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DB Schenker e Avolta fecham o primeiro acordo na Península Ibérica para utilização de biocombustíveis marinhos

DB Schenker e Avolta fecham o primeiro acordo na Península Ibérica para utilização de biocombustíveis marinhos
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 DB Schenker e Avolta fecham o primeiro acordo na Península Ibérica para utilização de biocombustíveis marinhos

A DB Schenker, empresa líder mundial na gestão da cadeia de abastecimento, assinou um acordo com a Avolta, líder mundial em experiências de viagem, para utilizar biocombustível marinho no transporte de mercadorias entre a Europa e os Estados Unidos. Este acordo é o primeiro contrato deste género para a DB Schenker no mercado ibérico e coloca a Avolta entre os pioneiros no transporte marítimo de baixas emissões.

A partir de agora, todos os contentores que a Avolta transporta com a DB Schenker nesta rota serão transportados com baixas emissões através da aplicação de biocombustíveis marinhos à base de resíduos e de unidades adicionais de biocombustíveis marinhos, a fim de obter uma compensação adicional das emissões de biocombustíveis a montante. Esta mudança de biocombustível poderá evitar mais de 150 toneladas de emissões de CO2e Well-to-Wake por ano, com base no volume de contentores da Avolta em 2030 nesta rota.

Este acordo, e outros que se espera que sejam fechados nos próximos meses, é possível graças ao compromisso do Grupo DB Schenker com a compra de biocombustível marítimo, que disponibiliza aos seus clientes em todo o mundo que o desejem utilizar nos seus transportes marítimos.

O combustível utilizado é conhecido como éster metílico (UCOME) e é baseado em fontes renováveis e sustentáveis, principalmente óleo de cozinha usado. A aplicação será orientada pelo sistema “Book & Claim”, um conjunto de princípios que foram desenvolvidos através de um processo global com várias partes interessadas e validação por terceiros para garantir que a utilização deste modelo de cadeia de custódia tem total rastreabilidade e credibilidade, bem como um impacto climático demonstrável.

Com a utilização deste combustível não fóssil, a DB Schenker está a avançar juntamente com os seus clientes no seu compromisso com o transporte sustentável e de baixas emissões. Segundo Miguel Ángel de la Torre, Head of Ocean Freight da DB Schenker no Cluster Ibéria, “a nossa missão é ajudar, facilitar e orientar os nossos clientes na sua transformação para a sustentabilidade e, nesta ocasião, disponibilizamos este biocombustível para converter o seu transporte de mercadorias num transporte de baixas emissões. Desta forma, o nosso cliente Avolta não está apenas a liderar esta mudança e a contribuir para a redução das emissões, mas também a antecipar os novos regulamentos e benefícios associados que se irão reforçar nos próximos anos".

A Avolta utilizará biocombustível marinho que reduzirá as emissões de CO2 em até 84%. Para além disso, adquiriram uma atribuição adicional de biocombustível para alcançar uma redução de 100% nas emissões.

Isabel Zarza, CEO da Avolta para a Europa do Sul, explica: “Estamos a dar um forte passo no sentido da descarbonização do nosso transporte marítimo e do transporte em rota. Este acordo representa o ponto de partida da transição para o biocombustível no transporte marítimo, o que contribuirá para descarbonizar as nossas emissões logísticas. O compromisso da nossa empresa com a sustentabilidade é forte e de longo prazo e, como prova disso, planeamos aumentar o volume de contentores transportados com biocombustível, fazendo avançar a indústria do transporte marítimo de baixas emissões".

No contexto do transporte marítimo, a nova estratégia da Organização Marítima Internacional (OMI) exige uma redução de 40% dos gases com efeito de estufa até 2030 e que pelo menos 10% da energia utilizada no transporte marítimo provenha de fontes de energia nulas, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.

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