Por localização, 66% do volume de negócios* do Grupo MARCO provém da Europa, com a Espanha a representar 40%, seguida de África (8%), América Latina (6%) e Ásia (6%) e os restantes 20% provenientes de serviços globais, não vinculados a nenhum território específico.
O Grupo MARCO, com sede em Espanha e escritórios próprios em 18 países do mundo, incluindo Portugal, continua a registar uma evolução estável no seu volume de negócios, atingindo em 2023 resultados provisórios de 9% de crescimento face ao exercício anterior. No final de 2023, a consultora de comunicação registou um volume de negócios de 16,5 milhões de euros, face aos 15,2 milhões de euros em 2022. Estes valores foram alcançados graças à conquistas de novos clientes tanto em Reputação como em Marca, especialmente com clientes multimercado integrados que combinam serviços de earned, owned e paid media.
Diana Castilho, responsável pela operação da agência em Portugal, refere que “é muito gratificante ver que, apesar da sua dimensão, Portugal consubstanciou a sua posição como mercado estratégico, com a segunda maior quota na Europa depois de Espanha. Para isso contribui a cultura verdadeiramente internacional da equipa e a sua experiência na gestão de clientes multimercado. A MARCO tem contribuído para consolidar e posicionar no mercado nacional algumas das marcas mais reconhecidas do mundo, como a Prime Vídeo, Spotify, Subway, entre muitas outras, tendo recentemente acrescentado ao seu portfólio, clientes como a Autodoc ou a Action, que irá entrar em breve no mercado Português. 2023 foi um ano de desafios superados e mal podemos esperar pelo que 2024 nos reserva.”
A nível global, durante 2023, a MARCO consolidou a sua nova estrutura com as figuras de Noelia Cruzado e Diana Vall como Co-CEO's nas áreas de Reputação e Marca, respetivamente. Por outro lado, o mercado espanhol e português foi estrategicamente reforçado com a incorporação de Ludi García como Head of Iberia, a quem reportam Diana Castilho, Head of Portugal e Victor Castell (Head of Spain). Ludi García é a atual Presidente da ADC, a Associação de Consultores de Comunicação em Espanha, e ex-Diretora Geral da Hotwire Espanha e ex-Diretora da Omnicom PR. Este novo papel na organização da consultora responde à importância e à aposta no mercado espanhol, juntamente com Portugal, continuando a crescer noutros mercados. Em termos de distribuição geográfica, 66% do volume de negócios do Grupo MARCO provém da Europa, sendo Espanha o principal mercado com 40%. A Europa é seguida por África, com escritórios em Marrocos, África do Sul, Quénia e Costa do Marfim, com 8% das receitas. Em terceiro lugar está a América Latina, com os seus principais mercados, como o Brasil e o México, com 6% das receitas totais. Os restantes 20% provêm de serviços globais que não são específicos de um país ou geografia, mas referem-se à atividade multimercado realizada para clientes como o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), a Agência Europeia do Ambiente (AEA), o Instituto Europeu de Patentes (IEP), o Banco Europeu de Investimento (BEI), o British Council ou a Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura (DG EAC), entre outros.
A aposta na diversificação de mercados, com aberturas em Londres e Bruxelas, juntamente com a especialização de serviços, continua a marcar o roteiro da oferta 360º da MARCO, combinando canais owned, earned e paid, bem como multimercado e multi-serviço. Neste sentido, a agência anunciou a contratação de Pablo Vilar como novo Diretor Criativo, oferecendo criatividade aliada à estratégia de negócio como elemento diferenciador. Tudo isto se refletiu em campanhas reconhecidas com múltiplos prémios internacionais, como as da UfM (União para o Mediterrâneo), Subway, Orlando, J&B, Friends of Glass (ANFEVI), Barbie (Mattel), NATO e World Advocate Organization (WAO), entre outras.
Além disso, as áreas de negócio com maior crescimento foram o vídeo (incluindo a Carmela Produce), digital, juntamente com campanhas multimercado e os mercados alemão, francês, espanhol e africano (através do Africa Communication Group, parte do Grupo MARCO).
Como salienta Didier Lagae, fundador e presidente executivo da MARCO, a consolidação de um crescimento sustentado foi uma prioridade em relação às perspectivas estabelecidas há um ano: "Adiámos a nossa IPO, prevista na Euronext em Paris, devido às circunstâncias do mercado bolsista que estão longe de ser as melhores neste momento. Logicamente, estamos a procurar alternativas, enquanto esperamos que as condições do mercado bolsista afectadas pelos conflitos na Palestina e na Ucrânia melhorem. Ao mesmo tempo, temos estado a falar com potenciais investidores, tanto de fundos como de participações privadas e industriais, embora não tenha sido fechado nenhum negócio. Ao mesmo tempo, a MARCO continua a analisar várias empresas na Alemanha, França e Espanha com vista a acelerar o seu crescimento não orgânico, especialmente no sector digital e dos assuntos públicos.
Além disso, a Fundação KENZ, a fundação criada pela MARCO no final de 2022 e presidida por Jihane Kettani, conseguiu, no seu primeiro ano de vida, lançar iniciativas diferentes e emocionantes ligadas ao seu principal objetivo: construir um melhor entendimento no mundo, promovendo a circulação de jovens talentos entre continentes, especialmente África e Europa. Entre os mais de 20 acordos, destacam-se os celebrados com o Instituto Cervantes, a Fundação Solidariedade da Universidade de Barcelona, bem como com a Universidade Hassan II (Marrocos) ou com a Universidade Diego Portales (Chile).
*O Grupo MARCO inclui a agência MARCO (anteriormente conhecida como Marco de Comunicación), a agência digital Influencia, os meios de comunicação empresariais Ejecutivos, a produtora Carmela, o Africa Communications Group, a MARCO Inc. nos EUA e a MDC Marketing et Communication em Marrocos.
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