Novo centro de Inteligência Artificial da FCamara vai apoiar as operações em Portugal
Este centro, que conta com um
investimento de perto de um milhão de euros, deverá expandir-se para a Europa, à
medida que forem identificadas startups e empresas especializadas e que pretendam
fazer parte do ecossistema FCamara.
A FCamara, multinacional brasileira
especializada em projetos e consultoria para transformação digital, anuncia a
criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Inteligência Artificial
(IA), que ficará sedeado no Brasil. Este centro, que já se encontra na fase de
instalação, deverá expandir-se para as operações da FCamara Europe, com sede em
Portugal, à medida que forem identificadas startups e empresas especializadas
que pretendam fazer parte do ecossistema FCamara. Com um investimento próximo
de 1 milhão de euros, esta iniciativa representa um passo importante para a
empresa na expansão do seu ecossistema tecnológico e na oferta de soluções
inovadoras não só no Brasil, mas também na Europa.
O Centro de IA tem como objetivo
estratégico o desenvolvimento de novas soluções com utilização desta tecnologia
que visam eficiência operacional, aceleração das estratégias de negócios,
desenvolvimento e expansão de novas fontes de receitas.
Para Angelo Tonin, General Manager
da FCamara Europa, “o Centro de IA vai fortalecer a capacidade da
FCamara de oferecer consultoria e serviços de alta especialização, além de
servir como um hub estratégico para o desenvolvimento e implementação de
soluções de ponta em IA para utilização interna ao ecossistema e também pelos
nossos clientes. Sendo inicialmente no Brasil, a nossa intenção é envolver empresas
portuguesas e europeias com as atividades do Centro para que possam utilizar a
IA para modernizar, transformar e tornar mais resilientes os seus negócios através
da inovação direcionada ao crescimento”.
Com uma equipa altamente
qualificada liderada pelo CIO da FCamara, Joel Backschat, o centro será
dividido em dois grupos: Research and Resolve, focado na pesquisa e
desenvolvimento de ferramentas de IA para enfrentar desafios de mercado; e Connect
and Construct, composto pelos responsáveis de áreas de negócio do grupo,
encarregues por partilhar experiências em projetos e procurar soluções dentro
do ecossistema da FCamara.
“Sem dúvida que o ponto forte
deste centro é a capacidade de entregar soluções personalizadas. Estamos a
implementar projetos integrados com IA para nossos clientes, como tal,
decidimos investir num centro dedicado para direcionar melhor essa procura. O
Centro de IA irá permitir à FCamara utilizar esta tecnologia para transformar
dados em transações tangíveis, procurar maior eficiência operacional, acelerar
estratégias de negócios e desenvolver novas fontes de receita”,
acrescentou Joel Backschat, CIO da FCamara.
O Centro de IA da FCamara já está a
trabalhar em diversos projetos. Um desses projetos é uma iniciativa inovadora para
aprimorar o processo de registo e publicação de produtos em plataformas de
comércio eletrónico, nomeadamente marketplaces. O algoritmo em desenvolvimento
pretende identificar e prevenir a duplicidade de produtos no catálogo de
vendas, bem como sugerir ao utilizador modificações ou otimizações na
publicação do produto para aumentar o seu potencial de vendas no ambiente
digital.
Em paralelo, a equipa está a
desenvolver uma solução inovadora para automatizar a localização de contentores
de mercadorias, um processo que até então era realizado manualmente. Através da
implementação de um assistente virtual de IA, a gestão e comparação de
informações de diversos serviços será otimizada, permitindo fornecer aos
parceiros atualizações precisas sobre a localização dos contentores em tempo
real.
Presente em Portugal desde 2022, a
FCamara distribui as suas operações por Leiria e Lisboa. Com especialização nos
setores de Retalho e Distribuição, Indústria, Saúde, Banca e Seguros, a empresa
desenvolve, implementa e suporta soluções digitais e de inovação nas áreas de E-commerce
e Marketplace, Cloud e Cibersegurança, Analytics & IA. Atualmente, o grupo de
origem brasileira conta com cerca de 1.300 colaboradores, uma carteira de
clientes diversificada e presença no Brasil, Portugal, Países Baixos e Reino
Unido.
Post A Comment:
0 comments: