Uma nova sociedade de advogados especializada em Propriedade Intelectual nasce pela mão de 3 Advogadas que transitam da VdA. Sara Nazaré, Beatriz Lima e Joana Piriquito Santos têm cerca de 15 anos de experiência na assessoria jurídica em matéria de Propriedade Intelectual
A NLP é o novo “player” da advocacia portuguesa. A sociedade, fundada por Sara Nazaré, Beatriz Lima e Joana Piriquito Santos, apresenta-se ao mercado com o objetivo de prestar serviços jurídicos especializados em matéria de propriedade intelectual.
De acordo com Sara Nazaré: “A propriedade intelectual é um valioso ativo das empresas, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade, para o qual urge serem criadas estratégias de gestão, por se tratar de uma ferramenta crítica”. E acrescenta: “Com o advento das novas tecnologias, a propriedade intelectual passou a enfrentar desafios que nos têm obrigado a uma constante atualização e, acima de tudo, a sermos capazes de antecipar as necessidades dos nossos clientes. O nosso objetivo é colocar a propriedade intelectual ao serviço da inovação empresarial e ajudar estrategicamente os nossos clientes na proteção e defesa dos seus direitos”.
Joana Piriquito Santos sublinha: “Sabemos qual o nosso posicionamento: queremos ser reconhecidos como o escritório de eleição dos clientes em matéria de propriedade intelectual, em Portugal”. E acrescenta: “Apesar da oferta existente nesta área, queríamos construir um projeto nosso, que oferecesse um serviço altamente especializado, mais personalizado e com uma abordagem diferenciadora nesta área. Abordagem 360º em PI e parcerias fortes são as nossas linhas orientadoras”.
Para tal, Beatriz Lima explica: “Contamos com uma equipa em que as três sócias têm cerca de 15 anos de experiência nesta área e que passaram pela coordenação de litígios complexos de PI, incluindo no setor farmacêutico, que é um setor altamente regulado, em articulação com equipas multidisciplinares e escritórios estrangeiros que coordenam a estratégia europeia e internacional dos projetos. Tudo isto sob escrutínio contínuo de clientes muito exigentes. Acreditamos, por isso, sermos capazes de antecipar tendências, definir e implementar estratégias eficazes e soluções orientadas para os objetivos específicos de cada um dos nossos clientes”.
Além das 3 sócias fundadoras, a equipa da NLP conta com mais 2 advogados: João Assunção (associado coordenador) e Filipe Gomes (associado).
“Somos uma equipa unida, que já trabalha há muitos anos em conjunto. O João e o Filipe são dois excelentes advogados, com notáveis características pessoais e profissionais e que, para nossa sorte, confiaram no projeto da NLP desde o seu primeiro dia. Têm uma aptidão natural para a tecnologia e para a inovação e comungam do nosso entusiasmo e da nossa cultura”, revelam as Sócias. E rematam: “Há algo que para nós é essencial enquanto equipa: a vontade de não nos conformamos, questionando-nos e desafiando-nos, de forma permanente, em busca das melhores soluções”.
A NLP apresenta-se ao mercado com uma imagem moderna e arrojada. Segundo Sara Nazaré: “A marca NLP reflete, de forma fiel, aquilo que somos enquanto equipa: jovens, focados, dinâmicos e inovadores”. E salienta: “Não podemos ignorar que operarmos num setor altamente competitivo e sofisticado, que foi alvo de grandes transformações nos últimos anos, nomeadamente, ao nível da comunicação. A verdade é que, cada vez mais, a imagem é um importante ‘cartão de visita’. Nesse sentido, era fundamental que a nossa identidade visual estivesse alinhada com o nosso posicionamento e a nossa cultura”.
O logótipo é composto pelas iniciais do apelido de cada uma das Sócias. A fonte escolhida, arredondada e em caixa baixa, remete-nos para um contexto de união, jovialidade e dinamismo. As cores – azul e salmão – foram escolhidas pela sua simbologia. O ponto representa o nosso propósito e ao mesmo tempo um círculo (360 graus). “Nada foi por acaso”, confessa Beatriz
Lima. “Queríamos que a imagem do escritório fosse o reflexo da essência deste projeto: um projeto fundado por 3 mulheres, jovens e comprometidas em gerar valor acrescentado para os seus clientes e para a sociedade. O azul é uma cor que transmite confiança e estabilidade. O salmão é normalmente associado ao entusiasmo, à criatividade e à determinação”.
Joana Piriquito Santos chama a atenção para o slogan da marca: “IP 360º”. Foi criado para gerar uma identificação imediata com a marca - a NLP como uma sociedade de advogados que pretende trabalhar de forma integrada e exaustiva todas as dimensões da propriedade intelectual. Cumprir este objetivo significa, em muitos casos, cruzar diferentes áreas do direito e do conhecimento. Para tal, contamos com uma rede de parceiros especializados em áreas técnicas estratégicas para os nossos clientes, tais como software/IA, biotecnologia, química/farma, eletrónica e materiais, bem como em áreas legais que se entrecruzam com a propriedade intelectual”.
Numa fase inicial, poderão ficar a par das novidades através da página de LinkedIn ou registando se na ‘landing page’ temporária, em https://www.nlp.legal/pt/.
A identidade da NLP tem a assinatura da BLAT. O website é da responsabilidade da Softway.
Breve Curriculum Vitae das 3 Sócias Fundadoras:
Sara Nazaré
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa estudou, durante um semestre, na Université René Descartes - Paris V, ao abrigo do programa Erasmus. Frequentou o Mestrado em Ciências Jurídico-Económicas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e fez o Mestrado (parte curricular) em Marketing Management no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Concluiu o Curso de Extensão Universitária em Arbitragem na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Entre 2010 e 2024 integrou a Vieira de Almeida & Associados, primeiro na área de telecomunicações, media & tecnologias de informação e, posteriormente, em propriedade intelectual, área que coordenou durante 5 anos. Acompanhou o contencioso de patentes em diversas áreas (farmacêutica, telecomunicações, dispositivos médicos), mas também marcas e desenhos e em diversos foros: no contexto de ações - judiciais e arbitrais - de infração de direitos de propriedade industrial (incluindo pedidos indemnizatórios), em processos de declaração de nulidade e/ou anulação desses mesmos direitos, em ações administrativas com diversos objetos e no acompanhamento de pedidos de certificados complementares de proteção perante o INPI.
É representante perante o Tribunal Unificado de Patentes.
Beatriz Lima
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Estudou, durante um semestre, na Universitat Pompeu Fabra , em Barcelona, ao abrigo do programa de intercâmbio Erasmus. Tem um Mestrado de Bolonha em Direito “Law in a European and Global context” pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa. Nesse âmbito, frequentou, durante um semestre adicional, um dos programas de LLM da Universidade de Fordham, em Nova Iorque. Concluiu o seu mestrado com a defesa da sua dissertação com o título “The scope of Legal Professional Privilege in the context of investigations for suspected anti-competitive behavior”.
Antes de fundar a NLP, integrou a Vieira de Almeida & Associados, entre 2010 e 2024, primeiro na área de telecomunicações, media & tecnologias de informação e, posteriormente, em propriedade intelectual, área que coordenou entre 2023 e 2024. Acompanhou o contencioso de patentes, mas também modelos de utilidade, em diversos foros: no contexto de ações - judiciais e arbitrais - de infração de direitos de propriedade industrial, de (incluindo pedidos indemnizatórios), em processos de declaração de nulidade e/ou anulação desses mesmos direitos, em ações administrativas com diversos objetos e no acompanhamento de pedidos de patente perante o INPI. É representante perante o Tribunal Unificado de Patentes.
Joana Piriquito Santos
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, possui o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Fez investigação na área da Tecnologia Farmacêutica na UCL School of Pharmacy, ao abrigo do programa Erasmus. Na área da propriedade intelectual, frequentou a Pós-Graduação em Direito Intelectual na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e completou o curso de Direito Europeu de Patentes e de Litigância de Patentes organizado pelo Centre d'Etudes Internationales de la Propriété Intellectuelle (CEIPI) da Université de Strasbourg.
Trabalha na área da Propriedade Intelectual desde 2010. Antes de fundar a NLP, foi Associada Coordenadora na Vieira de Almeida & Associados. Anteriormente, trabalhou como Gestora de Inovação no Instituto Pedro Nunes, Consultora de Propriedade Intelectual na Clarke Modet & Co Portugal e foi examinadora de Patentes e Certificados Complementares de Proteção na área da Farmácia, Química e Biotecnologia, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. É Vice-Presidente da Comissão de Patentes da UNION-IP e é membro do Comité Consultivo do Instituto Europeu de Patentes (SACEPO Guidelines Working Group).
É Agente Oficial de Propriedade Industrial, Representante de Marcas e Desenhos perante o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia e representante perante o Tribunal Unificado de Patentes.
Post A Comment:
0 comments: