Será que os iPhones nos conseguem realmente ouvir?
· A Check Point Software Technologies analisou a verdade por trás dos mitos do iPhone, desvendou ideias erradas e maximizou o potencial do dispositivo.
Já alguma vez se questionou se o seu iPhone o está (ou não) a ouvir? Se o telemóvel está consigo 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que é que está a ouvir que preferia que ninguém soubesse ou usasse contra si?
Por muito bom que o iPhone seja, é estranho sentir que está constantemente a ser ouvido por "alguém" invisível.
Então, o que é que realmente acontece? A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível mundial, analisou a verdade por trás dos mitos do iPhone, desvendou ideias erradas e maximizou o potencial do seu telemóvel, podendo assim ensinar os utilizadores a sua privacidade numa era repleta de pirataria informática e violação de dados.
Será que o iPhone consegue mesmo ouvir-nos?
É verdade que o iPhone pode estar a ouvir passivamente, mas talvez não da forma intrusiva e ilegal que possamos imaginar. A Apple não vende dados a terceiros para fins de marketing, já o tendo declarado explicitamente em resposta a um inquérito do Congresso dos EUA de 2018:
"O cliente não é o nosso produto e o nosso modelo de negócio não depende da recolha de grandes quantidades de informações de identificação pessoal..."
Nesse caso, porque é que por vezes parece que os iPhones nos ouvem?
Uma das principais razões pelas quais isso acontece é para detetar comandos de voz, como "Hey Siri".
Embora seja altamente improvável, devido às regras e processos de conformidade da Apple, as aplicações também podem estar a "ouvir".
Quando se trata de publicidade, o termo "escuta" refere-se realmente à utilização de algoritmos sofisticados de aprendizagem automática, que analisam a linguagem para encontrar oportunidades de segmentação de anúncios.
Provavelmente, não é uma coincidência se tiver tido uma conversa sobre a compra de um carro novo e, pouco depois, aparecerem anúncios correspondentes.
Nota: Esta situação não é de todo comum nos iPhones, a não ser que tenham sido desbloqueados, e normalmente só ocorre noutros tipos de dispositivos.
E a Siri?
A Siri "ouve" continuamente o sinal específico "Hey Siri" (e um pequeno número de sons semelhantes que indicam que uma pessoa pode ter tentado dizer "Hey Siri").
Depois de uma pessoa ter dito "Hey Siri", a informação é em grande parte processada localmente; um afastamento um pouco recente da configuração anterior, em que a informação era processada nos servidores da Apple.
Estarão os iPhones a ouvir-nos ilegalmente?
No caso dos iPhones, as aplicações de terceiros são obrigadas a obter o consentimento explícito do utilizador quando recolhem dados do microfone. No início, a Apple analisa as aplicações para garantir que estão em conformidade.
Todas as aplicações têm de passar pelo processo de revisão da Apple para verificar a conformidade com a privacidade antes de serem autorizadas para a loja de aplicações. Dito isto, o processo não garante que os programadores de aplicações não possam "mudar as regras" numa fase posterior.
Por outras palavras, no que diz respeito às aplicações, a Apple faz tudo o que está ao seu alcance para garantir que os iPhones não espiam. Teoricamente, podem ocorrer acidentes, embora as probabilidades sejam reduzidas e se trate de violações claras das regras da Apple.
E se nos ouvirem, devemos preocupar-nos?
Geralmente não. Se estiver preocupado com este assunto, tenha em atenção que as gerações mais recentes de iPhones têm um indicador na parte superior do ecrã que mostra quando o microfone e a câmara estão ligados.
A luz fica laranja quando o microfone está ligado. Fica verde quando a câmara está ligada. Esta funcionalidade de privacidade recentemente adicionada ajuda os utilizadores a detetar quando uma aplicação está a aceder aos sistemas do seu dispositivo.
Em circunstâncias excecionais, pode ser implementado spyware num telemóvel, resultando numa escuta. Normalmente, esta situação só se aplica a indivíduos com perfil mais elevado, a indivíduos exclusivamente visados e/ou a telemóveis com jailbreak.
Sugestões de privacidade para iPhone (2024)
Se estiver preocupado com a privacidade do iPhone, considere as sugestões abaixo:
1. Desligue o microfone para a Siri e para aplicações individuais.
Para desligar o microfone do iPhone para a Siri, aceda a Definições > Siri e Pesquisa. Em seguida, desative o seguinte:
- Ouvir 'Hey Siri'
- Premir o botão lateral para a Siri
- Permitir Siri quando bloqueado
Para rever as permissões e desativar o microfone para aplicações individuais, navegue até Definições e, em seguida, clique em aplicações individuais. Se não pretender que o microfone dessa aplicação permaneça ligado, basta ativar o interruptor.
2. Considere a possibilidade de utilizar uma VPN, que tornará o seu dispositivo menos vulnerável a ameaças ao fornecer uma ligação encriptada e privada.
Faça a sua pesquisa e encontre um fornecedor de VPN com boa reputação. Evite fornecedores de VPN que vendam as suas informações de contacto a anunciantes. Leia atentamente a política de privacidade de um fornecedor de VPN antes de concordar em utilizar o seu serviço.
3. Opte por uma solução abrangente como a segurança móvel ZoneAlarm, que utiliza tecnologia de nível empresarial para proteger os telemóveis e tablets contra todos os tipos de ciberameaças.
Post A Comment:
0 comments: