Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

HYPERLAPSE entra no território PropTech com o lançamento da solução Reality Capture para o setor imobiliário

HYPERLAPSE entra no território PropTech com o lançamento da solução Reality Capture para o setor imobiliário
Share it:
Especializada em serviços profissionais de drone, timelapse de longa duração e captação aérea para projetos imobiliários e de construção, a Hyperlapse lança a área de Reality Capture para responder aos desafios da digitalização do setor. O megaprojeto imobiliário da Fidelidade/Fosun que irá nascer nos terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa, o projeto EXEO Office no Parque das Nações, o Edifício ALLO em Alcântara, o NOVO BANCO CAMPUS no Lagoas Park e o START CAMPUS, em Sines, estão entre os atuais projetos da Hyperlapse.
Criada em 2013 e especializada em produção de audiovisual para o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC’s), a Hyperlapse nasceu de profissionais de aviação que juntaram a paixão pelo ar e pelo mundo audiovisual, à convicção que as histórias dos edifícios e da evolução dos projetos imobiliários devem ser eternizadas através de storytelling de alta qualidade para impactar o setor, os seus stakeholders e a opinião pública.

Após 10 anos de atividade, uma forte consolidação nos últimos três anos e mais de 100 clientes de referência do setor imobiliário, construção e do investimento, a Hyperlapse lança soluções de Reality Capture para responder aos desafios da digitalização do setor em termos de monitorização do progresso das obras e promoção de edifícios, utilizando o audiovisual como ativo central.

Com os melhores profissionais e as tecnologias mais avançadas do mercado, a Hyperlapse passa a atuar em dois pilares: na sua génese, Construction Videos, onde é captada a evolução e a beleza subjacente à ascensão dos edifícios, transformando-os em inspirações eternas que moldam as cidades e o mundo e, agora, Reality Capture que, ao captar digitalmente o mundo físico e representar de forma imersiva o local de construção, quebra barreiras geográficas assegurando a produtividade, a precisão, a segurança, a qualidade e sustentabilidade económica e ambiental, apoiando a redução da pegada de carbono e os custos provenientes das deslocações nacionais e internacionais.

A Hyperlapse aproxima assim o cluster AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção aos seus projetos através da captação com recurso a drones ao abrigo da Legislação em vigor e de timelapses de longa duração - com equipamentos especializados de autonomia própria e possibilidade de monitorização remota da obra através da ferramenta de Live-image. Com a solução da Hyperlapse é possível a digitalização dos projetos, através de captações 360º no terreno, aliados a uma plataforma de gestão de progresso de obra, com possiblidade de integração de modelos BIM - Building Information Modelling, ferramentas de inteligência artificial para análise de dados, juntamente com a agregação de conteúdos de audiovisual,

Tiago Sampaio Garrido, Managing Partner e co-founder da Hyperlapse reforça que “o setor transformou-se profundamente e a Hyperlapse faz parte deste movimento que começa a emergir em Portugal. A poderosa combinação da produção de conteúdos e da digitalização do ambiente de obra, deu início a um novo paradigma no cluster AEC repleto de inovação, eficiência, produção de data e até de criatividade.”

A ferramenta de LIVE-IMAGE dos equipamentos de timelapse permitem não só monitorização e atualização em tempo real de projetos de construção, mas através de ferramentas de inteligência artificial, poderá visualizar-se a densidade de equipamentos, trabalhadores e veículos através de mecanismos de deteção, a sua distribuição no terreno através de um heat map bem como a obtenção safety index para a perceção da boa utilização dos equipamentos de proteção individual dos trabalhadores .

“Através de plataformas seguras na cloud e um software colaborativo aproximamos os profissionais AEC às suas obras, possibilitando que identifiquem desafios e tomem decisões informadas ao longo do ciclo de vida do projeto”, assegura Tiago Sampaio Garrido.

15 Mil horas capturadas, 130 projetos em 2023.
Um crescimento de 60% de 2021 para 2022 e de 20% para 2023.

Ao longo de 10 anos de atividade, a Hyperlapse contou com mais de 100 parceiros de referência no setor imobiliário, arquitetura e de construção em Portugal, tendo monitorizado e contado a história de empreendimentos residenciais, complexos de logísticos, residências de estudantes, reabilitação, sedes e polos de escritórios, data centers, bem como retalho e vídeos corporativos.

Atualmente, a Hyperlapse está a acompanhar o mega projeto imobiliário da Fidelidade/Fosun que irá nascer nos terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa que vai erguer cerca de 42 mil metros quadrados para habitação, lojas, escritórios, duas áreas verdes, a futura sede da Fidelidade, bem como prédios de habitação com renda acessível a construir pela Câmara Municipal de Lisboa, junto à Avenida das Forças Armadas. O projeto EXEO Office no Parque das Nações, o NOVO BANCO CAMPUS no Lagoas Park, o START CAMPUS em Sines , a evolução dos trabalhos do Plano de Expansão do Metro - nomeadamente no prolongamento do eixo Rato/Cais do Sodré, que resultará na criação de uma linha Circular abrangendo as principais zonas centrais de Lisboa - o acompanhamento audiovisual dos edifícios Lumnia, Aura e Echo do EXEO Office Campus, novo ecossistema no coração do Parque das Nações, são também assegurados Hyperlapse.

Afonso Costa Pereira, Managing Partner e co-founder na Hyperlapse, assinala que “o desafio de contar uma história sobre da evolução dos edifícios e das cidades é um dos propósitos da Hyperlapse. Uma operação pode envolve dezenas de equipamentos no terreno e diversas captações. É a nossa missão documentar as múltiplas obras-primas que se erguem em Portugal e que abrigam gestores, decisores, talentos e pessoas.”

No seu portfolio constam processos prolongados de acompanhamento de obra, bem como vídeos das sedes da Zurich Portugal, NovoBanco, Cofidis, Grupo Auchan, IG&H, ALLO Alcântara, Nova SBE, residências de estudantes BigCity no Porto, o restaurante Jncquoi Asia na Av. da Liberdade e o MAAT.

Vídeos de construção, reality capture, timelapse de longa duração, imagens aéreas e live image são os serviços centrais da empresa, e a especificidade de requisitos do registo aéreo cumpre a legislação EASA (regulamentos europeus 2019/947 e 2019/945), investindo numa estrutura robusta em segurança, compliance e RGPD.

“A estrutura de UAS (drones) da empresa é desenhada para estar compliant com os regulamentos. A empresa é um operador de drone registado na ANAC e todos os pilotos estão munidos de certificados de competência emitidos pelas entidades legais de modo poderem operar legalmente, e cada para operação é pedida uma autorização à AAN (Autoridade Aeronáutica Nacional)” declara Tiago Sampaio Garrido, também UAS Accountable Manager.

Como clientes e parceiros, a HYPERLAPSE conta com empresas de referência do setor imobiliário e fundos de investimento como Alves Ribeiro, Aquila Capital, Arish Capital Partners, Avenue, CBRE, Ceetrus, Cushman & Wakefield, JLL, Rockbuilding, Bondstone, Roundhill Capital, Lantia, Casais, BedRock Capital Partners, Consulgal, Deloitte, DCS Engexpor, Norfin, Krest, Libertas, Tetris e Worx entre outros.Toda esta dinâmica e abordagem originou uma nova assinatura da HYPERLAPSE - Construction Vídeo & Reality Capture, conduzindo ainda à renovação do site, que conta como nova experiência e funcionalidades e uma área exclusiva para clientes para acesso remoto e live aos seus projetos em construção.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: