Eaton Insights: 6 dicas para poupar na conta da luz este verão
O consumo de energia é uma preocupação crescente para as famílias portuguesas, porque este é um custo que tem um peso significativo no orçamento mensal.
Segundo a PORDATA, um agregado familiar com 4 pessoas consome cerca de 453 kWh por mês, sendo que os valores tendem a ser mais elevados no verão e no inverno. Para ajudar as pessoas a evitar faturas elevadas e promover um consumo responsável, a Eaton, empresa líder em gestão inteligente de energia, partilha 6 dicas que ajudam a reduzir a conta da luz no verão.
O que gasta mais energia e como podemos poupar?
- Ar condicionado e aquecedores - Normalmente, o verão e o inverno são as estações do ano que mais fazem disparar os valores das faturas da luz. Proteja a casa nas horas de maior calor, e aproveite para a refrescar quando o sol se põe. Utilize o ar condicionado de forma sensata. É aconselhável manter a temperatura entre os 24º e os 27º graus. Por cada grau que desce, o ar condicionado pode consumir cerca de 8% mais energia. Não descure a manutenção dos seus equipamentos e lembre-se: quanto mais velhos forem, mais consomem.
- Aparelhos eletrónicos em modo de espera – Não subestime o consumo de energia dos equipamentos eletrónicos em standby - televisores, computadores ou carregadores de telemóvel, por exemplo. Desligar completamente estes dispositivos ou utilizar tomadas inteligentes pode reduzir o consumo energético. Para além disto, ao deixarmos os nossos aparelhos ligados durante muito tempo, corremos o risco de provocar curto-circuitos.
- Iluminação - A iluminação rouba uma parte importante do consumo de energia de uma casa. Por isso, optar por lâmpadas LED ou fluorescentes, em vez das tradicionais lâmpadas incandescentes, pode fazer uma grande diferença no final de cada mês.
- Eletrodomésticos – Evite as horas de ponta - Máquinas de lavar roupa, televisões e frigoríficos, por exemplo, são alguns dos equipamentos que mais consomem energia numa casa. Por isso, a escolha de eletrodomésticos com uma etiqueta energética alta (A++). O investimento inicial pode ser um pouco maior, mas vai compensar. Além disso, é aconselhável instalá-los em locais que não estejam próximos de aparelhos que emitam calor, otimizando assim o seu funcionamento. É ainda importante saber quais são as horas de maior procura, pois são normalmente as mais caras. Procure a hora mais rentável para ligar os seus aparelhos.
- Use ferramentas e aplicações para a monitorização da energia: contadores de energia, aplicações conectadas, termostatos inteligentes ou assistentes virtuais. Estas soluções dão acesso a informação em tempo real sobre o consumo de energia, registam o consumo, podem programar os aparelhos e ajustar as despesas em função das necessidades.
- Instale sistemas de energias renováveis: se possível, recomenda-se a instalação de painéis solares em sua casa. Ao integrar energias renováveis em sua casa, não só estará a favorecer um consumo mais sustentável e respeitador, como também obterá uma poupança considerável de custos ao não depender totalmente da rede elétrica. Este tipo de solução está a tornar-se cada vez mais importante, não só devido às novas regulamentações governamentais, mas também devido ao crescente compromisso da sociedade com o ambiente.
"Ao implementarmos estas dicas no nosso quotidiano, poderemos reduzir o nosso consumo de eletricidade, diminuindo a procura de energia de fontes não renováveis e os gases com efeito de estufa. Ao fazê-lo, tornar-nos-emos consumidores mais responsáveis”, afirmou José António Afonso, gestor de segmento da Eaton Iberia.
"Na Eaton também dispomos de equipamentos Uninterruptible Power Supply (UPS), que têm como objetivo proteger a rede elétrica e a ligação das nossas casas em caso de emergência ou apagões, algo muito comum nas épocas de verão. Desta forma, asseguramos a integridade e continuidade dos equipamentos em alturas de temperaturas extremas.”
Post A Comment:
0 comments: