Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Novo centro de Inteligência Artificial da FCamara vai apoiar as operações em Portugal

Novo centro de Inteligência Artificial da FCamara vai apoiar as operações em Portugal
Share it:

 Novo centro de Inteligência Artificial da FCamara vai apoiar as operações em Portugal

 


Este centro, que conta com um investimento de perto de um milhão de euros, deverá expandir-se para a Europa, à medida que forem identificadas startups e empresas especializadas e que pretendam fazer parte do ecossistema FCamara.

A FCamara, multinacional brasileira especializada em projetos e consultoria para transformação digital, anuncia a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), que ficará sedeado no Brasil. Este centro, que já se encontra na fase de instalação, deverá expandir-se para as operações da FCamara Europe, com sede em Portugal, à medida que forem identificadas startups e empresas especializadas que pretendam fazer parte do ecossistema FCamara. Com um investimento próximo de 1 milhão de euros, esta iniciativa representa um passo importante para a empresa na expansão do seu ecossistema tecnológico e na oferta de soluções inovadoras não só no Brasil, mas também na Europa.

O Centro de IA tem como objetivo estratégico o desenvolvimento de novas soluções com utilização desta tecnologia que visam eficiência operacional, aceleração das estratégias de negócios, desenvolvimento e expansão de novas fontes de receitas.

Para Angelo Tonin, General Manager da FCamara Europa, “o Centro de IA vai fortalecer a capacidade da FCamara de oferecer consultoria e serviços de alta especialização, além de servir como um hub estratégico para o desenvolvimento e implementação de soluções de ponta em IA para utilização interna ao ecossistema e também pelos nossos clientes. Sendo inicialmente no Brasil, a nossa intenção é envolver empresas portuguesas e europeias com as atividades do Centro para que possam utilizar a IA para modernizar, transformar e tornar mais resilientes os seus negócios através da inovação direcionada ao crescimento”.

Com uma equipa altamente qualificada liderada pelo CIO da FCamara, Joel Backschat, o centro será dividido em dois grupos: Research and Resolve, focado na pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de IA para enfrentar desafios de mercado; e Connect and Construct, composto pelos responsáveis de áreas de negócio do grupo, encarregues por partilhar experiências em projetos e procurar soluções dentro do ecossistema da FCamara.

“Sem dúvida que o ponto forte deste centro é a capacidade de entregar soluções personalizadas. Estamos a implementar projetos integrados com IA para nossos clientes, como tal, decidimos investir num centro dedicado para direcionar melhor essa procura. O Centro de IA irá permitir à FCamara utilizar esta tecnologia para transformar dados em transações tangíveis, procurar maior eficiência operacional, acelerar estratégias de negócios e desenvolver novas fontes de receita, acrescentou Joel Backschat, CIO da FCamara.

O Centro de IA da FCamara já está a trabalhar em diversos projetos. Um desses projetos é uma iniciativa inovadora para aprimorar o processo de registo e publicação de produtos em plataformas de comércio eletrónico, nomeadamente marketplaces. O algoritmo em desenvolvimento pretende identificar e prevenir a duplicidade de produtos no catálogo de vendas, bem como sugerir ao utilizador modificações ou otimizações na publicação do produto para aumentar o seu potencial de vendas no ambiente digital.

Em paralelo, a equipa está a desenvolver uma solução inovadora para automatizar a localização de contentores de mercadorias, um processo que até então era realizado manualmente. Através da implementação de um assistente virtual de IA, a gestão e comparação de informações de diversos serviços será otimizada, permitindo fornecer aos parceiros atualizações precisas sobre a localização dos contentores em tempo real.

Presente em Portugal desde 2022, a FCamara distribui as suas operações por Leiria e Lisboa. Com especialização nos setores de Retalho e Distribuição, Indústria, Saúde, Banca e Seguros, a empresa desenvolve, implementa e suporta soluções digitais e de inovação nas áreas de E-commerce e Marketplace, Cloud e Cibersegurança, Analytics & IA. Atualmente, o grupo de origem brasileira conta com cerca de 1.300 colaboradores, uma carteira de clientes diversificada e presença no Brasil, Portugal, Países Baixos e Reino Unido. 

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: