Empresa aumenta a quantidade de resíduos reciclados em 2023 a nível mundial, apostando no consumo responsável de recursos e na economia circular.
Em 2023, o CESVIMAP – Centro de I&D (Investigação & Desenvolvimento) da MAPFRE –, recuperou, através do CESVIrecâmbios (Centro Autorizado de Tratamento do CESVIMAP), 673 toneladas de peças de 1.887 veículos sinistrados em Espanha. O número é divulgado pela MAPFRE no âmbito do Dia Internacional da Reciclagem, que se comemora esta sexta-feira, dia 17 de maio, e demonstra o compromisso do Grupo MAPFRE com a sustentabilidade e a economia circular.
O CESVIMAP é um centro tecnológico especializado na reparação e reciclagem de veículos, entre outros serviços, e é uma referência no processo de desmantelamento de veículos de forma sustentável, prolongando assim a vida das peças e facilitando a reutilização de matérias-primas, como o plástico e o vidro, e reduzindo o consumo de energia.
Desde a sua implementação, há mais de 40 anos, o CESVIMAP realizou mais de 800 crash tests em baixa velocidade com carros, carrinhas, motas e trotinetas elétricas, para avaliar danos e identificar métodos de reparação sustentável que evitem a produção de resíduos.
São também usadas baterias de veículos elétricos em segunda mão para armazenar a energia produzida pelo centro fotovoltaico de autoconsumo, localizado em Ávila, Espanha. O CESVIMAP produziu, assim, 75 MWh de energia fotovoltaica, aumentando em 21% a produção desta fonte de energia renovável. Além disso, conseguiu um autoconsumo direto de 62 MWh, bem como 13 MWh para armazenamento e consumo diferido.
Neutra em carbono até 2030
A MAPFRE quer ser uma empresa neutra em carbono até 2030, e por isso assumiu o compromisso de promover o consumo responsável de recursos, redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
Em 2023, graças ao projeto Eco-RAEE, o Grupo reutilizou um total de 14.550,62 kg de equipamentos informáticos através de doações e, em Espanha, 23% do total de equipamentos informáticos geridos foram recondicionados, uma medida que evitou a emissão de 108 tCO2e.
Duas outras iniciativas também merecem destaque: a assinatura eletrónica biométrica de documentos, que evitou o consumo de 276 toneladas de papel e, como resultado, a emissão de 251,75 tCO2e em Espanha e Portugal; e o projeto “Resíduo Zero”, com o qual reciclou 412 toneladas de resíduos num ano, 100% dos resíduos gerados nos edifícios da Sede em Majadahonda – Madrid. O modelo já está a ser implementado noutros edifícios em Espanha, México, Brasil e Porto Rico.
Post A Comment:
0 comments: