Novo
estudo do Produto do Ano revela as expectativas dos consumidores para o futuro
da tecnologia.
O mundo está cada vez mais ligado e dependente da tecnologia. Esta está presente em diversos formatos e situações da vida quotidiana das pessoas e já começou a moldar o futuro de vários setores, tais como a saúde, agricultura, educação, entre outros.
À medida que as tecnologias evoluem, também as preferências e necessidades dos indivíduos se vão alterando. O Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, desenvolveu um estudo para compreender o que procuram os consumidores no futuro.
No que diz respeito aos dispositivos móveis, 43% dos inquiridos espera que no futuro exista uma maior durabilidade da bateria, 39% deseja ver melhorias na segurança e 18% quer que os telemóveis tenham integradas tecnologias emergentes, como por exemplo a realidade aumentada.
Relativamente à evolução das aplicações, 37% dos entrevistados deseja uma maior integração com dispositivos inteligentes, 34% um maior foco em privacidade e 28% uma maior personalização.
Em relação às inovações tecnológicas mais esperadas pelos consumidores nos próximos anos, 44% refere os progressos nas áreas de biotecnologia e saúde digital, 36% espera ver avanços na inteligência artificial e na aprendizagem de máquinas e 18% quer desenvolvimentos em tecnologia de realidade aumentada ou virtual.
A par disso, os inquiridos também identificaram os setores que acreditam que serão mais impactados por futuras inovações tecnológicas. A saúde e o bem-estar foram o grande destaque, sendo mencionados por 56% dos entrevistados, seguidos pelo transporte e mobilidade, bem como educação e aprendizagem, ambos com 22%. A pesquisa revelou ainda que 84% dos consumidores espera que haja uma maior valorização das práticas sustentáveis por parte das marcas.
“O mundo está em constante transformação e, todos os dias, surgem novos avanços e diversas inovações. Nesse sentido, compreender o que os consumidores desejam e esperam da tecnologia é fundamental para as marcas liderarem com inovação e responsabilidade. Este estudo revela informações que podem ajudar as empresas com o desenvolvimento das suas estratégias e demonstra a importância de reforçar o compromisso com a transparência e sustentabilidade. Para construir um futuro tecnológico que beneficie todas as pessoas, é necessário ter em consideração as expectativas e necessidades do público.” refere José Borralho, CEO da Product of the Year Portugal.
A
pesquisa revela ainda os fatores que mais influenciam a decisão dos
consumidores no momento de escolher os seus equipamentos tecnológicos, sendo
que 43% dos inquiridos indica a inovação tecnológica como o fator mais
importante, seguido pela reputação da marca (28%) e pela recomendação de amigos
e família (14%).
Post A Comment:
0 comments: