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SPC ajuda com 6 recomendações de segurança tecnológica para utilizadores séniores

SPC ajuda com 6 recomendações de segurança tecnológica para utilizadores séniores
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SPC ajuda com 6 recomendações de segurança tecnológica para utilizadores séniores

Muitos de nós queremos oferecer gadgets aos avós para que estes se sintam mais próximos de nós durante o ano. Mas, para que os idosos se iniciem na tecnologia é necessário ajudá-los a ter uma correta utilização da tecnologia. A SPC deixa algumas recomendações de segurança!

Muitos de nós queremos oferecer gadgets aos avós para que estes se sintam mais próximos de nós durante o ano, mas para que os idosos se iniciem na tecnologia é necessário ajudá-los a ter uma correta utilização da mesma. A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo deixa algumas recomendações de segurança!

1. Utilizar tecnologia adaptada às necessidades dos mais sériores 

Para que os idosos se iniciem na tecnologia e tenham acesso a uma ampla gama de opções e funcionalidades, é crucial que utilizem dispositivos especialmente concebidos, desenhados e fabricados para eles, como os smartphones voltados para os mais séniores.

Estes são telemóveis que possuem todas as capacidades comuns de um telemóvel, mas apresentam um processo de usabilidade adaptado às necessidades deste grupo, incluindo ícones de grandes dimensões, teclas físicas combinadas com ecrãs tácteis, e teclas de emergência para alertar os contactos próximos em caso de necessidade. Modelos como o SPC ZEUS 4G PRO incluem características especificamente desenvolvidas para o público sénior.

Além disso, os telefones para idosos da SPC vêm com o Smart Help, um conjunto de funcionalidades de ajuda inteligente que facilita a introdução da tecnologia aos idosos em casa de maneira fácil, rápida e simples. Esta função permite configurar remotamente os dispositivos do familiar idoso a partir de outro telefone e local, aumentar o toque ao máximo ao ligar para os avós e definir notificações inteligentes que alertam se o dispositivo do familiar não registou atividade recente.

2. Simplificar as senhas de acessos

Para além de configurar as suas contas on-line sempre com a ajuda de um familiar, a SPC aconselha aos utilizadores mais séniores escolherem, sempre que for possível, senhas que sejam fáceis de lembrar, mas difíceis de adivinhar. O ideal será mesmo considere a utilização de frases ou palavras-chave relevantes a nível pessoal para que sejam mais privadas mas também fáceis de recordar quando necessário.

3. Aprender o que são ataques de phishing para que possam identificá-los e evitá-los

Os ataques de phishing podem vir através de contas de e-mails, mensagens ou chamadas telefónicas suspeitas. Como o objetivo é convencer a vítima de que a mensagem é legítima, levando-a a clicar em links maliciosos, é importante sensibilizar os utilizadores mais séniores a não fornecer informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, ou dados de acesso a contas.

4. Seja cauteloso nas redes sociais

Se o seu avó ou avó são ativos nas redes sociais, devem limitar, o mais possível, as informações pessoais compartilhadas nas redes sociais, especialmente as horas a que sai de casa, as horas a que chega, quando vai de férias, etc. Pode parecer exagerado, mas os idosos devem ter muito cuidado com os utilizadores que os seguem nas redes sociais e por isso devem aceitar apenas convites de amizade de pessoas suas conhecidas.

5. Utilizar redes seguras para se ligar à Internet

No que se refere às redes Wi-Fi, sempre que estiver fora de casa, evite aceder a redes públicas não seguras e nunca realize financeiras ou aceda a informações pessoais nestas redes públicas, porque não sabemos se estão devidamente protegidas. Se necessário, selecione sempre que possível uma rede privada virtual (VPN) para proteger a sua ligação à Internet e proteger a integridade dos seus dispositivos e dos seus dados pessoais.

6. Manter os contactos atualizados

Para manter a informação correta e segura nos seus dispositivos tecnológicos, é fundamental que os utilizadores mais séniores mantenham a lista de contatos de emergência e de familiares, sempre atualizada, caso seja necessário. Caso recebam uma chamada de um número desconhecido, é importante que nunca forneçam informações pessoais ou financeiras em chamadas não solicitadas, devendo consultar um familiar ou amigo antes de tomar qualquer decisão.

Ao seguir esses conselhos, os utilizadores idosos podem desfrutar dos benefícios da tecnologia de forma mais segura e confiante, garantindo uma experiência digital positiva.

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