O impacto dos concertos de Taylor Swift
Portugal registou um aumento significativo na venda de câmaras fotográficas digitais e instantâneas nas semanas que antecederam os aguardados concertos de Taylor Swift, com um pico de vendas observado também na própria semana dos espetáculos. A GfK analisou os efeitos da passagem da digressão de The Eras Tour em cinco países e o impacto local da mesma nos dados e vendas.
Esta tendência deve-se, em parte, à intensa cobertura mediática e digital em torno do fenómeno mundial da cultura, Taylor Swift, como ao entusiasmo gerado pelos eventos associados à artista. Na Península Ibérica, o aumento da procura por câmaras fotográficas foi particularmente notório, tendo-se registado uma quebra no período imediatamente a seguir aos concertos.
Este padrão também foi evidente noutras cidades europeias, nomeadamente França que recebeu quatro concertos de Taylor Swift.
A análise estendeu-se ainda à Austrália e ao Reino Unido, onde se verificou um crescimento nas receitas das vendas de câmaras digitais nesses países, na semana antes da chegada da digressão The Eras Tour.
Ainda que a digressão de Taylor Swift seja um fator significativo, a GfK sublinha que este não pode ser isolado e afirmado como a única razão que justifica as alterações na procura por câmaras fotográficas. A proximidade do Campeonato da Europa no mês de julho, uma possível época de casamentos nalguns países e as promoções realizadas por marcas retalhistas durante este período podem também ter contribuído para este aumento.
A análise detalhada de fenómenos culturais e eventos populares é crucial para entender os padrões de consumo. A correlação entre os concertos de Taylor Swift e o aumento das vendas de câmaras fotográficas exemplifica como diferentes elementos podem influenciar o mercado de bens tecnológicos.
Post A Comment:
0 comments: