IAA Transportation 2024
Bosch apresenta soluções
eficientes para veículos comerciais mais sustentáveis
- Sistemas de direção individuais e completos garantem segurança e conforto em viagens curtas e longas.
- Serviços digitais melhoram a experiência de condução e protegem o condutor.
O transporte de mercadorias é um pilar da economia global, e os veículos comerciais desempenham um papel crucial nesse setor. Estes veículos estão a passar por uma mudança de paradigma semelhante à dos automóveis de passageiros, ou seja, a transformação de veículos definidos por hardware para veículos definidos por software. A Bosch está a responder a esta transformação com produtos de hardware e software, soluções personalizadas e serviços inteligentes. A empresa tecnológica apoia fabricantes de camiões, transitários e empresas de logística no seu caminho para o futuro. A Bosch vai apresentar algumas das suas inovações para o transporte de mercadorias do futuro na IAA Transportation 2024, no pavilhão 19/20, stand A51/B52.
Sistemas de propulsão eficientes, fiabilidade na estrada
Propulsão elétrica: a Bosch fabrica soluções de eletrificação
económicas e eficientes para veículos comerciais ligeiros e pesados. O eixo
elétrico da Bosch é fácil de integrar em veículos comerciais de até 7,5
toneladas. Uma das vantagens disto é que os operadores de frotas podem
continuar a disponibilizar rotas de entrega em áreas restritas, como por
exemplo zonas urbanas de baixas emissões. O motor elétrico e o inversor da
Bosch já são utilizados num veículo comercial pesado, totalmente elétrico a
bateria. Neste caso, uma tensão de funcionamento de 800 volts e os chips de
carboneto de silício permitem maiores autonomias e ciclos de carregamento mais
curtos para um transporte de mercadorias eficiente, mesmo em longas distâncias.
Pilha de combustível: Os veículos comerciais podem também ser operacionalizados de forma neutra em termos de emissões de carbono com um sistema de pilha de combustível. Esta tecnologia é particularmente adequada para viagens mais longas e cargas máximas, tornando-se um complemento sensato para camiões elétricos a bateria. A Bosch já tem um sistema de pilha de combustível de 200 quilowatts em produção em larga escala. A empresa está agora a trabalhar no Fuel Cell Power Module Compact 300, que será ainda mais compacto e, com uma potência aumentada para 300 quilowatts, também mais eficiente. Para além deste tipo de solução completa, a Bosch oferece também componentes individuais do sistema e submódulos, bem como componentes para sistemas de armazenamento de hidrogénio, permitindo assim fornecer a cada cliente a solução certa.
Motor a hidrogénio: Outra opção para o transporte de mercadorias amigo do ambiente é o motor a hidrogénio, que será inicialmente utilizado em veículos pesados. No início de 2024, a UE também reconheceu esta solução de propulsão como neutra em termos climáticos. Derivado de motores diesel e a gás natural estabelecidos, este conceito permite aos fabricantes de motores utilizar mais de 90% das tecnologias de desenvolvimento e produção existentes. A Bosch está a desenvolver os componentes principais do sistema de injeção para o motor a hidrogénio, incluindo um novo injetor de injeção direta que não requer lubrificação adicional e cujo lançamento está previsto para 2026. Os primeiros motores a hidrogénio equipados com injeção no coletor de admissão da Bosch estão previstos para lançamento em 2025.
Sistema de tanques de hidrogénio (H2): Os principais desafios no design de sistemas de tanques de H2 residem no armazenamento seguro do hidrogénio sob alta pressão e no controlo do fornecimento deste gás altamente inflamável. A ITK Engineering GmbH apoia e aconselha os fabricantes de veículos ao longo de todo o processo de desenvolvimento, desde o design até à implementação de um sistema de tanques de H2 seguro e certificado. No design dos sistemas, a ITK Engineering recorre também a gémeos digitais para simulações físicas, de forma a alcançar a máxima segurança e eficiência.
Soluções de
conectividade: Os operadores de
frotas e fabricantes de veículos podem melhorar ainda mais a eficiência dos
seus veículos com os serviços digitais da Bosch. A base técnica para isso é o Automotive
Connectivity Hub – uma solução que pode ser instalada em qualquer veículo,
independentemente do fabricante, proporcionando acesso aos dados operacionais e
de diagnóstico do veículo e permitindo assim uma ampla gama de serviços
baseados em dados. Com os serviços de eficiência, como o módulo Retrofit Efficiency,
a velocidade pode ser facilmente ajustada conforme necessário com base em
valores empíricos armazenados numa base de dados central, reduzindo assim o
consumo em até 4%. O Vehicle Health, por sua vez, regista tanto códigos
de erro padronizados como específicos do fabricante, bem como notificações no
veículo, e avalia-os na cloud. Problemas iminentes são reconhecidos
precocemente e apresentados de forma compreensível, sendo sugeridas respostas
imediatas, como serviços prioritários. Isto reduz significativamente o número
de avarias inesperadas, facilitando o planeamento para os operadores. Para
veículos elétricos, o Battery in the Cloud, por exemplo, oferece uma
melhoria na performance e na vida útil das baterias de alta tensão. Com a ajuda
de dados continuamente registados sobre o estado e o uso da bateria, pode
analisar as baterias de alta tensão, prever o seu envelhecimento e defeitos, e
otimizar o comportamento de carregamento rápido para maior durabilidade, o que
melhora a fiabilidade e a economia dos veículos elétricos. O Digital Fuel
Twin é ideal para operadores de frotas que desejam utilizar combustíveis
alternativos, como o HVO, para a sua frota existente. Esta função pode
verificar o uso desses combustíveis e, assim, a redução de CO2
alcançada – de forma totalmente automatizada e certificada para auditoria. Para
monitorizar o estado do veículo ou da frota em tempo real, o RideCare Insight
utiliza uma caixa de sensores inteligente para detetar possíveis danos na
carroçaria, fumar no interior do veículo e manobras de condução arriscadas em
veículos comerciais ligeiros.
A caminho do futuro
com sistemas de direção
Direção totalmente elétrica: O sistema de direção ServoE amplia o portefólio de produtos da Bosch para incluir um sistema de direção totalmente elétrico para camiões pesados. Este sistema de direção eletromecânico permite uma montagem simples e sem óleo, enquanto a função de power-on-demand garante uma condução ecológica. A função e a sensação da condução podem ser ajustadas às necessidades do cliente.
Servotwin: O sistema de direção eletro hidráulico Servotwin para veículos comerciais pesados combina um sistema de direção hidráulico Servocom com unidades de servo elétricas escaláveis e uma arquitetura de software inteligente. Isso suporta assistência à direção de nível SAE 2 e funções de assistência ao condutor, bem como funções de condução automatizada até e incluindo o nível SAE 4.
Sistema de direção do eixo traseiro: O sistema de direção eletro hidráulico para eixos traseiros é um sistema autónomo com power-on-demand. Permite a direção de três ou mais eixos de camiões pesados, seja dianteiros ou traseiros. A direção dos eixos adicionais, se necessário, reduz o raio de curva e o desgaste dos pneus. Graças ao seu design compacto, esta tecnologia da Bosch pode ser adaptada a todos os tipos de sistemas de propulsão. A arquitetura de software inteligente apoia uma condução segura e ecológica e protege o sistema de direção de ataques externos.
Eixo de direção: O eixo de direção modular e otimizado em termos de peso é a ligação entre o mecanismo de direção e a coluna de direção, sendo utilizado em veículos comerciais de médio e pesado porte e em autocarros. Em veículos equipados com um eixo de direção Bosch, os movimentos relativos entre a cabine e o chassi que ocorrem durante a condução não afetam o comportamento da direção. O seu design destaca-se pela construção compacta e baixa fricção.
EPSapa highload: A versão de alta carga do sistema de direção
elétrica estabelecido com unidade servo de eixo paralelo (EPSapa) não tem
dificuldades em conduzir sobre asfalto, cascalho ou terrenos acidentados. Esta
nova variante não só expande o portefólio de direção elétrica da Bosch, mas
também preenche uma lacuna: graças ao aumento da força do pinhão de direção e à
robustez excecional, este sistema de direção é – ao contrário das variantes
anteriores – idealmente adequado para SUVs pesados, furgões e camiões de caixa
aberta para todo-o-terreno. Isto torna o EPSapa highload ideal para o mercado
norte-americano.
Segurança rodoviária
inteligente: o veículo como plataforma de mobilidade
Arquiteturas E/E: Com serviços de consultoria e engenharia personalizados, a Bosch Engineering apoia os fabricantes na transição de veículos definidos por hardware para veículos definidos por software. O foco aqui está na definição de uma nova arquitetura elétrica e eletrónica para reduzir a complexidade do processo e diminuir os custos de integração.
Solução de diagnóstico baseada na cloud: Fabricantes de automóveis e seus fornecedores têm uma tarefa comum: fornecer aos centros de serviço autorizados soluções de manutenção para que possam realizar reparações e manutenções, garantindo a disponibilidade dos veículos e a satisfação dos clientes. Isto é particularmente importante para novas tecnologias, como as pilhas de combustível, para as quais a experiência prática só pode ser acumulada gradualmente. A ETAS possui uma solução que considera a capacidade de diagnóstico e reparação durante o desenvolvimento, o que significa que está disponível antes do início da produção. Esta solução permite aos fabricantes reduzir significativamente o tempo de colocação no mercado para conceitos de diagnóstico e reparação, garantindo que a solução esteja sempre atualizada com uma plataforma disponível na cloud. Este conceito também pode ser aplicado a todos os outros componentes complexos dos veículos modernos. A versão móvel permite diagnósticos diretamente no veículo, seja na oficina ou na estrada.
Serviços de mapas conectados: Com a ajuda de uma enorme quantidade de dados provenientes de veículos conectados e dados de infraestruturas, os serviços de mapas da Bosch fornecem informações precisas e atualizadas sobre o ambiente de condução. A função beneficia da soma das informações de todos os veículos conectados, a partir das quais podem ser derivados atributos como velocidades de condução ótimas, geometrias exatas das faixas, marcos de localização e condições atuais das estradas. Com base nestas informações em tempo real, o comportamento de condução pode ser planeado de forma preditiva e segura, e ajustado se necessário. Desta forma, os serviços de mapas conectados não só melhoram as funções existentes de assistência ao condutor e aumentam a sua disponibilidade, como também criam novas possibilidades para o desenvolvimento e melhoria de veículos e serviços de mobilidade, tornando a mobilidade do futuro mais segura e conveniente.
Plataforma de software para especialistas em logística: A plataforma de serviços digitais da Bosch para logística (L.OS) aborda muitos dos desafios enfrentados pela indústria de transporte e logística. No coração do ecossistema de software para transitários e transportadores está um marketplace que oferece acesso centralizado a várias soluções digitais de diferentes fornecedores para todos os aspetos do negócio logístico. Mas a plataforma é muito mais do que apenas um Marketplace, uma vez que permite a integração perfeita de serviços e dados que antes estavam separados. Por exemplo, fornecedores de software como a Webfleet, o maior sistema de gestão de frotas da Europa, estão a trabalhar com a Bosch L.OS para oferecer aos gestores de frotas serviços com valor acrescentado dentro da sua solução de gestão de frotas. Isto permite que os utilizadores ativem novas funções de criação de valor sem terem de realizar os seus próprios projetos de TI dispendiosos e demorados. A Bosch está a trabalhar nisso com a Amazon Web Services. O primeiro caso de uso envolveu a integração da Bosch Secure Truck Parking, a principal plataforma de reservas de estacionamento seguro para camiões na Europa, no sistema de gestão de frotas Webfleet via Bosch L.OS. Isto permite que os clientes da Webfleet encontrem e reservem facilmente espaços de estacionamento para camiões para as suas frotas, sem ter de sair da aplicação. Também ajuda as empresas a aumentar a segurança dos condutores, veículos e mercadorias e a planear melhor o tempo estimado de chegada. Reduzir o tempo gasto à procura de um lugar de estacionamento também diminui os custos de combustível e as emissões de CO2, e ajuda a garantir que os horários de condução não sejam excedidos.
Conectividade e comunicação seguras: Um requisito fundamental para inúmeros serviços inteligentes que tornam a condução mais segura e eficiente é a capacidade dos veículos de trocar dados com objetos na sua proximidade imediata e com a infraestrutura de tráfego. A base para isso é a Unidade de Controlo de Conectividade da Bosch para veículos comerciais (CCU), que utiliza interfaces sem fios para conectar o veículo do condutor com a cloud, a infraestrutura e outros veículos. O Gateway Central liga os domínios do veículo, funciona como um router para comunicações internas no veículo e comunica com o exterior através da CCU. Atua como um distribuidor seguro de dados para a comunicação dentro dos sistemas de veículos comerciais e também é o ponto de entrada para todos os dados que entram no veículo. O Gateway Central suporta vários sistemas de bus, como Ethernet e CAN.
Powernet Guardian: O Bosch Powernet Guardian é um conceito holístico para o sistema elétrico dos veículos. Garante que as funções relacionadas com a segurança nos veículos comerciais sejam sempre alimentadas com energia. Se ocorrer uma falha, o Powernet Guardian assume a função de um disjuntor eletrónico, desligando o sistema elétrico relevante para a segurança dos outros consumidores. Isto protege-os de subvoltagem ou sobretensão e, consequentemente, pode prevenir avarias ou perda de funcionalidade. Ao digitalizar o fornecimento de energia, o Powernet Guardian permite funções inteligentes de distribuição de energia, tornando possível o ajuste da carga de acordo com a procura e a capacidade do sistema elétrico do veículo.
Acesso conveniente ao veículo: O Fleet Management Xtended Access é um sistema digital de acesso ao veículo que permite ao condutor aceder ao veículo através de uma chave digital num smartphone e – dependendo da variante – também ligar o motor. Os fabricantes podem integrar os componentes do sistema diretamente nos seus veículos comerciais conforme necessário, e têm a opção de equipar a sua frota de veículos com o Kit Fleet Management Xtended Access. Esta combinação flexível de tecnologias de banda ultralarga, Bluetooth Low Energy e comunicação de proximidade permite que os fabricantes ofereçam um acesso seguro e fácil aos veículos, além de possibilitar a introdução escalável de um sistema de acesso digital ao veículo, substituindo os sistemas existentes.
Tecnologias de cockpit para camiões: As soluções de tecnologia de cockpit da Bosch incluem uma plataforma para integrar aplicações de instrumentação e infotainment, bem como um sistema de substituição de espelhos convencionais por espelhos digitais, desenvolvido em parceria com a Mekra Lang. O Sistema de Monitorização do Condutor para veículos comerciais deteta sinais de fadiga e distração do condutor numa fase inicial e emite um aviso. Para além destas funções relacionadas com a segurança, a plataforma da Bosch suporta várias funções de conveniência.
Infotainment em autocarros: A série Bosch Coach Infotainment
disponibiliza a próxima geração de infotainment para uso profissional em
autocarros. Componentes perfeitamente coordenados proporcionam uma nova
experiência tanto para os condutores como para o compartimento dos passageiros.
Ver filmes, navegar na internet, assistir a TV, ouvir música e ouvir anúncios
claramente – tudo isto é possível com os sistemas de infotainment da Bosch para
autocarros. A tecnologia Ethernet AVB garante uma sincronização ideal entre os
sinais de imagem e áudio, assegurando a reprodução fluida de conteúdos
multimédia em HD com uma latência muito baixa.
De olhos postos no
ambiente
Olhos inteligentes: A terceira geração da câmara multifuncional é
adaptada aos requisitos dos camiões pesados. Com a sua abordagem única de
múltiplos caminhos, a câmara combina algoritmos de processamento de imagem
convencionais com métodos impulsionados por IA, desempenhando um papel
fundamental nos sistemas de assistência ao condutor de alto desempenho. Ela deteta
e processa objetos e estruturas de forma fiável e utiliza um sistema inovador e
de alto desempenho num chip para o processamento de imagens. A câmara é
projetada para sistemas de assistência ao condutor relacionados com a segurança
e funções de conveniência, como o sistema de apoio à manutenção de faixa, e
também suporta funções baseadas em objetos, como a travagem automática de
emergência. Além disso, permite a implementação de outras funções, como o
reconhecimento de sinais de trânsito. Isto significa que o sistema suporta os
requisitos legais do Regulamento Geral de Segurança da UE sobre assistência
inteligente à velocidade, para detetar limites de velocidade e avisar quando
são excedidos
Deteção precisa de
objetos: A quinta geração do
radar frontal e lateral assegura uma maior segurança no segmento de camiões
pesados, graças à deteção fiável e precisa de objetos nas áreas frontal e
lateral do veículo. Graças ao grande alcance de deteção dos sensores, à alta
resolução angular e à sua ampla abertura, conseguem detetar rapidamente, com
precisão e segurança, situações de condução complexas. Utilizam uma modulação
inovadora de sequência de chirp para melhorar a deteção do ambiente,
produzindo reflexos mais detalhados. Como resultado, tanto as soluções de radar
frontal como lateral são extremamente precisas na deteção e distinção entre
objetos e pessoas, bem como na determinação da sua posição, velocidade relativa
e direção de movimento – mesmo quando a visibilidade é reduzida. Isto significa
que os sensores de radar Bosch em camiões pesados podem garantir uma maior
segurança para o condutor e outros utilizadores da estrada, suportando funções
como a travagem automática de emergência e ajudando a cumprir os requisitos
legais.
Post A Comment:
0 comments: