Os peritos da Kaspersky analisaram cerca de 25.000 pontos de Wi-Fi gratuitos em Paris, agora que iniciam os Paralímpicos de verão. A análise revelou que quase 25% destas redes tinham uma encriptação fraca ou inexistente, tornando os utilizadores vulneráveis ao roubo de dados pessoais e bancários. Apenas seis por cento das redes utilizam o mais recente protocolo de segurança WPA3.
Espera-se que os próximos Jogos Olímpicos de Paris, os primeiros Jogos de verão presenciais desde que as restrições da pandemia foram levantadas, atraiam milhares de turistas. Durante o evento, os investigadores da GReAT (Equipa Global de Investigação e Análise) da Kaspersky mapearam e avaliaram a segurança das redes Wi-Fi abertas que os visitantes poderão encontrar.
Os investigadores analisaram 47.891 registos de sinal em locais populares e instalações olímpicas* em Paris, identificando 24.766 pontos de acesso Wi-Fi únicos. Descobriram que um quarto (25%) destas redes apresentava graves deficiências de segurança, como encriptação fraca ou inexistente, o que as tornava vulneráveis a ataques de interceção, desencriptação ou cracking.
Além disso, quase uma em cada cinco (20%) estava configurada com WPS, um algoritmo desatualizado e facilmente comprometido, tornando-as altamente suscetíveis a ataques WPS que poderiam resultar em perda de dados. Apenas seis por cento das redes analisadas utilizavam o mais recente protocolo de segurança WPA3.
"Tal como os desportistas que treinam para o verão desportivo em França, os cibercriminosos também prepararam uma receção desagradável para os milhões de pessoas que se dirigem para os hotéis, zonas de adeptos e eventos de Paris, instalando pontos de acesso falsos ou comprometendo redes legítimas para intercetar e manipular as transferências de dados. As redes Wi-Fi abertas e mal configuradas são particularmente atrativas para os criminosos, uma vez que permitem o roubo de palavras-passe, detalhes de cartões de crédito e outros dados sensíveis dos utilizadores”, comenta Amin Hasbini, Diretor da unidade de investigação META no GReAT.
Uma Rede Privada Virtual (VPN), como a Kaspersky VPN Secure Connection, fornece uma camada extra de segurança para quem acede a redes Wi-Fi abertas. Uma VPN encripta a ligação à Internet, criando um túnel seguro entre o dispositivo e a Internet. Esta encriptação impede os cibercriminosos de intercetar dados, mesmo em redes não seguras. Ao mascarar o endereço IP e encriptar todos os dados transmitidos, uma VPN garante que as informações pessoais e financeiras permanecem protegidas durante a utilização de uma rede Wi-Fi pública.
Para saber mais sobre a segurança das redes Wi-Fi em Paris, visite o Kaspersky Daily.
Post A Comment:
0 comments: