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26% dos portugueses acreditam que a IA pode ser um melhor chefe

26% dos portugueses acreditam que a IA pode ser um melhor chefe
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A Inteligência Artificial está a tornar-se um novo membro da sociedade, de acordo com os resultados de um novo inquérito da Kaspersky - Excitement, Superstition and great Insecurity – How global Consumers engage with the Digital World. O estudo conclui que, atualmente, a inteligência artificial está a assumir novos papéis em domínios em que pode ser bem-sucedida e merecer a confiança dos humanos. Cerca de 26% dos utilizadores portugueses inquiridos acreditam que a IA pode ser um líder melhor do que os humanos devido à sua imparcialidade. A grande maioria (53%) está preparada para utilizar a IA na gestão da sua vida quotidiana, para a tornar mais eficiente, e 23% utilizaria as suas ferramentas para encontrar o parceiro certo numa aplicação de encontros.
Com base nas estatísticas da Similarweb, o ChatGPT obteve 153 milhões de visitas no primeiro mês após o seu lançamento, em novembro de 2022, e atingiu um pico de 2 mil milhões de visitas em abril de 2024. É, atualmente, um dos chatbots mais populares do mundo. Tendo em conta os rápidos avanços da IA, a Kaspersky realizou um estudo aprofundado para explorar os atuais níveis de confiança na mesma por parte dos utilizadores. O estudo examina as suas funções, desde posições de gestão no local de trabalho até à assistência em decisões importantes na vida.

De acordo com esta investigação, os inquiridos encaram a IA como um membro da sua equipa no trabalho e como um gestor - 26% dos portugueses inquiridos acreditam que a IA poderia ser um líder mais justo do que um ser humano.

A educação é outra área que pode sofrer alguma intervenção da IA. Mais de um terço de portugueses questionados (34%) prevê que, num futuro próximo, as crianças possam ser ensinadas através de experiências virtuais e metaversos.

O estudo também conclui que cerca de 56% dos portugueses inquiridos defendem que a IA já se tornou uma parte inevitável das suas vidas, com mais de 40% a ter uma perspetiva positiva sobre o seu potencial para trazer oportunidades interessantes e melhorar o futuro para todos. A maioria dos portugueses que participaram neste estudo admite que a Inteligência Artificial tem capacidades em áreas criativas - 67% acreditam que é um produtor credível de obras de arte.

A IA também pode ser considerada uma ferramenta preciosa na vida quotidiana. Mais de metade dos inquiridos (53%) gostaria de utilizar a IA para gerir a sua vida quotidiana de forma mais eficiente.

Entre as inúmeras conclusões retiradas, a Kaspersky conclui que quase um terço dos portugueses inquiridos (29%) estão dispostos a utilizar um chatbot com base em IA para conversar online, que 23% utilizá-lo-iam para os ajudar a encontrar o parceiro certo numa aplicação de encontros e que quase metade (48%) acredita que as relações humanas vão mudar devido ao impacto da IA, se as personagens virtuais começarem a substituir os parceiros da vida real.

"Estamos a assistir à crescente adoção da IA como uma ferramenta valiosa, que ajuda as pessoas em diversas áreas. Para além das aplicações tradicionais, como o processamento e a análise de dados, a IA está a ser incumbida de funções pessoais mais intrigantes, incluindo o romance, a educação e o trabalho”, destaca Vladislav Tushkanov, gestor do grupo de desenvolvimento de investigação da Kaspersky.

Destaca, também, que: “à medida que as tecnologias de IA continuam a evoluir, o seu potencial para impulsionar a inovação e melhorar as experiências humanas torna-se ainda maior. No entanto, este avanço também traz riscos inesperados e ameaças sofisticadas, que vão desde o excesso de confiança - confiar demasiado nos conselhos da IA - até ao phishing gerado pela IA, deepfakes e roubo de identidade. Estes são os desafios que temos de enfrentar a vários níveis.”

Para proteger os utilizadores contra ameaças baseadas em IA, a Kaspersky sugere:
  1. Instale uma solução de cibersegurança fiável que possa oferecer proteção contra o phishing melhorado por IA, detetando páginas maliciosas e impedindo a interação com elas. Essa solução ajudará a identificar e a bloquear mensagens de e-mail e websites fraudulentos destinados a roubar informações pessoais.
  2. Para combater os riscos colocados pelos deepfakes, é aconselhável evitar confiar imediatamente em pedidos de dados ou dinheiro, mesmo que pareçam vir de amigos, familiares ou colegas. Verificar a autenticidade do pedido através de métodos de comunicação alternativos é uma medida prudente.
  3. Opte por um verificador de privacidade online é essencial para ajustar as definições de privacidade, de modo a limitar a exposição ao roubo de identidade potenciado pela IA. Esta abordagem minimiza a quantidade de informações pessoais acessíveis online, tornando assim mais difícil a exploração de dados pessoais por parte dos agentes de ameaças.

O relatório completo da Kaspersky, intitulado de “Excitement, Superstition and great Insecurity - How global Consumers engage with the Digital World”, está disponível neste link.

Sobre o inquérito

Em junho de 2024, a Kaspersky solicitou à Arlington Research a realização de um inquérito online a 10.000 inquiridos com o objetivo de explorar a atitude dos inquiridos em relação às superstições digitais atuais, investigando também o papel da IA na vida humana e o tópico da imortalidade digital. A amostra incluiu 1000 inquiridos da Alemanha, França e Reino Unido e 500 da África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, Cazaquistão, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, México, Portugal, Rússia e Turquia.
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