Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

86% das empresas utilizam Inteligência Artificial para impulsionar a modernização do mainframe, revela estudo da Kyndryl

86% das empresas utilizam Inteligência Artificial para impulsionar a modernização do mainframe, revela estudo da Kyndryl
Share it:
A Kyndryl (NYSE: KD), o maior fornecedor de serviços de infraestrutura de TI do mundo, divulga hoje os resultados do segundo inquérito global anual sobre o Estado da Modernização do Mainframe. Realizado a 500 líderes empresariais e de TI, este estudo fornece insights sobre o papel atual e futuro do mainframe em TI híbrida, refletindo sobre a sua transformação e modernização.
De acordo com o inquérito, 2024 é o ano da adoção da IA (Inteligência Artificial) no mainframe. Como principal conclusão, o estudo indica que, embora os projetos de modernização estejam a proporcionar benefícios financeiros significativos, muitas empresas continuam a enfrentar escassez de competências, o que impede a transformação de sistemas de missão crítica.

À medida que os líderes empresariais enfrentam diversos desafios, entre os quais, económicos, tecnológicos e regulamentares, estes procuram, cada vez mais, transformar e obter novos valores do seu património de TI, incluindo o mainframe. O inquérito realizado revela que 86% dos inquiridos estão a adotar rapidamente a IA e a IA generativa para acelerar as suas iniciativas de modernização do mainframe. Um terço dos inquiridos indicou que a plataforma se tornou uma base para executar cargas de trabalho capacitadas por IA. Adicionalmente, quase metade destes revela pretender usar IA generativa para desbloquear e transformar dados críticos de mainframe em insights acionáveis.

“O mainframe continua a ocupar um papel central no mundo híbrido, estando a evoluir para servir novos casos de uso, com a IA e a segurança a influenciar cada vez mais os planos de modernização. A Kyndryl está na vanguarda desta tendência, oferecendo expertise crítica para ajudar os clientes a alcançar os seus objetivos.”, afirma Petra Goude, Global Practice Leader for Core Enterprise & zCloud da Kyndryl. “Ao trabalhar com parceiros na sua jornada de modernização do mainframe e IA, as empresas podem desbloquear novas oportunidades, melhorar a resiliência, mitigar desafios de competências e alcançar melhores resultados. Desta forma, o mainframe pode continuar a prosperar e a fornecer um forte valor empresarial em ambientes híbridos.”, acrescenta.

De acordo com os inquiridos, os projetos e padrões de modernização de TI estão a gerar resultados empresariais substanciais, incluindo um retorno sobre o investimento (ROI) de três dígitos num ano, entre os 114% e 225%, e poupanças coletivas de 11,9 mil milhões de dólares anuais. Quase todas as empresas estão a optar por uma estratégia de TI híbrida - uma combinação de modernização do mainframe, integração em cloud pública/privada e movimentação de aplicações e dados fora da plataforma. Além disso, 96% dos inquiridos estão a migrar algumas cargas de trabalho - em média 36% - para a cloud.

Como novidade, este ano, os inquiridos identificaram a observabilidade a nível empresarial como crítica para aproveitar, efetivamente, todos os dados no seu ambiente de TI híbrido. 92% dos inquiridos indicaram que um painel de controlo único é importante para monitorizar as suas operações, mas 85% afirmaram ter dificuldades em fazê-lo de forma adequada. A Kyndryl Bridge oferece uma plataforma de integração aberta, potenciada por IA, que pode resolver este desafio, ajudando as organizações a obter maior observabilidade, adaptação e eficiência em todos os seus ambientes tecnológicos.

O inquérito confirmou também que muitos inquiridos ainda estão a lidar com uma escassez de competências, especialmente em novas áreas, como a IA generativa, que pode facilitar a transformação do mainframe e ajudar a aliviar a lacuna de competências existente. Além disso, as competências em segurança aumentaram a procura devido ao aumento dos requisitos de conformidade regulamentar, com quase todos os inquiridos do estudo a apontarem a segurança como o principal fator que impulsiona as decisões de modernização. Face a esta pressão crescente, 77% das empresas estão a utilizar fornecedores externos para entregar projetos de modernização do mainframe.

Para saber mais sobre a transformação do mainframe, modernização de aplicações, desafios, riscos e benefícios relacionados, consulte o relatório, disponível na íntegra aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: