Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dashlane revela as 20 plataformas que estão a impulsionar a adoção de passkeys

Dashlane revela as 20 plataformas que estão a impulsionar a adoção de passkeys
Share it:

 Dashlane revela as 20 plataformas que estão a impulsionar a adoção de passkeys

O primeiro “Passkey Report” representa um olhar inédito sobre as marcas e serviços que estão a liderar a adoção de métodos passwordless. Dados da Dashlane mostram que os utilizadores têm 70% mais probabilidades de efetuar login com êxito quando são convidados a utilizar passkeys.

O esquecimento ou a redefinição de passwords têm custado às empresas milhões de euros em tempo e receitas perdidas. Da mesma forma, as passwords fracas e comprometidas continuam a estar no centro da maioria das violações de dados, resultando em prejuízos financeiros e reputacionais. É por estas e outras razões que a utilização crescente de passkeys, em substituição das passwords, promete ser uma vantagem, tanto para as empresas como para os utilizadores, permitindo um login mais simples e proporcionando mais segurança.

A este propósito, a Dashlane - gestor de credenciais com escritórios em Nova Iorque, Paris e Lisboa - lança o seu primeiro “Passkey Report”, um olhar inédito sobre as marcas e serviços que estão a liderar a adoção de métodos passwordless. Este relatório explora o cenário atual das passkeys e o que está a impulsionar a sua utilização, com base na análise de centenas de milhares de autenticações com passkeys via Dashlane - desde que a empresa começou a oferecer este suporte, em setembro de 2022.

“Estamos entusiasmados por apresentar este primeiro relatório sobre passkeys como parte do nosso compromisso em promover a adoção desta mudança geracional na segurança online. Estamos ansiosos para ver o que o relatório do próximo ano revelará, à medida que mais serviços e empresas avançam em direção a um futuro sem passwords”, realça John Bennett, CEO da Dashlane.

As conclusões, apresentadas pelo CEO da tecnológica, são agora conhecidas.


1) As apps B2C estão a impulsionar a adoção de passkeys

Tal como acontece com muitas transformações tecnológicas, a adoção de passkeys está a ser largamente impulsionada pelos consumidores. Analisando o crescimento da autenticação com passkeys no segundo trimestre de 2024 (abril a junho) dos 20 principais domínios por volume, a Dashlane chegou à conclusão de que as apps "sticky" - as que são utilizadas com muito mais frequência, diariamente ou semanalmente, como as de e-commerce, finanças e redes sociais - estão entre as que apresentam um crescimento mais rápido na utilização de passkeys. Três das quatro aplicações com crescimento mais rápido são de e-commerce: Amazon, eBay e Target. Para além da adoção por parte dos consumidores, verifica-se também alguma movimentação em empresas com apps de segurança, como a Cisco Duo, que tem estado na vanguarda da autenticação e do suporte para passkeys.


2) Coinbase, Binance, Moneybird e Stripe lideram o grupo financeiro

Os serviços para gestão de criptomoedas, como Coinbase e Binance, são os principais players no grupo de apps financeiras e de pagamento em rápido crescimento. Estes são frequentemente visados por cibercriminosos que procuram acesso a carteiras com criptomoedas armazenadas, o que torna a adoção de passkeys ainda mais importante neste contexto. Stripe, que começou a oferecer suporte para passkeys em 2023, é outro domínio de rápido crescimento no relatório da Dashlane. A app, com que muitas empresas contam para processamento de pagamentos, está entre os 10 domínios mais populares e de crescimento mais rápido no que respeita à utilização de passkeys. O fornecedor de software de contabilidade Moneybird é outra app que “disparou” para se tornar no terceiro domínio com crescimento mais rápido em geral, entre os 20 principais domínios por volume de autenticação.


3) As plataformas em escala e os primeiros a adotar passkeys registaram a atividade mais significativa, mas os novos serviços estão a “apanhar o comboio”

Já são mais de 100 as plataformas que oferecem suporte para passkeys, entre marcas de grande visibilidade como Target, PlayStation e X (antigo Twitter). Analisando os dados de autenticação, desde que a Dashlane começou a oferecer este suporte em 2022, combinados com o ano em que o suporte foi introduzido pelos serviços, verifica-se que as plataformas em escala e os primeiros a adotar passkeys são os que estão a impulsionar e a manter uma grande fatia da sua utilização. Em geral, as autenticações com passkeys feitas através da Dashlane estão concentradas nas 20 aplicações mais populares, que representam a maioria (52%) destas autenticações. Embora os primeiros a adotar passkeys - como a Cisco Duo, a Google e outros fornecedores de serviços de software - estejam muito bem classificados no que respeita a popularidade, as empresas de diferentes setores estão a “apanhar o comboio”. Uma destas apps, a plataforma de jogos Roblox, representa o único exemplo da sua categoria (gaming) no top 20.

De relembrar que os utilizadores Google ou Apple têm menos probabilidades de experimentar a autenticação por passkeys através da Dashlane ou de outros gestores de credenciais, uma vez que ambos têm uma experiência de passkeys integrada com os seus próprios autenticadores. Para além disso, serviços como a Amazon são mais restritivos no que respeita à utilização de passkeys para autenticação.


4) As plataformas de e-commerce constituem a maior fatia no que respeita à utilização global de passkeys

Categorizando as 20 plataformas mais populares por setor, as de e-commerce - como Amazon e eBay - representam a maior percentagem de autenticações com passkeys (42%). De acordo com o “2023 Online Authentication Barometer” da FIDO Alliance, o consumidor médio norte-americano abandona uma compra e desiste de aceder a um serviço online 4,76 vezes por dia, por não se conseguir recordar da password. Para além de fornecerem mais segurança aos utilizadores, as passkeys também aceleram o processo de checkout e eliminam o risco de abandono de compras devido a credenciais esquecidas. Dados da Dashlane também destacam a vantagem das passkeys na experiência do utilizador. Quando os utilizadores da Dashlane são convidados a utilizar passkeys, têm 70% mais probabilidades de efetuar login com êxito, em comparação com as passwords.


5) A utilização global de passkeys está a disparar

Embora a utilização global de passkeys ainda esteja em fase inicial, em comparação com as passwords, o crescimento continua a acelerar. As autenticações com passkeys via Dashlane cresceram para 200 mil por mês, um aumento de mais de 400% desde o início do ano. No total, um em cada cinco utilizadores ativos da Dashlane tem agora pelo menos uma passkey armazenada no seu “cofre”.


Mais informações e metodologia do relatório em www.dashlane.com/blog/passkey-report


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: