- Segundo o estudo "O Impacto Acumulado no Futebol Feminino" os adeptos do futebol feminino têm maior poder de compra e gastam mais 71% em merchandising desportivo e mais 41% em entretenimento;
- O futebol feminino cresceu significativamente nos últimos 5 anos, com mais de 50% dos novos adeptos a surgir nos últimos 3 anos.
- Sete em cada dez adeptos (70%) acreditam que as marcas desempenham um papel crucial no crescimento da visibilidade do futebol feminino.
O estudo prevê que o valor comercial do
futebol feminino possa vir a aumentar seis vezes na próxima década.
O futebol feminino tem tido um impacto
económico global significativo e que vai para além dos patrocínios. Dados do
Mundial de Futebol Feminino da FIFA 2023, indicam que o torneio contribuiu com
quase 1,9 mil milhões de dólares para o PIB global, criou mais de 38.000 novos empregos
e adicionou cerca de 932
milhões de dólares aos rendimentos das famílias. Com a cada vez
maior influência económica do futebol feminino ano após ano, o UEFA Women's
EURO 2025 promete ser um momento marcante para o desporto.
Entre os fatores que mais podem fazer
crescer o futebol feminino, o estudo destaca: os patrocínios – que, com
as marcas a reconhecerem o poder da modalidade, cresceram a um ritmo acelerado
e os direitos de transmissão – que, com novos contratos e investidores têm
um impacto cada vez maior neste desporto. Este aumento do investimento possibilitou
o crescimento do jogo a todos os níveis, tendo inclusivamente possibilitado
melhores condições à profissionalização das jogadoras.
Mais jogos, que decorrem em estádios de
maiores dimensões, têm resultado em transmissões de maior qualidade e em experiências
mais envolventes para os adeptos.
O futebol feminino tem características
únicas e um carisma próprio: os adeptos sentem uma experiência mais inclusiva,
e a personalidade de cada uma das jogadoras tem um papel fundamental neste
sucesso.
O estudo da Visa inclui resultados de um
inquérito, realizado junto de 7.000 adeptos em sete países, que revelam
dados interessantes sobre os adeptos da modalidade.
Mais de metade dos adeptos de futebol
feminino (53%) desenvolveram o seu interesse por este desporto nos últimos três
anos. Entre os jovens dos 18 aos 24
anos, esta percentagem sobe para 62%. E a expectativa de quase metade (44%) dos
adeptos é de se envolver significativamente mais com o futebol feminino nos
próximos três anos.
Sete em cada dez (70%) adeptos acreditam que
as marcas têm a capacidade de aumentar a visibilidade deste desporto, e dois
terços (67%) consideram, mesmo, que as marcas são essenciais para o crescimento
da modalidade.
Quando comparados com a população geral do
Reino Unido, os adeptos do futebol feminino apresentam maior poder de compra – gastam
mais 71% em merchandising desportivo e mais 41% mais em entretenimento.
As conclusões deste estudo surgem numa
altura em que os dados confirmam o crescimento sem precedentes do futebol
feminino: a média de assistência nos jogos da principal liga de futebol
feminino em Inglaterra triplicou nas últimas três temporadas; e, em 2024, o
número de pesquisas na internet por ‘UEFA Women’s Champions League’ já é o mais
alto dos últimos cinco anos.
João Seabra, Diretor de
Marketing da Visa em Espanha e Portugal, afirmou: "Acreditamos que estamos num
momento crucial, que pode levar o futebol feminino ao próximo nível. Ajudámos a
preparar o terreno para um grande crescimento da modalidade, e estamos
comprometidos em desenvolver ainda mais este desporto. Os dados que recolhemos mostram
o enorme potencial que o futebol feminino tem, e vai continuar a bater recordes
e a conquistar os corações dos adeptos globalmente."
Karen Carney OBE OLY, comentadora e
ex-internacional por Inglaterra,
disse: "O catalisador são sempre as competições internacionais,
especialmente quando têm bons horários de transmissão. Prevê-se que o UEFA Women's EURO 2025 seja o maior torneio de
sempre, e não podemos perder esta oportunidade de garantir que tanto as
jogadoras como os adeptos recebem a atenção e o reconhecimento que
merecem."
A Visa tornou-se o primeiro patrocinador mundial
do futebol feminino da UEFA em 2018, e investe no crescimento do futebol
feminino há mais de 15 anos. Através dos programas Team Visa e The
Second Half, a Visa oferece às
atletas as ferramentas, recursos e apoio necessários para crescerem, dentro e
fora do campo, acreditando que a profissionalização das jogadoras é uma
condição fundamental para o crescimento da modalidade.
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