Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

MAIOR TELESCÓPIO DO MUNDO ATINGE MARCO RELEVANTE

ENGENHEIROS PORTUGUESES ACOMPANHAM CONTROLO DE QUALIDADE DO ELT | Extremely Large Telescope, o maior telescópio do mundo
A construção do Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) atingiu um marco importante com a entrega ao ESO e o envio para o Chile dos primeiros 18 segmentos do espelho principal do telescópio (M1).

Quando chegarem ao Chile, os segmentos serão transportados para as Instalações Técnicas do ELT, no Observatório do Paranal do ESO, no deserto do Atacama, onde serão revestidos em preparação para a sua futura instalação na estrutura principal do telescópio.

Sendo fisicamente impossível fabricar o M1 numa só peça, o espelho será constituído por 798 segmentos individuais dispostos num enorme padrão hexagonal, fabricando-se ainda 133 segmentos adicionais para facilitar o recobrimento dos segmentos. Com um diâmetro de mais de 39 metros, este será o maior espelho de telescópio do mundo.

O ISQ está a acompanhar o controlo de qualidade da produção dos suportes para os segmentos do M1 bem como a sua integração com o respetivo espelho. O M1 é o espelho base do E- ELT .

O ISQ é o consultor na área da Garantia da Qualidade para a totalidade do projeto e tem uma intervenção num espectro muito abrangente de atividades. Desde o apoio na estruturação do sistema da qualidade em cada um dos eixos do projeto até ao acompanhamento do fabrico de sistemas e subsistemas.

A consultoria do ISQ está focada, em concreto, nas áreas da qualidade e da segurança, nomeadamente análise e revisão do sistema de qualidade, com propostas de melhorias que foram largamente adotadas pela ESO e que fazem agora parte das especificações dos Cadernos de Encargos do projeto. A participação do ISQ na construção deste telescópio surge na sequência de uma colaboração mais vasta com a ESO em projetos como o telescópio VST, Survey Telescope, o mais recente telescópio instalado no Observatório do Paranal do ESO, no deserto de Atacama, no norte do Chile concebido para mapear o céu nos comprimentos de onda do visível. As duas entidades colaboraram também no fabrico dos crióstatos do Atacama Large Millimeter Array - telescópio de última geração que estuda a radiação produzida por alguns dos objetos mais frios do Universo, o ALMA, formado por 66 antenas, hoje instalado em Atakama, no Chile.

O ISQ colaborou ainda na conceção e apoio à implementação do manual de segurança da sede do ESO em Garching, na Alemanha. Faz ainda parte da vasta experiência do ISQ a sua participação na inspeção da nova cobertura da central de Chernobyl, bem como em múltiplos projetos da Agência Espacial Europeia, nomeadamente no foguete lançador ARIANE.

Quando puder iniciar operações científicas, o ELT desempenhará um papel fundamental no estudo de exoplanetas, energia e matéria escura, estrelas da Via-Láctea e buracos negros, bem como o estudo do universo primitivo logo após o Big Bang. Essas observações e pesquisas fornecerão informações cruciais que permitirão expandir o nosso conhecimento sobre o Cosmos e realizar descobertas científicas significativas.

info