A Airbus apresentou publicamente o protótipo CityAirbus NextGen totalmente elétrico, cujo voo inaugural deverá acontecer ainda em 2024. Com duas toneladas, o CityAirbus possui uma envergadura de asa de aproximadamente 12 metros, foi desenvolvido para voar com um alcance de 80 km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, o que o torna perfeitamente adequado para operar em grandes cidades e em diferentes missões.
A apresentação coincidiu com a abertura do novo centro de testes CityAirbus em Donauwörth (Alemanha), dedicado ao teste de sistemas para veículos elétricos de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). O centro, que faz parte do investimento contínuo e de longo prazo da Airbus na área de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), iniciou as suas operações com o arranque do CityAirbus NextGen em dezembro de 2023 e vai passar a ser utilizado para a realização dos restantes testes necessários antes do voo inaugural do protótipo marcado para o final do ano. Estes testes abrangem os motores elétricos com os seus oito rotores, bem como os restantes sistemas da aeronave, como os controlos de voo e os sistemas aviónicos.
"Lançar o CityAirbus NextGen pela primeira vez é um passo importante e muito real em direção à mobilidade aérea avançada e ao nosso futuro produto e mercado. Agradecemos à nossa comunidade, equipa e parceiros de todo o mundo por nos ajudarem a concretizar este projeto", afirmou Balkiz Sarihan, - Head of Urban Air Mobility at Airbus.
Simultaneamente, a Airbus está a expandir a sua rede global e as suas parcerias para criar um ecossistema único que irá promover um mercado de AAM bem-sucedido e viável. A Airbus assinou recentemente um acordo de parceria com a LCI, uma empresa líder no sector da aviação, para se concentrar no desenvolvimento de cenários de parceria e modelos de negócio em três áreas fundamentais da AAM: estratégia, comercialização e financiamento.
Post A Comment:
0 comments: