Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Sites continuam a dominar compras online, mas aplicações ganham terreno

Sites continuam a dominar compras online, mas aplicações ganham terreno
Share it:
Vestuário, viagens e bilhetes são as categorias de produtos mais compradas e que apresentam também o maior índice de aumento de compra no futuro.
O número de portugueses que faz compras online aumentou de forma sustentada ao longo da última década e aproximou-se já dos dois terços da população. Esta é uma tendência que deverá manter-se no futuro próximo – tendo em conta a crescente digitalização da sociedade e da economia – e que está a ser acompanhada por uma diversificação dos ‘canais digitais’ através dos quais as compras estão a ser efetivadas no espaço digital.

De acordo com os dados mais recentes do estudo Barómetro E-commerce, produzido anualmente pela Marktest, a compra exclusiva através dos sites das lojas e marcas continua a ser dominante entre o universo de 62% da população portuguesa que diz fazer habitualmente compras online. Mas está a perder terreno para o hábito de compra através de aplicações móveis.

De facto, em 2023, mais de 52% dos compradores online assumiram fazer as suas compras apenas através de sites, o que traduz uma quebra de 3.3 pontos percentuais face aos valores de 2022 do Barómetro E-commerce.

Em sentido contrário, o número de consumidores online que diz fazer as suas compras apenas através de aplicações online cresceu para 8%, o que traduz um acréscimo de 1.7 p.p. face ao ano anterior. E o universo de compradores que diz usar ambas os canais para as suas compras também aumentou 1.5 p.p., para um universo de 38,9% dos consumidores.

No que respeita às categorias de produtos mais compradas online, o “vestuário e calçado” continua a liderar, com uma quota de 70,7%, entre os consumidores com hábitos de compra online. Na segunda posição surgem as “viagens ou alojamentos para férias” (54,8%). Mas a categoria que mais subiu em 2023 foi a que ocupa a terceira posição, os “bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos”, que subiu 7.7 p.p. face ao ano anterior.

Aliás, o vestuário, as viagens e os bilhetes são não apenas as categorias de produtos mais compradas, mas também as que apresentam também o maior índice de aumento de compra no futuro, segundo o Barómetro E-commerce da Marktest.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: