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Airbus avança na investigação sobre supercondutividade para aeronaves movidas a hidrogénio

Airbus avança na investigação sobre supercondutividade para aeronaves movidas a hidrogénio
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  • Confirmado o interesse no potencial das tecnologias de supercondutores para aeronaves movidas a hidrogénio
  • Lançamento de um novo demonstrador com um motor supercondutor da classe dos megawatts
A Airbus UpNext, uma subsidiária da Airbus, lançou um novo demonstrador tecnológico para acelerar a maturação das tecnologias de supercondutores a utilizar nos sistemas de propulsão elétrica de uma futura aeronave movida a hidrogénio.

Conhecido como Cryoprop, o novo demonstrador vai integrar e amadurecer um sistema de propulsão elétrica supercondutora de dois megawatts, arrefecido por hidrogénio líquido através de um circuito de recirculação de hélio e desenvolvido pelas equipas da Airbus em Toulouse (França) e Ottobrunn (Alemanha).

“Os nossos demonstradores anteriores revelavam que as tecnologias de supercondutores seriam um elemento-chave para a eletrificação de alta potência das futuras aeronaves movidas a hidrogénio. Acredito sinceramente que o novo demonstrador vai conduzir a melhorias no desempenho do sistema de propulsão, o que se traduzirá num potencial significativo de poupança de peso e de combustível", afirmou Michael Augello, Diretor Executivo da Airbus UpNext.

A Airbus tem vindo a desenvolver tecnologias de supercondutores para propulsão elétrica de alta potência durante vários anos, culminando com o arranque de um sistema integrado de propulsão criogénica de 500 kW no ano passado.

O Cryoprop confirmará o potencial das tecnologias de supercondutores para futuras aplicações em aeronaves, avaliando todos os aspetos relacionados com a segurança, a industrialização, a manutenção e as operações. Este demonstrador dará também à Airbus a oportunidade de desenvolver competências internas de alto nível e de promover um novo ecossistema para acelerar a introdução de novos produtos em áreas como os cabos supercondutores, os motores, a eletrónica de potência criogénica e os sistemas de arrefecimento criogénico.
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