A AWS acaba de anunciar a disponibilização dos novos modelos de linguagem natural (LLMs) da Meta, os Llama 3.1. O Llama 3.1, o maior alguma vez lançado pela gigante tecnológica Meta, está agora disponível no Amazon Bedrock e no Amazon SageMaker, e vai possibilitar aos seus utilizadores mais opções de desenvolvimento, implementação e expansão das suas aplicações de IA Generativa.
Os modelos Llama nas plataformas AWS oferecem aos programadores maior liberdade, pois são disponibilizados de forma simples e para utilização imediata, deixando de parte preocupações com questões de escalabilidade ou gestão da infraestrutura.
Quais os benefícios destes novos modelos?
Os novos modelos Llama 3.1 demonstram melhorias significativas em relação às versões anteriores, sobretudo graças ao aumento substancial de dados de treino e da sua capacidade de escalabilidade. O Llama 3.1 suporta um comprimento de contexto de 128K e um aumento de 120K tokens em relação ao Llama 3. Isto significa que o 3.1 tem 16 vezes a capacidade dos modelos Llama 3, e que apresenta um melhor raciocínio de diálogo multilíngue. O 3.1 disponibiliza oito idiomas, entre eles o português: inglês, alemão, francês, italiano, hindi, espanhol e tailandês.
- O Llama 3.1 405B, de acordo com a Meta, é um dos melhores e maiores modelos de fundação disponíveis publicamente. Adequa-se particularmente à geração de dados sintéticos e destilação de modelos, e é ótimo para melhorar os modelos Llama mais pequenos no pós-treino. A sua utilização prática inclui a criação de conteúdo textual longo, a tradução multilingue, o raciocínio avançado e a tomada de decisão.
- O Llama 3.1 70B é ideal para a criação de conteúdos, IA de conversação, compreensão de linguagem, I&D e aplicações empresariais. Destaca-se na classificação de texto, na análise de sentimentos e no raciocínio diferenciado, assim como na criação de código.
- O Llama 3.1 8B é mais adequado para uma potência computacional limitada, e para dispositivos móveis e periféricos.
Acerca da disponibilização do Llama 3, Matt Garman, CEO da AWS, afirma que a empresa tem uma relação de longa data com a Meta e que disponibilizar estes modelos avançados no Amazon Bedrock e no Amazon SageMaker “permite a clientes AWS, de todas as dimensões e em todas as indústrias, impulsionar a inovação em IA generativa através de uma utilização fácil e intuitiva dos modelos Llama”.
Para Mark Zuckerberg, Fundador e CEO da Meta: "O código aberto é a chave para que todos tenham acesso aos benefícios da IA. Temos trabalhado com a AWS para integrar todos os modelos Llama 3.1 no Amazon SageMaker JumpStart e no Amazon Bedrock, para que os programadores possam usar os vastos recursos da AWS para construir coisas incríveis, como sistemas de Inteligência Artificial capazes de lidar com tarefas muito complexas”.
Saiba mais no About Amazon blog e no AWS News blog
Post A Comment:
0 comments: