Doutor Finanças lança Simulador de Valor de Imóvel
Ferramenta calcula facilmente o valor dos imóveis com base em transações reais
O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, acaba de lançar o Simulador de Valor de Imóvel em parceria com a Alfredo, uma plataforma de Inteligência Artificial. Esta iniciativa pretende ajudar os portugueses a ter uma noção aproximada do valor justo de um imóvel no momento de compra ou venda de uma casa.
“Para quem vai comprar ou vender casa, estimar o valor do imóvel é um passo fundamental. Considerando que existe uma série de fatores que influenciam o valor de uma habitação como, por exemplo a localização ou as características específicas do imóvel, esta tarefa é complexa e, muitas vezes, pouco objetiva e emocional”, refere Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças. “É a pensar nisso que disponibilizamos o Simulador de Valor de Imóvel, uma ferramenta que estima o valor de uma casa, através de comparação com o mercado, mais concretamente, comparando habitações semelhantes, na mesma localidade”.
Na maioria dos casos, avançar com a compra ou venda de uma casa implica fazer uma avaliação de um imóvel, um processo que nem sempre é fácil e que pode trazer diversas dúvidas. Nesse sentido, o simulador do Doutor Finanças, que se baseia em dados de transações efetivamente realizadas e recolhidas pela Alfredo, pode ser fundamental para entender quanto vale a sua casa, ou se um imóvel que quer comprar está dentro da média do mercado.
Para utilizar esta ferramenta, basta introduzir a morada do imóvel em causa, indicar se é um apartamento ou moradia, a área bruta (em m2), a tipologia, a condição, o que pretende fazer com o imóvel – comprar ou vender – e quando. No que respeita à localização, é possível colocar uma referência mais genérica (como Leiria ou Évora) mas é recomendável que se especifique a morada, para que o simulador consiga dar uma informação mais realista.
A título de exemplo, e utilizando o Simulador de Valor de Imóvel, é possível verificar que se comprar ou vender um T2 no concelho da Amadora com 100m2 de área bruta, o preço médio ronda os 184 mil euros. Já em Vila Nova de Gaia, um apartamento com as mesmas características vale, em média, cerca de 206 mil euros.
Importa sublinhar que o valor apurado poderá não coincidir com a avaliação feita por peritos, como aquela que é realizada no âmbito de um pedido de financiamento bancário. Os valores do simulador são indicativos, e têm por base os dados da Alfredo. Se necessita de uma avaliação do imóvel certificada, deve contactar um avaliador imobiliário registado.
Post A Comment:
0 comments: