade de atividades online gratuitas, aumentando potencialmente a sua exposição à fraude.

Logins de serviços de Streaming

Para além de se esperar uma diminuição, por parte dos consumidores, na compra dos novos smartphones, como forma de lidar com o custo de vida atual, os serviços de streaming também vão sofrer uma queda em 2024. Cerca de 36% dos inquiridos esperam reduzir o número subscrições de serviços de streaming e 32% admitem que se sentem confortáveis a partilhar logins com amigos e familiares.

A investigação mostra que os jovens da Geração Z (entre os 18 e os 25 anos) exigem total privacidade. No entanto, e paradoxalmente, estão dispostos a partilhar as passwords dos serviços de streaming. Revela, também, que os jovens têm consciência da incerteza sobre a segurança das suas contas, porque não conhecem os hábitos digitais dos amigos ou da família. Ao contrário dos mais jovens, os Baby Boomers (55-65 anos) demonstram alguma preocupação na partilha de logins destes serviços.

Outra conclusão preocupante deste estudo é que aproximadamente 23% dos consumidores admitem que estão a planear fazer o download e transmissão de filmes ou programas de televisão, ilegalmente, o que os expõe a fraudes ou à partilha de informações pessoais na dark web.

A alteração dos hábitos de consumo para o ano de 2024 revela que os países tomaram medidas diferentes para fazer face ao custo de vida. França e a Alemanha têm menos probabilidades de utilizar a Internet para aceder a ofertas e atividades mais baratas ou gratuitas do que os outros países. Além disso, para além de optarem por não mudarem de smartphones em 2024, os inquiridos alemães mostram-se mais relutantes em tomar quaisquer medidas para fazer face ao custo de vida do que todos os outros países.

“Por muito boa que a Internet possa ser para comparar preços e conseguir uma pechincha, é também um paraíso para os autores de fraudes e burlas. Por isso, é muito importante que, à medida que as pessoas estabelecem prioridades financeiras pessoais para 2024 e examinam cuidadosamente as suas despesas online, se mantenham atentas aos potenciais perigos. É também imperativo pensar na sua segurança quando partilha passwords com amigos e familiares”, sublinha David Emm, Investigador Sénior de Segurança da Kaspersky.

Segundo o mesmo especialista, “pode parecer magnânimo e inofensivo, mas uma password comprometida pode facilmente levar a muitas contas comprometidas e a um conjunto de custos indiretos. Ao estar mais atento às lojas que solicitam os seus dados financeiros e ao não partilhar passwords dos serviços de streaming, pode criar um estilo de vida digital mais organizado, seguro e económico em 2024”.

Metodologia do estudo

Estudo online realizado a 5 000 adultos europeus, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, com quotas representativas a nível nacional em termos de género, idade e região, conduzido pela agência independente de estudos de mercado Arlington Research, entre novembro e dezembro de 2023.
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