5 dicas para as marcas otimizarem o seu alcance nos eventos deste verão
Numa altura caracterizada por grandes eventos desportivos e festivais de verão, as marcas dispõem de uma oportunidade de ouro para otimizarem os seus anúncios e captarem a atenção de um público entusiasmado e mais predisposto aos seus conteúdos nesta altura do ano.
Desde seguir jogos desportivos ao vivo a partilhar experiências de festivais nas redes sociais, os dispositivos móveis há muito que já se tornaram a principal ferramenta para aceder a conteúdos e interagir com o mundo durante os eventos de verão que atraem milhões de espectadores e participantes. Este comportamento cria um cenário propício para a comunicação das marcas, mas exige estratégias específicas, particularmente para o ambiente mobile.
1. Contexto deve ser o foco principal de qualquer comunicação
Durante os eventos desportivos e culturais, os consumidores procuram conteúdos da atualidade e moldados a acontecimentos específicos. Por isso, é essencial para as marcas terem a agilidade de acompanhar a experiência dos consumidores ao minuto e terem a elasticidade necessária para atuar no momento chave para aproveitar estas oportunidades.
2. A interação impacta mais do que a visualização
Optar por anúncios que interajam com o consumidor, seja através de jogos, quizzes, filtros de realidade aumentada, é uma estratégica essencial para aumentar exponencialmente o engagement com o público e tornar o momento de interação mais memorável.
3. Segunda tela em tempo real
Um estudo recente da Adsmovil, em parceria com a Digital Turbine, comprovou que 65% dos utilizadores de internet na faixa etária de 35-44 anos utilizam os seus telemóveis ao mesmo tempo que veem televisão. Particularmente num contexto onde o tempo de atenção do público está cada vez mais reduzido e é disputado por muitas marcas, ter a capacidade de impactar os consumidores no momento certo é crucial. Assim, ao sincronizarem as suas comunicações para aproveitar o uso simultâneo do mobile e da televisão, as marcas podem capturar a atenção dos consumidores num contexto imediato, quando eles estão mais engajados e propensos a interagir.
4. Personalizar, personalizar, personalizar
Utilizar dados comportamentais e de localização para personalizar anúncios pode melhorar a relevância e eficácia das campanhas. Durante eventos ao vivo, as marcas podem direcionar anúncios específicos para os utilizadores que estão a assistir aos jogos ou presentes em festivais, oferecendo promoções ou informações relevantes no momento mais eficaz.
5. Estar no lugar certo, no momento certo
O mesmo estudo da Adsmovil revelou que, durante grandes eventos, como o Euro 2024, o uso de aplicações desportivas e jogos móveis aumenta consideravelmente, revelando-se uma oportunidade para lançar campanhas publicitárias direcionadas e aproveitar a maior atenção dos utilizadores a conteúdos relacionados com desporto ou cultura nestes momentos.
Ao adotarem estas estratégias, as marcas podem tirar partido do aumento do uso de mobile durante os eventos que preenchem a agenda deste verão, garantindo que as suas campanhas publicitárias não só alcançam um público amplo, mas também criam um impacto duradouro e mais memoriável.
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