Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Startups Screening Tool: a nova ferramenta da LTPlabs quer ajudar investidores a encontrarem os negócios ideais

Startups Screening Tool: a nova ferramenta da LTPlabs quer ajudar investidores a encontrarem os negócios ideais
Share it:
Solução tecnológica de Inteligência Artificial (IA) Generativa ajuda a identificar startups promissoras


A LTPlabs, consultora portuguesa especializada em análise avançada de dados, desenvolveu uma ferramenta inovadora - a Startups Screening Tool - que tem como objetivo transformar o processo de deal sourcing no setor de capital de risco, através da identificação de startups promissoras. A nova ‘tool’ usa Inteligência Artificial Generativa para amplificar o conhecimento das potenciais startups e analisar a sua atratividade em função da tese de investimento das empresas de capital de risco.

A indústria de capital de risco está, na maior parte das vezes, dependente do forte julgamento humano e das relações pessoais, no processo de tomada de decisões. Contudo, com a crescente complexidade e volume de dados disponíveis, aliada ao reduzido rácio de conversão característico deste setor, surge a necessidade de uma abordagem mais estruturada e eficiente para identificar e avaliar potenciais investimentos. Dando resposta a este desafio, a LTPlabs disponibiliza agora, aos investidores, a Startups Screening Tool, uma ferramenta que, aproveitando a IA generativa e análise avançada de dados, pretende melhorar significativamente o processo de identificação de startups - e, consequentemente, oportunidades promissoras.

Esta ferramenta permite a extração e caracterização de startups a partir de múltiplas fontes de dados, tanto estruturados como não estruturados, como Pitchbook, Crunchbase, newsletters da indústria, sites de eventos e notícias. Uma vez caracterizadas com dados qualitativos e quantitativos, as startups são analisadas tendo em conta a correspondência com a tese de investimento da empresa de capital de risco em causa, e potencial atratividade com base em critérios previamente definidos, como o crescimento do número de colaboradores, capital levantado na última ronda, entre outros fatores. Esta abordagem permite amplificar os esforços da equipa de investimento num processo tão crítico como o de deal sourcing e direcionar as mesmas para as startups com maior potencial de sucesso.

Numa primeira análise da apresentação e testes desta nova ferramenta junto das equipas de investidores, a LTPlabs revela que a Startups Screening Tool “ permite triplicar o número de startups analisadas e avaliadas, tornando o processo mais eficiente e eficaz”.

Segundo Isabel Sousa Pereira, Senior Manager da LTPlabs, "a utilização de IA generativa é crucial pelo efeito de "augmentation" a dois níveis: conseguir identificar um maior número de startups para alimentar o funil assim como aumentar e estruturar o conhecimento sobre as mesmas.” “Isto permite às equipas de investimento libertarem-se de atividades time-consuming como analisar pesquisa de websites de eventos, website de startups, notícias, entre outros. Outro aspeto fundamental é a combinação de IA generativa com a vertente de analytics nomeadamente na análise de atratividade e potencial das startups identificadas”, finaliza.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: