Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Velocidade da ligação contratada versus qualidade da rede: como tirar o máximo partido da ligação à net?

Velocidade da ligação contratada versus qualidade da rede: como tirar o máximo partido da ligação à net?
Share it:
Atualmente, a grande maioria dos lares dispõe de um serviço de ligação à Internet, que pode ser fornecido por diferentes meios, sendo a fibra ótica o mais comum e difundido. Quando subscreve um plano de Internet, o fornecedor de rede oferece-lhe uma velocidade específica de carregamento e descarregamento, medida em megabits por segundo (Mbps).
Bruno Henriques, Enterprise Account Manager da TP-Link Portugal

As operadoras de telecomunicações oferecem contratos com velocidades muito elevadas, que chegam até aos 10Gbps, prometendo uma ligação potente para a qual não será problema realizar ações como descarregar grandes ficheiros, ver vídeos em streaming em 4K ou fazer videochamadas. No entanto, a velocidade de Internet contratada não é, muitas vezes, representativa da qualidade da ligação, que se mede pela eficiência e estabilidade da rede. Isto deve-se a vários fatores em que o equipamento utilizado desempenha um papel fundamental.

Por exemplo, mesmo que um utilizador tenha contratado a velocidade máxima oferecida pelo seu ISP, se o router instalado não tiver a tecnologia mais recente ou for de má qualidade, a ligação será significativamente afetada.

Por outro lado, existe a cobertura da rede. A maioria das pessoas opta por utilizar uma ligação sem fios devido à sua comodidade, embora o Wi-Fi tenha certas características associadas que podem afetar a qualidade da ligação, como a interferência de outros aparelhos eletrónicos em casa, como micro-ondas ou telefones sem fios. Além disso, o sinal Wi-Fi pode ser enfraquecido ao penetrar nas paredes ou no teto. Isto afeta a qualidade da ligação, fazendo com que os utilizadores não possam tirar o máximo partido da velocidade contratada.

Os fornecedores de serviços Internet (ISP) devem ter em conta estas situações quando fazem novas instalações de rede em casa, para que os utilizadores possam tirar o máximo partido da velocidade de Internet contratada e obter a melhor qualidade de ligação. Atualmente, duas tecnologias surgem como as melhores alternativas para proporcionar uma infraestrutura de rede estável.

FTTR (Fiber To The Room)

Ao contrário da fibra tradicional, também conhecida como FTTH (Fiber to the Home), que leva a fibra ótica do ISP até à casa através do router, a FTTR (Fiber To The Room) permite o acesso à rede em cada divisão através de um cabo muito fino e transparente que se liga a repetidores.

A sua principal vantagem é o facto de eliminar as limitações das redes sem fios e de não necessitar de obras para a sua instalação devido ao formato do próprio cabo de rede. Permite velocidades de ligação até 1Gbps, reduz a latência e evita possíveis congestionamentos da rede sem fios.

No entanto, esta tecnologia tem algumas limitações em termos de disponibilidade, uma vez que ainda não está disponível massivamente.

Tecnologia Wi-Fi Mesh

Por isso, a melhor solução que as empresas de telecomunicações podem oferecer para que os utilizadores possam usufruir de toda a velocidade contratada, sem problemas de cobertura ou estabilidade, é o Wi-Fi Mesh. Com este sistema, vários equipamentos ou nós de rede interconectam-se entre si para formar uma única rede com grande cobertura e sem interrupções em toda a casa.

Ao contrário dos extensores tradicionais, que se limitam a amplificar o sinal, os pontos de acesso Wi-Fi Mesh utilizam a comunicação entre nós para criar uma rede potente e segura, capaz de cobrir grandes áreas com uma ligação estável. Isto deve-se ao facto de dispositivos como telemóveis ou computadores portáteis se ligarem automaticamente ao nó com o sinal mais forte.

A Aginet tem a solução Wi-Fi Mesh mais avançada do mercado, utilizando as tecnologias EasyMesh e Wi-Fi 7, revolucionando a forma como as casas se ligam à Internet ao proporcionar uma verdadeira cobertura sem descontinuidades com um desempenho extraordinário em todos os cantos da casa. A Aginet oferece às empresas de telecomunicações uma plataforma abrangente, desde o equipamento de rede até às ferramentas de gestão de rede.

O vasto portefólio de equipamentos Wi-Fi Mesh da Aginet inclui o sistema HX220, que inclui o Wi-Fi 6 AX1800, que atinge velocidades de rede até 1200Mbps na banda de 5GHz e 574Mbps na banda de 2,4GHz. Além disso, suporta MU-MIMO, protocolo OFDMA e possui funcionalidades de valor acrescentado como o Controlo Parental, VPN, LAN QoS e Ookla Speedtest.

O avançado equipamento de rede TP-link Aginet permite aos operadores proporcionar aos seus utilizadores uma excelente qualidade de ligação, tirando o máximo partido da velocidade contratada, ideal para desfrutar de jogos online ou assistir a séries e filmes 4K em streaming.a banda de 5GHz e 574Mbps na banda de 2,4GHz. Também suporta MU-MIMO, OFDMA e tem funcionalidades de valor acrescentado como o Controlo Parental, VPN, LAN QoS e Ookla Speedtest.
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: