Estudo MARCO: 3º Relatório Global de Consumo 2024
Dia Nacional da Sustentabilidade: 25 de setembro
●
90% dos consumidores portugueses acreditam que
muitas empresas afirmam ser sustentáveis apenas para fins promocionais contra
uma média global de 81%.
●
Tendência global revela que consumidores
esperam maior transparência e responsabilidade por parte das marcas.
●
44% dos portugueses assume que consideraria
deixar de andar de avião por questões de consciência ambiental, um valor que
contrasta com a média global de 53%.
Na semana em que se celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade, a 25 de setembro, o 3º Relatório Global de Consumo MARCO 2024, promovido pela MARCO em parceria com a Cint, empresa pioneira de pesquisa tecnológica, revela que 90% dos consumidores portugueses acreditam que muitas empresas afirmam ser sustentáveis apenas para fins promocionais. Este sentimento é particularmente relevante nos países ocidentais, onde existe uma tendência para exigir maior transparência e responsabilidade por parte das marcas.
Este estudo é baseado num inquérito efetuado a
uma amostra total de 7.300 pessoas, de 11 países (Brasil, França, Alemanha,
Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA),
entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Esta nova vaga do relatório aborda a
sustentabilidade, que se tornou num fator decisivo do comportamento dos
consumidores e lealdade às marcas nos últimos anos.
Preocupação Global com Branqueamento Ecológico
O relatório revela que uma grande maioria dos
consumidores a nível global (81%) suspeita que as empresas estão a utilizar as
suas credenciais de sustentabilidade como instrumentos de marketing, em vez de
demonstrarem um compromisso genuíno com a responsabilidade ambiental e social.
Portugal é o país onde este valor é o mais elevado, representando 90% dos
inquiridos, seguido pela África do Sul com 86% e o México com 85%, o que
evidencia uma forte preocupação com o “branqueamento ecológico”.
Considera que as empresas usam a sustentabilidade dos seus serviços e
produtos
apenas para fins promocionais?
“Estas conclusões sublinham a importância da
transparência e da responsabilidade nas iniciativas de sustentabilidade das
empresas. À medida que os consumidores se tornam mais exigentes e esperam
provas de um compromisso genuíno, as empresas devem navegar cuidadosamente
neste novo cenário. Uma comunicação eficaz e ações tangíveis são mais cruciais
do que nunca para criar e manter a confiança dos consumidores”, refere Diana
Castilho, Head of Portugal da MARCO.
"O crescente ceticismo dos consumidores
em relação às credenciais de sustentabilidade das empresas é um sinal de alerta
para as empresas de todo o mundo. Já não é suficiente promover simplesmente a
sustentabilidade. As empresas devem demonstrar um impacto real e mensurável. A
transparência, a responsabilidade e um compromisso real com a sustentabilidade
são fundamentais para recuperar a confiança dos consumidores. As empresas que
não satisfaçam estas expectativas arriscam-se não só a perder a credibilidade e
a lealdade dos clientes, mas também a incorrer em sanções devido à futura
regulamentação da UE", afirma a Head
of Sustainability Communications da MARCO, Emmanuelle Jacquety.
Metodologia
O inquérito
Global de Consumo MARCO 2024 tem como objetivo explorar e analisar as atitudes
e o nível de consciencialização dos consumidores relativamente à IA em 11
mercados-chave. A pesquisa decorreu de dezembro de 2023 a janeiro de 2024,
fornecendo um retrato abrangente das visões contemporâneas sobre tópicos
globais.
A pesquisa
online envolveu uma amostra diversificada de mais de 7.300 participantes,
representando países com paisagens culturais, económicas e tecnológicas
distintas. Os mercados incluídos foram o Brasil, a França, a Alemanha, a
Itália, o México, Marrocos, Portugal, a África do Sul, a Espanha, o Reino Unido
e os EUA. Esta seleção diversificada quis captar uma compreensão holística do
comportamento global do consumidor.
Foi concebido
um questionário para abranger vários aspectos para perceber tendências de
consumo nas mais diversas áreas, desde meios de comunicação social, marcas,
aplicações de IA, sustentabilidade e ainda cultura de trabalho.
Post A Comment:
0 comments: